Algarve Cup

Competição dinamiza turismo na região

Algarve Cup

Localidades algarvias sentem o impacto da Algarve Cup. Presidente da Região de Turismo do Algarve saúda o dinamismo criado nesta semana.

Um festival de cor, diversidade cultural e apoio incondicional. A Algarve Cup traz 12 seleções de futebol feminino à região algarvia. As equipas, a maioria delas grandes potências da modalidade, carregam consigo adeptos que vão colorindo as cinco localidades que acolhem a competição: Lagos, Parchal, Faro/Loulé, Albufeira e Vila Real de Santo António.

Para além de ser um evento marcante para o futebol feminino mundial, a Algarve Cup tem proporcionado, ao longo destes anos de existência, um grande dinamismo na região algarvia.

João Fernandes, Presidente da Região de Turismo do Algarve, salienta a relação profícua entre a região e o futebol feminino: "Nos últimos 25 anos o Algarve tem sido o grande impulsionador do futebol feminino em Portugal e, ano após ano, cada seleção que nos visita torna-se numa espécie de embaixadora da região no mundo. Cada seleção acaba por arrastar familiares e adeptos de fora do país, mas o apoio também se faz com os muitos residentes estrangeiros no Algarve, como por exemplo os britânicos ou os nórdicos. A estes juntam-se os muitos adeptos nacionais, que acabam por dar um colorido especial aos diversos estádios e às próprias localidades onde decorrem os jogos da Algarve Cup", referiu.

O Presidente da Região de Turismo do Algarve explicou ainda de que forma a competição tem impacto no turismo do sul do país: "Às comitivas nacionais juntam-se familiares, amigos e adeptos do futebol feminino, que acabam por contribuir para aumentar o número de dormidas na hotelaria da região, além de movimentarem a restauração, o comércio e os serviços nos locais que visitam. Não é alheio a isso a excelente organização da Federação Portuguesa de Futebol, em parceria com a Associação de Futebol do Algarve e com a chancela da FIFA. A Algarve Cup é hoje um evento desportivo de elevada qualidade, que promove a modalidade, a região e o país", realçou.

Olhando especificamente para as localidades, o impacto é bastante visível. No encontro da jornada inaugural, o Estádio Municipal de Bela Vista, no Parchal, foi palco de uma festa de cor e animação, com as bancadas cheias de adeptos do Canadá, Islândia, Espanha e Holanda. 

Luís Encarnação, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, mostrou-se satisfeito com o impacto do primeiro dia da competição: "Sentimos que o número de pessoas nas bancadas tem vindo a crescer claramente de ano para ano. É um evento que se insere no programa 'Lagoa Acolhe Grandes Eventos'. A Algarve Cup é um grande evento, que traz notoriedade e que promove a nossa localidade, enquanto destino de turismo, através dos jogos e das transmissões televisivas".

O vereador de Lagoa vincou ainda o dinamismo criado neste semana da Algarve Cup: "As pessoas que vão aos jogos normalmente não vivem no município e quando cá estão a acompanhar os jogos aproveitam para conhecer a localidade e desfrutar do que temos para oferecer. É claro que há aqui um incremento para a economia local com a realização da Algarve Cup. Benefício claro de promoção e notoriedade para Lagoa", disse.

A Algarve Cup entra em ação em Lagos nesta sexta-feira, com duas partidas agendadas (Escócia vs. Canadá - 13h15; Polónia vs. Espanha - 16h45). Hugo Pereira, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lagos, destaca a presença de turistas nesta altura do ano: "Há muita gente em Lagos neste momento e esperamos ter ainda mais gente do que no ano passado. Vamos ter jogos interessantes e temos muita pena de, este ano, não receber um jogo de Portugal. Existe uma comunidade grande de turistas de época baixa, os nossos turistas de caravanismo. Estes comparecem no estádio e dão sempre muita cor ao evento, especialmente quando jogam seleções nórdicas", referiu.

Consulte o Media Guide da Algarve Cup 2019

Confira as melhores imagens


;
;
28 de Fevereiro 2019
Foto

André Sanano/FPF

Notícias