Alexandre Penetra: "Acreditamos muito uns nos outros e no nosso trabalho"

Seleção Sub-21

Equipa das Quinas continua a trabalhar na Cidade do Futebol

A Seleção Nacional de Sub-21 cumpre, este sábado, mais um dia de trabalhos na Cidade do Futebol, local onde se encontra a trabalhar neste primeiro momento de trabalhos que decorre até dia 12. 

Na sessão de treinos desta manhã, todo o grupo treinou sem limitações, à exceção de Francisco Conceição que continuou a fazer trabalho condicionado. Recorde-se que Fábio Vieira apenas se juntará à comitiva no dia 14. 

Antes do apronto matinal, Alexandre Penetra falou aos jornalistas em conferência de imprensa. O defesa salienta a importância de se fortalecer o coletivo nestes primeiros dias de trabalhos. “Claro que já estivemos todos juntos em vários estágios, mas acredito que é bom recriar essas ligações nas primeiras semanas e nos primeiros treinos e voltar a sentir aquilo que os colegas e o treinador gostam. Em vez de pensarmos já no primeiro jogo, se calhar importa olhar um pouco mais para nós e perceber aquilo que nos pode levar longe no Europeu”, considerou.

O defesa abordou ainda como têm estado a correr os trabalhos. “Os treinos decorrem sempre na máxima intensidade e todos querem dar o seu melhor a nível individual em prol do coletivo. Isso é bom. Há uma competição saudável, que todos os grupos devem ter, para poderem obter grandes conquistas e resultados”, afirmou.

Sobre um eventual favoritismo de Portugal a vencer o Europeu, Alexandre Penetra não acredita que pensar nisso seja o melhor caminho a seguir e remete o pensamento para jogo a jogo.  “O grupo está confiante. Agora, não quero estar aqui a dizer que somos favoritos, porque não acho que esse seja o caminho correto. Temos de olhar jogo a jogo e perceber aquilo que somos capazes de fazer. Acreditamos muito uns nos outros e no nosso trabalho. É a isso que nos vamos agarrar para tentar ir o mais longe possível”, salientou.

Relativamente à gestão física de ter que se fazer muitos jogos com poucos dias de intervalo, o internacional português não crê que isso seja um problema, até porque a parte mental e a vontade de estar a jogar uma competição destas vai superar as dificuldades físicas que possam existir. “Estamos todos preparados para jogar de três em três dias. Isso acontece nos clubes e agora não vai fugir à regra. Aliado a isso, há ainda essa motivação de jogar uma fase final de um Europeu, que é sempre aquilo que os jogadores querem”, reiterou.

Defesa central de origem, Alexandre Penetra pode atuar também na ala direita da defesa. O atleta diz não ter preferência pelo local onde joga, quer é ajudar a equipa. "Sinceramente, não tenho uma preferência. Sinto-me confortável nas duas posições. É óbvio que já tenho uma bagagem maior como central e mais anos de experiência, mas passar a lateral também foi uma adaptação feliz. O mais importante é estar disponível e ajudar a equipa seja em que posição for e quando o ‘mister’ assim o entender”, concluiu.

Portugal integra o grupo A deste Europeu e vai jogar as três partidas em Tbilisi, na Geórgia, sendo que a estreia acontecerá a 21 de junho, diante da congénere local. O segundo encontro, frente aos Países Baixos, vai decorrer a 24 de junho. Por sua vez, o terceiro e derradeiro desafio desta fase de grupos será diante da Bélgica, no dia 27 de junho. Todos os encontros serão disputados às 17h00 de Portugal Continental, mais três horas na Geórgia.

HISTÓRICO COM A GEÓRGIA

HISTÓRICO COM OS PAÍSES BAIXOS

HISTÓRICO COM A BÉLGICA

CALENDÁRIO COMPLETO DA FASE DE GRUPOS

Recorde-se que após este primeiro momento de trabalhos, o grupo gozará de um dia de folga, voltando a concentrar-se no dia 14, já com apenas 23 jogadores. A viagem para Tbilisi acontece durante a tarde do dia 15. 

Eis a lista completa de convocados:

Guarda-redes: Celton Biai (Vitória SC), Francisco Meixedo (FC Porto) e Samuel Soares (SL Benfica);

Defesas: Alexandre Penetra (FC Famalicão), André Amaro (Vitória SC), Bernardo Vital (Estoril Praia), Leonardo Lelo (Casa Pia), Nuno Tavares (Olympique de Marseille), Tomás Tavares (FC Spartak Moscow), Tomás Araújo (Gil Vicente);

Médios: Afonso Sousa (KKS Lech Poznan), André Almeida (Valencia CF), Fábio Vieira (Arsenal FC), João Neves (SL Benfica), José Carlos (Vitória SC), Paulo Bernardo (FC Paços de Ferreira), Samuel Costa (UD Almería), Tiago Dantas (PAOK FC) e Vasco Sousa (FC Porto);

Avançados: Fábio Silva (PSV Eindhoven), Francisco Conceição (AFC Ajax), Henrique Araújo (Watford FC), Pedro Neto (Wolverhampton Wanderers FC) e Vitinha (Olympique de Marseille);

MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES 

Eis o programa geral:

11 de junho de 2023 | domingo
10h00: treino (Cidade do Futebol)

12 de junho de 2023 | segunda-feira
10h00: treino (Cidade do Futebol)
13h30: dispensa dos jogadores

A restante programação será disponibilizada oportunamente. Programa sujeito a alterações. 


;

Notícias