Celton Biai: "Sinto o grupo confiante"

Seleção Sub-21

Prosseguem os trabalhos na Cidade do Futebol.

A Seleção Nacional Sub-21 cumpre, esta quinta-feira, mais um dia de trabalhos na Cidade do Futebol, com foco na preparação para o Europeu que arranca dentro de menos de duas semanas. 

Antes do apronto matinal, Celton Biai falou aos jornalistas e garantiu que a equipa sonha com o título, mas o pensamento está apenas no próximo desafio. “Sinto o grupo confiante. É claro que o objetivo é sempre ganhar o Europeu, mas para isso precisamos de pensar jogo a jogo, o objetivo é esse. Jogo a jogo, vamos pensar em ir mais longe”, realçou.

Numa temporada especial para o guardião, que inclui estreia no campeonato nacional, estágios na Seleção A e a presença no Europeu Sub-21, Celton considera que ainda não é tempo para balanços pois o pensamento está bem definido. "O foco agora está no Europeu. A época ainda não acabou para mim e acho que o balanço da época é apenas fruto do meu trabalho,” analisou.

Numa posição com tanto talento na Seleção Nacional, Celton Biai divide as redes com Samuel Soares e Francisco Meixedo, colegas que merecem os maiores elogios do guardião. "Todos estes jogadores, que trabalham a este nível como é o nosso caso, trazem muita segurança à equipa, como podemos ver, pois fomos os escolhidos pelo treinador”, constatou, acrescentando de seguida que não se pensa numa rivalidade pela baliza, mas sim em conseguirem estar os três ao melhor nível possível para a equipa beneficiar disso. “A luta aqui não é pela baliza. O foco dos três aqui – falo aqui por mim, mas de certeza que é também o mesmo objetivo dos meus colegas – é ajudar o grupo nesta competição”, indicou.

Sobre os adversários da Equipa das Quinas no Europeu, Celton Biai alerta para o perigo de se desvalorizar a Geórgia, em relação aos Países Baixos e à Bélgica. "Não posso dizer que a Geórgia é a eqipa mais fraca. No futebol o nome não importa, dentro do campo as coisas são diferentes. Neste tipo de competição qualquer equipa é forte. Tenho a certeza de que qualquer adversário será uma equipa competitiva como a nossa", concluiu.

Portugal integra o grupo A deste Europeu e vai jogar as três partidas em Tbilisi, na Geórgia, sendo que a estreia acontecerá a 21 de junho, diante da congénere local. O segundo encontro, frente aos Países Baixos, vai decorrer a 24 de junho. Por sua vez, o terceiro e derradeiro desafio desta fase de grupos será diante da Bélgica, no dia 27 de junho. Todos os encontros serão disputados às 17h00 de Portugal Continental, mais três horas na Geórgia.

HISTÓRICO COM A GEÓRGIA

HISTÓRICO COM OS PAÍSES BAIXOS

HISTÓRICO COM A BÉLGICA

CALENDÁRIO COMPLETO DA FASE DE GRUPOS

Recorde-se que após este primeiro momento de trabalhos, o grupo gozará de um dia de folga, voltando a concentrar-se no dia 14, já com apenas 23 jogadores. A viagem para Tbilisi acontece durante a tarde do dia 15. 

Eis a lista completa de convocados:

Guarda-redes: Celton Biai (Vitória SC), Francisco Meixedo (FC Porto) e Samuel Soares (SL Benfica);

Defesas: Alexandre Penetra (FC Famalicão), André Amaro (Vitória SC), Bernardo Vital (Estoril Praia), Leonardo Lelo (Casa Pia), Nuno Tavares (Olympique de Marseille), Tomás Tavares (FC Spartak Moscow), Tomás Araújo (Gil Vicente);

Médios: Afonso Sousa (KKS Lech Poznan), André Almeida (Valencia CF), Fábio Vieira (Arsenal FC), João Neves (SL Benfica), José Carlos (Vitória SC), Paulo Bernardo (FC Paços de Ferreira), Samuel Costa (UD Almería), Tiago Dantas (PAOK FC) e Vasco Sousa (FC Porto);

Avançados: Fábio Silva (PSV Eindhoven), Francisco Conceição (AFC Ajax), Henrique Araújo (Watford FC), Pedro Neto (Wolverhampton Wanderers FC) e Vitinha (Olympique de Marseille);

MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES 

Eis o programa geral:

9 de junho de 2023 | sexta-feira
10h00: treino (Cidade do Futebol)

10 de junho de 2023 | sábado
10h00: treino (Cidade do Futebol)

11 de junho de 2023 | domingo
10h00: treino (Cidade do Futebol)

12 de junho de 2023 | segunda-feira
10h00: treino (Cidade do Futebol)
13h30: dispensa dos jogadores

A restante programação será disponibilizada oportunamente. Programa sujeito a alterações. 


;

Notícias