Obrigado, Pedro Cary

Futsal - Seleção A

Internacional português encerrou a carreira de jogador ao serviço do CR Leões Porto Salvo. Presidente da FPF enaltece o legado de Cary.

Pedro Cary, antigo internacional português, terminou esta sexta-feira a carreira de jogador de futsal, no jogo 2 das meias-finais do play-off da Liga Placard, entre CR Leões Porto Salvo e Sporting CP.

Com 159 internacionalizações pela Seleção Nacional, o ala/fixo de 39 anos fez parte de uma das maiores conquistas de Portugal, mais concretamente o Euro'2018, na Eslovénia.

A carreira pela Equipa das Quinas iniciou-se a 25 de setembro de 2007, num jogo de preparação diante do Brasil, sob a orientação de Orlando Duarte. O derradeiro jogo com a camisola de Portugal aconteceu a 3 de fevereiro de 2021, em partida frente à Polónia, em Lodz, já às ordens de Jorge Braz.

Para além do troféu conquistado em Ljubliana, Cary venceu, ao serviço dos clubes, 6 Campeonatos Nacionais, 6 Taças de Portugal, 5 Supertaças, 1 Taça da Liga e 1 Liga dos Campeões. Foi ainda Campeão Mundial Universitário, em 2008, numa equipa onde estava também André Sousa.

O algarvio passou por diversos clubes em Portugal e Espanha, notabilizando-se ao serviço do Belenenses, Sporting CP, Zaragoza e CR Leões Porto Salvo.

Cary é também um exemplo pela forma como conciliou a alta competição com a carreira académica, sendo Licenciado em Educação Física. Frequenta, neste momento, a Pós-Graduação de Futsal, promovida pela FPF e Universidade da Beira Interior.

Fernando Gomes, Presidente da FPF, enalteceu o legado do internacional português:

"É com um misto de tristeza e orgulho que vemos Pedro Cary deixar de jogar. Além de ser, reconhecidamente, um exemplo de desportivismo e profissionalismo, Cary representou tudo aquilo que deve ser um atleta de elite, prestigiando sempre o futsal português em todos os momentos. Agradeço o empenho e a dedicação com que vestiu a camisola de Portugal por 159 vezes, lembrando que foi um dos "Bons Rapazes" que partiu de Rio Maior para notabilizar-se em Ljubliana. 

Destaco ainda o excelente exemplo de carreira dual, conjugando a carreira académica com o alto rendimento, algo muito importante e que serve de farol para muitos jovens,

Só podemos enaltecer tudo o que fez pelo futsal português. Obrigado, Pedro Cary".


;

Notícias