Benfica e Braga em sintonia: "É futebol e vai ser um grande espetáculo"

Futebol Fem. - Taça Liga

Finalistas da Taça da Liga fizeram conferência de Imprensa conjunta, um dia antes do encontro marcado para Aveiro

As equipas do SL Benfica e SC Braga apresentaram-se hoje, em conferência de imprensa conjunta, com discursos de ambição pela conquista da Taça da Liga, mas em clima de verdadeiro fair-play e respeito competitivo. Filipa Patão e Gonçalo Nunes, treinadores benfiquista e bracarense, respetivamente, assim como Sílvia Rebelo e Dolores Silva, capitãs das equipas pela mesma ordem, revelaram sintonia num tema: é um jogo para vir assistir ao Estádio de Aveiro, este sábado, pois “é futebol e vai ser um grande espetáculo”.

O técnico minhoto começou por pontuar as características do encontro, marcado para as 15h00: “Estamos numa final, nem o Braga se sente mais forte porque vem de uma vitória, nem o Benfica é diferente ou menos forte porque vem de uma derrota”. Questionado sobre os pontos a explorar nas adversárias, Gonçalo Nunes afirmou: “O Benfica é uma equipa forte nos diferentes momentos do jogo. Mas o Braga também está muito bem, pelo que o pormenor fará a diferença”.

Já Filipa Patão considerou que o facto de ter sofrido a primeira derrota da época, no fim de semana anterior, para a Liga BPI, não pesará no rendimento do Benfica: “Os segredos começam a ser poucos. Cada vez que nos aproximamos do final da época, as equipas já se conhecem bem e acabam por ter exemplos de outras estratégias. Há duas equipas que se preparam da melhor forma para este encontro, é uma final e com toda a certeza que ambas vão querer ganhar e vão estar preparadas. É futebol e vai ser um grande espetáculo”.

“Não há equipas que ganhem sempre, se me conseguirem dizer uma… Sabemos que temos debilidades, sabemos também das nossas forças e tentámos ao máximo trabalhar as nossas debilidades. Conseguimos ser camaleónicos e transformar-nos e esconder as debilidades em determinados momentos. O futebol não é algo chapa cinco e elas sabem disso, vamos tentar que as debilidades não estejam tão visíveis e vamos fazer disso as nossas forças”.

Capitãs sublinham qualidade
das equipas e da final

As duas capitãs das equipas finalistas começaram por ser questionadas sobre qual a adversária mais complicada. A benfiquista Sílvia Rebelo considerou, “talvez, a Bia Meio-Metro, por ser uma carracinha, sendo eu defesa. Jogadoras como ela estas jogadoras acabam por ser fundamentais nas outras equipas porque aproveitam as poucas oportunidades”.

Ao contrário, Dolores Silva, que pontuou com o facto de também ser habitualmente chamada à Seleção, preferiu “não vou referir nenhuma individualidade”. “O plantel do Benfica é recheado de jogadoras de grande qualidade. São jogadoras que são minhas colegas na Seleção e a equipa no seu todo tem excelentes jogadoras.

Para Sílvia, esta final reparte hipóteses por igual: “É 50/50. Se não estivermos motivadas aqui, não vamos estar o resto da época”. Dolores, por seu turno, acrescentou: “Acho que todas ambicionámos estar nestes momentos, nestes patamares, nestes palcos. Lutámos muito para estar aqui, vamos defrontar uma equipa de qualidade e ambos vamos entrar na força máxima”.

Por fim, a motivação para os adeptos assistirem ao espetáculo: “Convido todos os adeptos, principalmente os do Benfica, queremos fazer história. Tenho a certeza que vai ser um grande jogo de futebol”, referiu Sílvia Rebelo, concluindo Dolores Silva o encontro com a Imprensa: “Estamos a jogar pelos nossos clubes, mas também pelo futebol feminino”.

Em resposta aos seguidores
nas redes sociais da FPF

No final, houve duas respostas para outros tantos seguidores das redes sociais da FPF. Dolores Silva respondeu a Inês Rosa, que perguntou se o futuro do futebol feminino português pode ser sorridente: “Estamos a ultrapassar uma fase bonita, em que todos trabalhámos muito. Fomos apuradas para o Campeonato do Mundo, assistimos na Liga BPI ao recorde de adeptos num jogo de futebol feminino em Portugal e espero que se possa repetir um bom espetáculo e uma boa representatividade, mais uma prova de que o futebol feminino está a crescer”.

Por sua vez, Sílvia Rebelo respondeu a Leonor Queiroz, que pediu uma mensagem para os adeptos das duas equipas: “Qualquer jogo do futebol feminino é muito bom, venham ver esta final e mostrem que não é só o masculino que tem adeptos”.


;

Notícias