Seleção Sub-21

UEFA lança campanha "Ar Mais Limpo, Melhor Jogo" para o Europeu sub-21

Seleção Sub-21

Iniciativa pretende consciencializar para a crescente ameaça à saúde pública da poluição atmosférica.

A UEFA anunciou, esta sexta-feira, que irá ser lançada uma campanha de sensibilização do público – "Ar Mais Limpo, Melhor Jogo" – durante o Campeonato da Europa de Sub-21, a decorrer entre 21 de junho e 8 de julho, na Geórgia e na Roménia.

À semelhança do que aconteceu no último Campeonato da Europa da categoria, também neste a UEFA procura consciencializar a população para a crescente ameaça à saúde pública da poluição atmosférica, que anualmente tira a vida a sete milhões de pessoas por todo o mundo. Neste sentido, a campanha "Ar Mais Limpo, Melhor Jogo" desempenha um papel fundamental na promoção de ações coletivas que têm o intuito de monitorizar e reduzir as emossiões de carbono durante o Europeu, através do incentivo de adoção de práticas ambientalistas. Estas iniciativas concentram-se na gestão de resíduos, esforços de limpeza da comunidade e programas para impulsionar as viagens sustentáveis para os jogos.

Com esta campanha, a UEFA procura enviar uma mensagem de que, todos juntos, poderemos criar um futuro mais limpo e deixar um planeta mais saudável para as gerações vindouras. De salientar que esta iniciativa recebeu ainda o apoio da Comissão Europeia

Monitorizar, encorajar e falar

Esta campanha da UEFA será realizada em conjunto com as federações de futebol da Geórgia e da Roménia, nações anfitriãs deste Campeonato da Europa.

Na frente ambiental, as federações organizadoras farão uma análise do comportamento da mobilidade dos espectadores, monitorizarão de perto a pegada de carbono do evento, minimizarão o uso de geradores para transmissões de TV e introduzirão caixotes de reciclagem para aumentar a consciencialização sobre a separação de lixo.

Será ainda organizado um workshop sobre o clima durante a competição, de forma a partilhar as melhores práticas e desenvolver soluções inovadoras para reduzir as emissões de carbono.


;

Notícias