Seleção A Feminina

Francisco Neto: "Portugal quebrou os impossíveis"

Futebol Fem. - Seleção A

Declarações do Selecionador Nacional após o anúncio da convocatória para o Mundial.

Francisco Neto em discurso direto:

"Portugal é uma Seleção carregada de ambição, com muitas jogadoras com um percurso incrível connosco. Relembrar que, [da convocatória] de 2017, estão 12 jogadoras presentes. O processo começou há muito tempo. Do último Europeu continuam 19 e vão repetir outra fase final. A Seleção tem crescido na adversidade. Tem sido capaz de dar resposta a nível internacional. Temos muita ambição. Nós, estrutura técnica da Federação, trabalhamos para que este momento se repita mais vezes. Queremos muito que, daqui a 4 anos, estejamos a anunciar a segunda convocatória. É para isso que trabalhamos. É esse o desafio e o compromisso da direção era a presença da Seleção Feminina num Mundial. Há poucos anos, se calhar nem todos acreditavam nisso. É uma Seleção mais madura, mais preparada e com muita ambição."

FOTOGALERIA

"[Sobre a elaboração da convocatória] São muitas noites sem dormir, porque há muita qualidade em Portugal. Sabemos que, quando há uma convocatória, criamos alegria em muita gente, mas também alguma desilusão. Uma palavra de apreço para elas, porque hoje foram umas, mas poderão ser outras no futuro. Sabemos que nunca é fácil para ninguém. Criamos critérios muito precisos para as nossas escolhas, para que sejam tomadas em consciência".

"[Mais duas jogadoras na preparação] São duas jogadores que iremos chamar. Aquilo que a FIFA tem no regulamento é a inscrição de 23, e faz-nos sentido, em função do momento da época e da viagem, ter duas jogadoras connosco. Serão anunciadas no decorrer da semana. Têm o perfil que pretendemos. Irão estar connosco a fazer toda a preparação para este Mundial."

"[Objetivo] Um bom desempenho é que os portugueses se orgulhem de nós, como tem acontecido. É o que nos tem marcado, que as pessoas se identifiquem connosco, que tenham esta vontade de se levantar às 6h para ver um jogo da seleção feminina. É uma referência. Ficaremos sempre muito felizes porque, a partir deste momento, as coisas aconteceram. Não há mais nenhuma menina em Portugal que olhe para o jogo feminino e diga que há impossíveis. Não há impossíveis. Esta Seleção quebrou com os impossíveis, indo a um Europeu e a um Mundial. A partir de hoje, temos uma referência. É possível. O grande objetivo é chegar ao último dia da fase de grupos a depender só de nós para lutar pelo apuramento. Se chegarmos lá já apurados, era maravilhoso. Se assim não for, que dependamos só de nós. É isso que temos passado às nossas jogadoras. Temos de ser competitivos, ser competentes e somar pontos para chegar ao último dia a depender só de nós."

"[Sobre o apoio de Roberto Martínez] Temos uma relação de grande proximidade no sentido da partilha, mas isso não é só com o míster Roberto Martínez. Felizmente, trabalho numa casa que é assim com todos os treinadores, com todos os selecionadores."

 


;

Notícias