Seleção Sub-19

Malta, Polónia e Itália no caminho

Seleção Sub-19

Portugal está no Grupo A do Campeonato da Europa.

O sorteio da fase final do Campeonato da Europa Sub-19 da UEFA, a ter lugar em Malta, realizou-se esta quarta-feira. A cerimónia, que teve lugar no Teatro Manoel, em La Valeta, determinou que Portugal ficará no Grupo A, juntamente com a anfitriã Malta. a Polónia e a Itália. A fase final decorre entre 3 e 16 de julho.

O momento contou com a representação portuguesa do Treinador Nacional, Joaquim Milheiro, e do Team Manager, Manuel Silva.

Portugal, recorde-se, garantiu a sua presença na prova ao ultrapassar, na Ronda de Elite, com 100% de vitórias, a Suécia (1-0), a Chéquia (3-0) e a Croácia (3-0).

Nesta edição, duas equipas estreiam-se na fase final - a anfitriã Malta e a Islândia, que eliminou a campeã em título Inglaterra, na Rona de Elite. Estão ainda presentes três nações que já levantaram o troféu - Portugal, Espanha e Itália.

Eis o resultado do sorteio:

Grupo A:
Malta
Portugal
Polónia
Itália

Grupo B:
Islândia
Grécia
Noruega
Espanha

Treinador Nacional, Joaquim Milheiro, em discurso direto, em reação ao sorteio:

"Ém grupo exigente, vamos ter que ser competentes, procurar jogar um bom futebol e lutar pelo máximo de pontos, sempre no sentido de nos valorizarmos e passarmos à fase seguinte. 

São três equipas com estilos de jogo distintos, ambas com potencialidades coletivas e individuais. Já tivemos a possibilidade de ter experiências anteriores com eles, o que nos permite ter um melhor conhecimento das equipas. Esperamos uma grande exigência, grandes dificuldades por parte do adversário e teremos que ter uma identidade própria que temos vindo a desenvolver ao longo desses anos, no sentido de superarmos as dificuldades, sermos competentes e, no final, vencer.

"A fórmula tem sido sermos iguais a nós próprios e desenvolvermos uma cultura dentro da identidade de Portugal, de forma a conseguirmos chegar a este primeiro momento competitivo oficial que traz sempre uma enorme alegria e felicidade e iremos procurar controlar as nossas emoções, por ser o primeiro momento. Estes jogadores já têm tido experiências relevantes no contexto das seleções nacionais e o que eu espero é que eles consigam colocar em prática todas as aprendizagens que eles têm vindo a desenvolver para conseguirmos ser superiores ao adversário."

Eis o calendário do Grupo A:

3 de julho de 2023
Malta x Itália
Polónia x Portugal

6 de julho de 2023
Malta x Polónia
Portugal x Itália

9 de julho de 2023
Portugal x Malta
Itália x Polónia

Eis o calendário da competição:

Jornada 1 da Fase de grupos: 3 e 4 de Julho
Jornada 2 da Fase de grupos: 6 e 7 de Julho
Jornada 3 da Fase de grupos: 9 e 10 de Julho
Meias-finais: 13 de Julho
Final: 16 de Julho

Eis a estrutura da fase a eliminar:

Meias-finais (13 de Julho)
MF1: Vencedor Grupo A - Segundo classificado Grupo B
MF2: Vencedor Grupo B - Segundo classificado Grupo A

Final (16 de Julho)
Vencedor MF1 - Vencedor MF 2

Eis a lista de recintos que irão acolher os jogos:

Estádio Nacional, Ta'Qali (três jogos da fase de grupos, uma meia-final e final)
Estádio Centenário, Ta'Qali (quatro jogos da fase de grupos)
Estádio Tony Bezzina, Paola (três jogos da fase de grupos e uma meia-final)
Estádio Gozo, Gozo (dois jogos da fase de grupos)


;

Notícias