Algarve Cup

Arranque de mais uma edição

Algarve Cup

A 27.ª edição da Algarve Cup disputa-se entre 4 e 11 de março.

Oito equipas, três jogos por cada seleção, um único objetivo: conquistar o troféu da 27.ª edição da Algarve Cup.

Entre 4 e 11 de março, a zona do Algarve volta a acolher uma das mais prestigiantes provas do futebol feminino. Com 27 edições decorridas - desde 1994 a 2019 -, a competição conta já com vencedores diferentes (Alemanha, Canadá, China, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Noruega e Suécia).

No ano passado, a taça foi conquistada pela Noruega, que passou a contar com cinco troféus da Algarve Cup no historial.  

Consulte aqui o Media Guide da competição.

Consulte aqui o calendário de jogos.

Novo formato

A edição de 2020 da Algarve Cup conta com novidades no formato da competição.

Em vez das 12 seleções participantes, desta feita teremos oito países a lutar pela conquista do troféu. Isto inclui um decréscimo de seis jogos na competição, embora todas as equipas joguem o mesmo número de partidas.

As mudanças não se cingem ao número de equipas, mas também ao formato competitivo. Ao invés de haver quatro grupos de três seleções cada, este ano não haverá fase de grupos, sendo que todos os jogos são decisivos para a classificação das formações participantes. A equipa que se sagrar campeã da 27ª edição da Algarve Cup terá que ter vencido todos as partidas disputadas.

Ao nível de infraestruturas, na edição de 2019, a competição ia-se realizando em dois locais por dia, algo que se mantém este ano. Os estádios onde todas as emoções irão estar ao rubro serão o Algarve, o do Parchal e o de Lagos.

Troféu

Relativamente ao galardão propriamente dito, o conceito do troféu conheceu o atual rosto em 2015, altura em que o modelo competitivo também foi remodelado. O troféu da Algarve, banhado a ouro e prata, foi idealizado e desenhado por Nuno Martins, designer e professor universitário. A imagem, de acordo com o criador, foi identificar a prova com a região onde esta é acolhida: "Pretendeu-se que exista uma identificação imediata com o sol do Algarve - uma das imagens de marca da região -, que está obviamente representado no topo da peça. Mas a vertente competitiva entre as seleções está igualmente presente, através dos elementos ponteagudos", realçou.


;

Notícias