Portugal defronta Croácia, Espanha e França no Euro

Futsal - Sub-19

Europeu de Futsal Sub-19 começa a 3 de setembro. José Luís Mendes, Treinador Nacional, fala em grupo "fortíssimo".

A Seleção Nacional de futsal sub-19 conheceu, esta terça-feira, os seus adversários na fase de grupos do Campeonato da Europa Croácia 2023, no sorteio realizado no Istrian Assembly Hall, em Poreč (Croácia), cidade que vai acolher a competição.

Portugal está inserido no Grupo A, juntamente com a anfitriã Croácia, Espanha e França.

O Grupo B será disputado por Ucrânia, Finlândia e Itália. Os dois primeiros classificados de cada agrupamento seguem para as meias-finais.

A 3.ª edição do Campeonato da Europa de Futsal Sub-19 será disputada na Žatika Arena, em Poreč, entre os dias 3 e 10 de setembro. 

A primeira jornada da fase de grupos está agendada para 3 de setembro, sendo que no dia seguinte disputa-se a segunda ronda. A fase de grupos termina a 6 de setembro.

As meias-finais disputam-se a 8 de setembro e a final está marcada para para dia 10. Os horários ainda estão por definir.

A FPF esteve representada no sorteio por Pedro Dias, Diretor da FPF, José Luís Mendes, Treinador Nacional, e Mário Pereira, Team Manager.

Vedran Ćorluka, antigo internacional croata de futebol, é o embaixador do torneio e participou no sorteio.

José Luís Mendes, Treinador Nacional, em discurso direto:
- "Estamos num grupo fortíssimo, com equipas que conhecemos muito bem, com exceção da Croácia. Não há margem de erro neste grupo, nem espaço para facilitismos. Temos de estar muito bem preparados, teremos tempo para isso. A 7 de agosto entraremos em estágio para trabalhar com o objetivo muito claro de estarmos presentes nas meias-finais e nas grandes decisões. Relativamente aos adversários, já jogámos muitas vezes com Espanha nesta época desportiva. Têm muita qualidade e conhecemo-nos bem. França é uma seleção que tem trabalhado muito bem nos últimos tempos, evoluiu muito e tem jogadores com grande capacidade individual. Já os defrontámos uma vez nesta temporada no Torneio de Montaigu e é um oponente que enfrentamos frequentemente até em outros escalões. Será também um jogo exigente contra eles. Por fim, não temos grande conhecimento desta geração da Croácia, até porque não disputaram este apuramento face ao estatuto de organizador da prova. Tendo em conta o histórico de equipas, a Croácia tem sempre jogadores fisicamente muito fortes, com uma qualidade individual acima da média".

- "Quem cometer o mínimo deslize provavelmente estará fora das meias-finais. Vamos prepararmo-nos da melhor forma. Temos a responsabilidade de representar bem o nosso país e a nossa Federação. O que podemos prometer é que vamos estar preparados para uma competição que será muito exigente, tal como foram as duas edições anteriores".

- "Esta nossa geração é muito talentosa, assim como as duas que participaram nas edições de 2019 e 2022. Esta geração é muito competitiva, tem mostrado isso desde que começamos a temporada, em setembro. Temos feito jogos muito bons. Há muita qualidade e talento nos jogadores, para além da competitividade".

- "Nesta edição da prova há um dia de intervalo entre a fase de grupos e as meias-finais, contrariamente ao que sucedeu nas edições passadas. Foi algo que já tínhamos chamado a atenção e esta mudança é positiva".

Recorde-se que Portugal garantiu o apuramento em março, ultrapassando as congéneres da Bielorrússia, Kosovo e Eslováquia, numa qualificação realizada em Fafe.

Eis o resultado do sorteio:

Grupo A
Croácia
Portugal
Espanha
França

Grupo B
Ucrânia
Finlândia
Eslovénia
Itália


;

Notícias