Turcos procuram Portugal como referência na organização

Arbitragem

Comitiva turca esteve em Portugal durante dois dias para perceber a forma como trabalha o CA nacional

Uma comitiva turca, constituída por um elemento do Conselho de Arbitragem e pelo seu responsável administrativo, estiveram em Portugal durante dois dias com o intuito de compreender como está organizada a arbitragem nacional no geral, com especial interesse na estrutura e funcionamento da Academia de Arbitragem.

A Cidade do Futebol foi o local escolhido para a realização de várias reuniões, durante as quais o Conselho de Arbitragem da FPF se fez representar pelo seu presidente, Fontelas Gomes, mas igualmente por elementos das suas três secções - Profissional, Não-Profissional e Classificações -, que apresentaram todas as vertentes da organização da arbitragem portuguesa, desde questões relacionadas com a estrutura organizacional, até às dinâmicas de funcionamento que permitem a operacionalização dos programas.

Os responsáveis turcos partilharam a sua experiência e mostraram-se bastante interessados em apreender a lógica subjacente às mais diversas opções organizativas, desde a constituição das categorias de árbitros em Portugal, aos programas de desenvolvimento da arbitragem e de apoio aos CA distritais.

A apresentação referente à Academia de Arbitragem foi seguida com especial atenção, nomeadamente no que diz respeito aos cursos e seminários de início de época, ao programa CORE Portugal, ou às atividades semanais de formação à distância, mas também no que diz respeito aos Fóruns de Arbitragem, à rede de Centros de Treino nacional ou à forma de implementação do VAR, passando pela análise dos processos classificativos e da construção das carreiras.

Esta visita da comitiva turca reflete o interesse que diversas organizações de arbitragem estrangeiras têm no trabalho desenvolvido em Portugal, num claro sinal de reconhecimento internacional da qualidade das práticas implementadas em território nacional, nomeadamente ao nível dos novos processos de formação. Ainda há pouco mais de uma semana uma comitiva russa esteve igualmente na Cidade do Futebol, com objetivos idênticos.

 


;

Notícias