Sono dos sub-16 em estudo científico

Portugal Football School

Quatro investigadores da Portugal Football School assinam artigo publicado na passada sexta-feira.

Pedro Figueiredo, Júlio Costa, João Morais e João Brito - todos afiliados na Portugal Football School - são quatro dos cinco autores de um estudo sobre a atividade cardíaca de jovens atletas durante o sono publicado na última sexta-feira (20 de fevereiro). Michele Lastella, da Universidade de Queensland, Austrália, é o outro signatário.

O artigo, intitulado "Sleep Indices and Cardiac Autonomic Activity Responses during an International Tournament in a Youth National Soccer Team", teve como base um estudo que decorreu aquando da participação da Seleção Nacional de sub-16 no Torneio das Quatro Nações, na Turquia, em novembro de 2019.

João Morais, um dos autores do estudo e médico dessa comitiva, sublinha com agrado "o excelente nível de colaboração que se está a atingir entre clínicos, fisiologistas e treinadores", condição "fundamental" para se levarem a cabo pesquisas científicas desta natureza.

O clínico da FPF nota que o crescimento desta área de estudo tem sido notório "nos útlimos cinco/seis anos" e deixa o alerta em face dos resultados observados neste trabalho: "De um modo geral os jogadores ainda estão pouco sensibilizados para a importância do repouso no processo de recuperação dos esforços a que são sujeitos em jogos e treinos."

O estudo, de acesso livre, pode ser consultado AQUI


;