Seleção Sub-17 Feminina

Resultado inglório

Futebol Fem. - Sub-17

Portugal empata com a Alemanha (2-2) e não consegue apuramento para o Campeonato da Europa.

Mereciam mais. A Seleção Nacional feminina sub-17 empatou, esta quarta-feira, a dois golos com a congénere da Alemanha, falhando o acesso ao Campeonato da Europa da categoria. A partida foi relativa à 3.ª jornada do Grupo A3 da Ronda de Elite.

Num jogo que contou com muito apoio na Cidade do Futebol, Portugal esteve perto do apuramento, ao chegar a uma vantagem de 2-0, mas o empate a dois golos beneficiou a Alemanha (maior diferença de golos), que garantiu a qualificação para o Euro.

Quanto à partida, Portugal entrou muito forte e pressionante. Logo nos primeiros minutos, Leonete Maísa esteve perto de inaugurar o marcador. Aos 15', Lara Martins e Mafalda Mariano voltaram a incomodar Thea Farwick com dois remates a partir da esquerda. A Equipa das Quinas esteve mesmo muito próxima de marcar aos 22', com Inês Meninas a rematar perto do poste.

A Alemanha procurava reagir ao ímperto luso e chegou pela primeira vez com perigo aos 27, com Krüger a atirar por cima. O jogo entrou depois numa toada mais morna.

Aos 41', Lara Martins cruza e Neide Guedes faz o primeiro golo de cabeça. Perto do intervalo, Estrella González criou perigo junto da baliza de Thaís Lima.

Na segunda parte, Mafalda Mariano aumentou a contagem aos 53', no seguimento de um livre direto na meia esquerda do ataque português. Instantes depois, Leonie Schetter reduziu para 2-1 aos 56'. A Alemanha colocou-se por cima do jogo e conseguiu mesmo a igualdade, com Marina Scholz a bater Thaís Lima e a fazer o 2-2 (66').

Aos 73', Delice Boboy esteve muito perto de dar a volta ao marcador, mas o seu cabeceamento embateu na trave. Até ao final, Portugal tentou tudo para garantir a vitória e o respetivo apuramento, mas o resultado acabou por não alterar-se.

A fase final do Europeu realiza-se na Estónia, entre 14 e 26 maio. Recorde-se que Portugal já participou em dois Campeonatos da Europa, em 2014 e 2019.

Marisa Gomes, treinadora de Portugal, em discurso direto:
- “Fizemos um jogo muito bem conseguido, a Alemanha foi pouco à nossa baliza, mas, nas oportunidades que teve, mostrou que tem muita qualidade e é letal. Na segunda parte, fomos perdendo discernimento, mas o futebol é isto. Temos de estar orgulhosas do que as miúdas fizeram, pois esta equipa é muito especial. É uma geração que marcou 44 golos numa época, é uma equipa que perdeu apenas dois jogos e merecia estar na fase final. Não foi possível, mas estamos muito orgulhosos e o crescimento delas foi incrível. Na próxima vez certamente conseguiremos lá estar. Ainda estamos a crescer e, mesmo a ganhar 2-0, sentimos algum medo de ser felizes. Agora temos de continuar a trabalhar, ter ambição e de valorizar o percurso que fizemos”.

Inês Meninas, internacional portuguesa, em discurso direto:
-  “Tínhamos um objetivo que não foi conseguido, mas provámos que somos capazes de jogar este tipo de jogos. Fica a experiência para o futuro, a aprendizagem e a prova de que somos capazes de nos bater com estas grandes equipas. Somos uma seleção que tem crescido, podia ter dado para o nosso lado, mas não deu e temos de valorizar a experiência”.

FICHA DE JOGO

Ronda de Elite
Campeonato da Europa Feminino sub-17 2023
Grupo 3 da Liga A
3.ª jornada
Relvado 1 da Cidade do Futebol, em Oeiras

PORTUGAL 2-2  ALEMANHA (1-0 ao intervalo)

Árbitra: Deborah Bianchi (Itália)
Árbitras assistentes: Giulia Tempestilli (Itália) e Irmgard Van Meirvenne (Bélgica)
4.º árbitro: Caroline Lanssens (Bélgica)

Portugal: Thaís Lima, Sofia Machado, Inês Meninas, Érica Cancelinha, Leonete Maísa, Marta Gago (Ana Tomaz, 82'), Neide Guedes (Anna Luísa Marques, 66'), Mafalda Mariano - Cap., Luísa Brás (Rita Almeida, 75'), Iara Lobo e Lara Martins (Alice Reto, 75')
Suplentes não utilizadas: Adelaide Paredes, Filipa Ribeiro, Maria Luiza Gaspar, Rita Cunha e Maria Chaves 
Treinadora: Marisa Gomes
Golos: Neide Guedes (41') e Mafalda Mariano (53')
Disciplina: cartão amarelo a Sofia Machado (85')

Alemanha: Thea Farwick, Nadine Bitzer, Lisa Baum, Emily Wallrabenstein - Cap., Lilith Schmidt, Meline Krüger (Delice Boboy, 63'), Leonie Schetter (Merita Gashj, 88'), Estrella González, Maj Schneider (Laila Portella, 46'), Melina Walheim (Marina Scholz, 57') e Lina Backhaus
Suplentes não utilizadas: Pia Lucassen, Leni Wilenschek, Milena Röder e Emma Junold
Treinadora: Sabine Loderer
Golos: Leonie Schetter (56') e Marina Scholz (66')
Disciplina: cartão amarelo a Lilith Schmidt (12') e Boboy (90')


;

Notícias