Futebol de praia: comparação de performances na areia e em superfície firme

Portugal Football School

Portugal Football School participa em estudo internacional.

João Brito, fisiologista da FPF e investigador afiliado na Portugal Football School, é um dos autores do estudo "Fitness and Performance Testing of Male and Female Beach Soccer Players - A Preliminary Investigation", publicado esta terça-feira (23 de fevereiro) na revista científica "Frontiers in Sports and Active Living".

Este trabalho, assinado por investigadores de várias nacionalidades, tem a particularidade de ter comparado a performance física de atletas de futebol da praia na areia e em superfícies mais rígidas.

João Brito explica que "este foi um estudo preliminar realizado com atletas de futebol de praia, resultante de uma colaboração entre centros de investigação de vários países". O estudo foi realizado em João Pessoa, no Brasil, e "procurou lançar dados que permitam conhecer melhor as características específicas dos jogadores de futebol de praia”.

A investigadora brasileira Clarice Martins, investigadora da Universidade Federal da Paraíba e coautora do estudo, também destaca a cooperação internacional: "Fruto do esforço e colaboração de diferentes pesquisadores internacionais, este estudo agrega novos conhecimentos à área e reforça a necessidade do trabalho cooperativo no desenvolvimento e profissionalização do futebol de praia brasileiro.”

O estudo, de acesso livre, pode ser consultado AQUI


;
;
24 de Fevereiro 2021
Foto

FPF

Notícias