Grupo concentrado

Futebol Fem. - Sub-17

Equipa das Quinas iniciou o último estágio antes do Campeonato da Europa da Bulgária. Há uma alteração em relação à convocatória original.

A Seleção Nacional feminina sub-17 concentrou-se esta segunda-feira na Cidade do Futebol para cumprir o último estágio de preparação antes do Campeonato da Europa da categoria, que vai decorrer na Bulgária entre os dias 5 e 17 de maio.

O grupo orientado pelo Treinador Nacional José Paisana realizou um treino no campo 3 da sede da Federação Portuguesa de Futebol, o primeiro de cinco programados para os trabalhos da Equipa das Quinas até à próxima quinta-feira.

Há uma alteração em relação à convocatória original: saiu Inês Matos (GD Estoril Praia), por lesão, e entrou Jéssica Albino (Lustiano Vildemoinhos).

A defesa Ana Assucena foi a primeira porta-voz da equipa nacional na última semana de preparação antes da viagem para solo búlgaro e não escondeu o significado de estar a preparar um Europeu pela primeira vez: "Nós ainda nem acreditamos bem que vamos! Estamos muito felizes. Iremos disputar cada jogo como se fosse uma final para chegar o mais longe possível", admitiu.

O caminho até estar perto de representar a Equipa das Quinas na fase final de uma grande competição foi recordado com carinho pela jovem internacional portuguesa, que não esconde o momento mais especial de Quinas ao peito: "A minha estreia, claro! Não estava nada à espera. Primeiro ligaram-me a dizer que tinha sido chamada às sub-15 e só acreditei quando vi a convocatória. Um mês depois fui chamada às sub-16, para o Torneio de Desenvolvimento da UEFA, e até pensava que não ia jogar no primeiro jogo. No entanto, fui titular e fiquei muito feliz, arrepiei-me a ouvir o hino, mas depois isso tudo passou", referiu.

O apoio dos pais tem sido fundamental neste percurso onde já se sente integrada noutra família, por laços de afinidade: "Os meus pais dizem-me sempre para acreditar em mim e para seguir o meu sonho [...]. Mesmo quando estou concentrada em estágios durante mais tempo não há nenhum problema porque falamos ao telefone todos os dias e eles dão-me sempre motivação para continuar. Dizem muitas vezes que estão longe, mas perto de mim. Isso deixa-me sempre muito feliz. Para além disso, quando estamos na seleção, pensamos sempre que estamos na nossa segunda família. Tentamos sempre ajudar-nos mutuamente para que isso seja uma realidade", concluiu.

As comandas de José Paisana voltam ao trabalho na Cidade do Futebol esta terça-feira, com dupla sessão de treino (10h30 e 18h00).

Semana de trabalho antecede viagem para a Bulgária
A comitiva nacional vai concentrar-se novamente no dia 29 de abril, já com as 20 eleitas para a fase final do Campeonato da Europa Bulgária-2019, que vai decorrer entre os dias 5 e 17 de maio.

A viagem para Albena, cidade búlgara que vai servir de “quartel-general” à equipa nacional, está agendada para o dia 30 de abril.

Portugal está incluído no grupo A, juntamente com as seleções da Bulgária, damana Dinamarca e da Espanha.

No grupo B estão as equipas da Áustria, da Inglaterra, da Alemanha e da Holanda.

Apenas os dois primeiros classificados passam às meias-finais da competição.

CALENDÁRIO COMPLETO

Portugal vai somar a sua segunda presença em fases finais de Europeus femininos sub-17, depois da participação na edição de 2013, que decorreu em Inglaterra.

Eis a convocatória completa:
GDC A-dos-Francos: Cláudia Mendinhas
Lusitano FC Vildemoinhos: Joana Caiado, Maria Alagoa e Jéssica Albino
Ribeirão 1968 FC: Adriana Rocha
SC Braga: Carolina Almeida, Inês Oliveira, Luísa Pinheiro, Maria Leonor e Sofia Silva
SC Castêlo da Maia: Maria Miller
SC Porto: Maria Negrão
SL Benfica: Ana Assucena, Ana Oliveira, Carolina Santana, Francisca Nazareth, Lara Pintassilgo e Mariana Alberto
Sporting CP: Alícia Correia, Andreia Jacinto, Bárbara Lopes e Marta Ferreira
UR Cadima: Luana Marques

Clique aqui para conhecer o mapa de internacionalizações das jogadoras convocadas.

Eis o programa do estágio da Seleção Nacional feminina sub-17:

23.04.2019| terça-feira
10h30 Treino na Cidade do Futebol (15 minutos abertos aos OCS)
18h00 Treino na Cidade do Futebol (15 minutos abertos aos OCS)

24.04.2019| quarta-feira
10h30 Treino na Cidade do Futebol (15 minutos abertos aos OCS)
20h00 Jogo-treino na Cidade do Futebol com a equipa sénior feminina do GD Estoril Praia (aberto aos OCS)

25.04.2019| quinta-feira
10h30 Treino na Cidade do Futebol (15 minutos abertos aos OCS)


;

Notícias