Roberto Martínez: "Precisaremos de estar ao mais alto nível"

Seleção A

Selecionador Nacional fez a convocatória para Bósnia e Islândia.

Selecionador Nacional, Roberto Martínez, em discurso direto:

-  "Acho que junho é uma altura muito difícil por essa razão. A Bósnia tem o Dzeko, que vai jogar a final da Liga dos Campeões. É normal. Os nossos jogadores estão preparados para descansar, que é importante, e depois vão fazer uma preparação para chegarem ao estágio com frescura mental, mais do que física. É importante que estejam preparados mentalmente. A minha experiência de estágios em junho é que é algo delicado. A convocatória tem 25 jogadores e vamos preparar os jogos da melhor maneira possível".

- "A Bósnia é uma equipa que joga com um espírito muito bom. Vi-os no Mundial'2014 no Brasil. É uma seleção muito competitiva. Têm um treinador novo, jogam numa estrutura muito boa para os jogadores chave que têm como Dzeko ou Krunic. Jogam com clareza. O jogo deles contra a Islândia foi ao nível da equipa que são. Contra a Eslováquia, não conseguiram fazer uma boa primeira parte. Será um jogo importante e precisaremos de estar ao mais alto nível"

"O nosso estágio em março foi muito bom, o ambiente foi muito positivo. Acho que temos que respeitar o João Mário. É um profissional exemplar. Foi uma decisão pessoal que precisamos de respeitar e vamos guardar as memórias dele com a Seleção. Foi campeão europeu, fez 56 jogos, mais de 130 com a Federação. Não acho que seja uma situação negativa, é uma situação natural. Foi uma decisão pessoal (...). Fazia parte da convocatória, mas o João e o Benfica, assim como a Seleção e a Federação, temos uma boa relação. O João ligou à direção e com a Federação. Ainda não falei com ele, mas vamos falar de forma natural e agradecer o seu papel na Seleção. É uma situação natural e cordial".

"A convocatória do Toti... É um jogador muito interessante para nós porque tem diferentes valências relativamente a outros centrais da Seleção. É físico, muito forte nos duelos, é esquerdino. Os seus jogos no Wolverhampton foram muito bons. Não se trata de excluir jogadores, trata-se de decidir tendo em conta caraterísticas diferentes. Precisamos de ter jogadores com capacidades distintas na Seleção e acho que o Toti pode oferecer isso. Pote? Gosto muito dele. É um jogador que marca a diferença no Sporting, não excluimos jogadores. Procuramos jogadores com capacidades específicas para estes jogos e acho que temos que tomar decisões relativamente a muitos deles".

"As nossas portas estão sempre abertas. Gosto de trocar ideias com o Rafa, com o João, com todos. Vi o Nélson Semedo como um jogador que jogou bem consistentemente ao longo de seis meses. Diogo Dalot e Nélson serão laterais direitos, Cancelo e Guerreiro jogarão à esquerda. Sei que o Cancelo pode fazer essa posição, jogou os últimos jogos no Bayern nessa posição. Temos muitos jogadores nessas posições. O [Aurélio] Buta faz uma boa época, o Mário Rui... Temos muitas opções (...)"

"Joã Neves é um regalo para a vista, é uma maravilha vê-lo, gosto muito dele. Temos uma responsabilidade de não queimar etapas de formação. Para a pessoa e para o jogador. O João foi um jogador diferente nos últimos seis jogos. Foi decisivo para os sub-19 em março e agora foi muito importante no Benfica. Temos que ter paciência com a formação dele. É muito fácil para mim chamar um jogador como ele, mas precisamos de lhe dar o que ele precisa".


;
;
29 de Maio 2023
Foto

FPF / Diogo Pinto

Notícias