PFS em estudo sobre intensidade de exercícios de treino

Portugal Football School

Investigador da Portugal Football School em novo artigo científico publicado esta semana.

"Effects on different recovery times on internal and external load during small-sided games in soccer" é o título do mais recente artigo elaborado por investigadores ligados à Portugal Football School. Bruno Travassos, fisiologista da Seleção Nacional de futsal, é um dos signatários do texto, publicado na passada terça-feira pela revista científica "Sports Health".

O próprio Bruno Travassos explica que para este trabalho "foi avaliado o efeito da utilização de distintos tempos de recuperação, para o mesmo tempo de exercício, na intensidade do exercício e efeitos fisiológicos do mesmo sobre os jogadores".

"De um modo geral, os resultados revelaram que a utilização de exercícios com recurso ao método fracionado permitiram manter níveis superiores de intensidade durante os exercícios, considerando a duração total dos mesmos. De forma interessante, verificou-se que a utilização de tempos de recuperação curtos foram suficientes para manter elevada a intensidade dos exercícios mantendo o seu impacto fisiológico, ao invés do verificado no exercício contínuo. Em termos práticos, este artigo indica que tempos de recuperação curtos (cerca de 30 segundos) permitem manter elevada a intensidade dos exercícios ao longo do tempo total do mesmo. Por sua vez, a utilização de tempos de recuperação entre 1 e 2 minutos permitem uma melhor gestão dos impactos fisiológicos dos exercícios e da carga de treino. A utilização de tempos de recuperação curtos ou longos deverá ser dependente dos objetivos para o exercício nos diferentes domínios, tendo por base o dia do microciclo em que são utilizados", acrescenta o investigador da Universidade da Beira Interior, também afiliado na Portugal Football School.

O artigo, de acesso condicionado, pode ser obtido a partir deste link.


;
;
27 de Fevereiro 2021
Foto

FPF/Francisco Paraíso

Notícias