Seleção Sub-15 Feminina

Derrota com Islândia

Futebol Fem. - Sub-15

Desfecho pesado para Equipa das Quinas.

A Seleção Nacional Feminina Sub-15 perdeu com a Islândia, no primeiro de dois jogos de preparação agendados para o estágio que a Equipa das Quinas se encontra a realizar na Cidade do Futebol, até à próxima quinta-feira, dia 4 de maio. 

O resultado (0-3) foi castigo excessivo para a seleção portuguesa que dispôs de várias oportunidades de golo, pecando, porém, na finalização.

A 1.ª parte foi muito equilibrada e apesar das duas equipas a terem chances para marcarem a verdade é que o intervalo chegou sem golos. A melhor oportunidade islandesa surgiu num remate à trave de Agusta Valtysdottir, enquanto Portugal teve nos pés de Ona Gama um momento de grande classe que culminou com um 'tiro' a rasar o poste.

O segundo tempo começou praticamente com o golo de cabeça Edith Kristjansdottir, tendo Portugal reagido bem - até com um golo que não foi validado por fora-de-jogo. A Equipa das Quinas voltou a ter situações claras de golo (Francisca Vieira, aos 53', e Luana Bessa, aos 60') mas seria contra a corrente de jogo que a Islândia faria dois golos.

As duas equipas reencontrar-se-ão na quinta-feira, também na Cidade do Futebol, pelas 15h00.

Susana Bravo, Treinadora Nacional, em discurso direto:

"Sentimos que em alguns momentos não estivemos tão bem face ao crescimento que a equipa tem tido, este processo de crescimento e adaptação ao espaço de Seleção Nacional. Sabíamos que tínhamos muitas jogadoras a estrearem-se neste espaço, sabemos que precisamos destes momentos para conseguirmos dar a tal experiência competitiva e tentarmos prepará-las para a exigência daquilo que vamos encontrar no futuro e para lhes darmos os estímulos competitivos que são importantes para crescerem nesta adversidade. Por isso, se quando ganhamos não tudo está bem, quando perdemos também não está tudo mal. Temos de refletir, ajudá-las a crecer, ver onde podemos e temos competência para melhorar e vamos procurar corrigir essas situações para estarmos melhores na quinta-feira. 

Tivemos bons momentos no jogo e, com alguma sorte, a história podia ter sido outra. Os golos acabam por tornar o resultado demasiado pesado para um grupo de jogadoras que foram corajosas, porque vêm de estilos competitivos diferentes. Temos aqui jogadoras que jogam futebol de 7 e hoje fizeram um jogo internacional de futebol de 11. Foram valentes e corajosas, superaram-se.

O jogo foi de momentos. Por exemplo, quando estávamos a perder 0-1, estávamos melhor no jogo, fomos mais agressivas, criámos dinâmicas muito interessantes, tivemos um golo anulado, falhámos duas oportunidades claras e, com alguma sorte, o jogo podia ter sido outra. Depois sofremos o 0-2 e acumula-se alguma frustração. Nos primeiros quinze minutos da segunda parte, o jogo podia ter tido outra história. Na primeira parte, o resultado é justo, as equipas iam-se anulando. Há momentos superiores da Islândia e outros momentos em que procuramos reagir e estamos por cima. Na segunda parte, procuramos dar uma boa resposta e acho que o conseguimos, é notório e elas mostram isso. Depois alguma infelicidade do nosso lado acabaram também por ir fazendo a história no resultado. No entanto, houve outra história em simultâneo dentro de campo e que não são semelhantes. O resultado não se ajusta ao jogo em si, na sua globalidade."

FICHA DE JOGO
Cidade do Futebol, Oeiras

Jogo de preparação

PORTUGAL 0-3 ISLÂNDIA (0-0)

Árbitro: Inês Andrada
Árbitros assistentes: Ana Loide Silva e Sara Gaspar
Quarto árbitro: Mafalda Antunes

Portugal: Beatriz Carvalho, Ana Laura (Bruna Gomes, 57') , Lara Barbosa (Sofia Guerreiro, 45') , Francisca Castro (Beatriz Barreto, 81') , Matilde Ribeiro - Cap. (Rita Cunha, 81'), Carolina Tristão (Clara Marques, 45') , Laura Silva (Vitória Tenente, 45'), Ana Barbosa (Ana Beatriz Martins, 45') , Francisca Vieira  (Matilde Matos, 57'), Eva Carreira  (Constança Maia, 81') e Ona Gama  (Luana Bessa, 45'). 
Suplente não utilizada: Isabel Silva
Treinador: Susana Bravo
Disciplina: nada a assinalar

Islândia: Anna Arnarsdóttir (Ninna Þorsteinsdóttir, 45') , Camilly Da Rocha (Sara Arnarsdóttir, 74') , Emelía Ásgeirsdóttir, Hrafnhildur Pálmadóttir, Ágústa Valtýsdóttir, Hekla Ingvarsdóttir (Hrönn Haraldsdóttir, 81') , Edith Kristjánsdóttir  (Kristín Barboza, 81') , Högna Þóroddsdóttir (Hildur Snorradóttir, 45') , Alma Magnúsdóttir - Cap. (Elísabet Sigurjónsdóttir, 65'), Ísabel Ragnarsdóttir (Lilja Guðjónsdóttir, 65')  e Elísa Björnsdóttir.
Treinador: Magnús Örn Helgason
Disciplina: nada a assinalar

Golos: 0-1 por Edith Kristjansdottir (48'); 0-2 por Lilja Guðjónsdóttir (68'); 0-3 por Lilja Guðjónsdóttir (70')

Eis a lista de convocadas:

AA ARGANIL: Ana Gonçalves
ABAMBRES SC: Eva Carreira
AD OVARENSE FUT.: Bruna Gomes
CD FEIRENSE: Beatriz Carvalho
FC BARCELONA: Ona Gama
FC FAMALICÃO: Beatriz Barreto
GCD ÁGUIAS NEGRAS TABUADELO: Rita Cunha
S.C. RIO TINTO: Ana Martins; Luana Bessa; Matilde Ribeiro
SC BRAGA: Ana Francisca Barbosa; Carolina Tristão; Francisca Vieira; Lara Barbosa
SL BENFICA:  Isabel Silva; Matilde Matos; Sofia Guerreiro
SPORTING CP: Clara Marques; Constança Maia; Laura Silva
UR CADIMA: Vitória Tenente
VITÓRIA SC: Francisca Castro

MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES

Programa da Seleção Nacional sub-15:

03 de maio de 2023 | quarta-feira
11h00: Treino

04 de maio de 2023 | quinta-feira
15h00: Jogo Portugal x Islândia (Cidade do Futebol)


;

Notícias