Podcast: comunidades ativas, com Rita Cordovil de Matos

Portugal Football School

A mobilidade das crianças, a superproteção dos pais e as consequências na autonomia e na competência motora. Conversa com a investigadora da FMH.

Num estudo realizado há dez anos, 90% de pais e encarregados de educação responderam que eles próprios iam a pé para a escola quando eram pequenos. Interrogados sobre a prática dos filhos/educandos, constatou-se que 60% deles se desloca de carro.

O perigo do trânsito nas cidades é uma das preocupações fundamentais dos educadores, mas até aí Rita Cordovil de Matos, convidada do 13.º episódio do podcast “Ciência e Futebol”, do Portugal Football Observatory, deteta falhas de leitura: é que é pelo menos tão perigoso andar de carro como ser peão.

Para a professora e investigadora, a chave para ultrapassar o superprotecionismo dos pais está neles mesmos – os que constituem a última geração que “subiu árvores, esfolou joelhos e desceu ruas em carrilhos de rolamentos”.

No que toca à atividade física e à competência motora, Rita Cordovil de Matos tece rasgados elogios ao programa da FPF “Hora dos Super Quinas”, que ajuda a desenvolver, mas alerta que não pode servir de substituição às aulas de educação física no 1.º ciclo do ensino básico.

Pode escutar a entrevista aqui ou nas principais plataformas de podcast disponíveis na web.


;

Notícias