Antevisões dos encontros dos quartos de final

Futsal - Taça de Portugal

Os treinadores fizeram a antevisão dos seus jogos desta quinta-feira

A25.ª edição da Taça de Portugal de Futsal Placard arranca esta quinta-feira, no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim, onde os oito emblemas irão disputar a Final Eight da prova.

SC Lusitânia, CD Nacional, SC Ferreira do Zêzere-Stand Amilcareis, AD Modicus Sandim, GCR Nun'Álvares, SC Braga/AAUM, SL Benfica e Sporting CP são os emblemas participantes na prova.

Para esta quarta-feira estão agendados os treinos oficiais das equipas. Os treinadores das respetivas formações abordaram, em declarações ao fpf.pt, a participação nesta prova e analisaram o adversário que vão enfrentar.

O primeiro jogo dos "quartos" colocará frente-a-frente CD Nacional e SC Ferreira do Zêzere, com o apito inicial marcado para as 11h00. 

José Aguiar, treinador do CD Nacional, em discurso direto:

“A equipa está, acima de tudo, orgulhosa de si mesmo e de alcançar este feito. Sabemos que temos o menor orçamento e menores condições de treino das oito equipas presentes nesta fase da competição, mas vamos ser certamente a equipa com maior garra, vontade e alegria dentro de campo. O objetivo passa por ganhar o jogo frente ao Ferreira do Zêzere, sabendo, naturalmente, do grau de dificuldade desse objetivo. Queremos demonstrar que o jogador madeirense tem qualidade e que nos podemos bater com qualquer equipa”

“Vamos ter pela frente um adversário muito forte, com jogadores com muita qualidade e excelente leitura de jogo, que inclusive já garantiu a manutenção da Liga Placard.”

“Nos jogos a eliminar a desconcentração e o erro tem uma penalização maior, pois não há margem como no Campeonato onde podemos corrigir os erros desse jogo nos jogos seguintes. Além do nível de concentração ter de estar sempre no máximo, é necessário ter um conjunto de jogadores com personalidade. Já encaramos nesta competição equipas com valores individuais superiores aos nossos, mas que conseguimos demonstrar que enquanto equipa, grupo de trabalho, estamos muito acima deles. É muito difícil ganhar a esta equipa do Nacional”

Miguel Ferreira, treinador do Ferreira do Zêzere, em discurso direto:

“A equipa está super motivada para disputar o que tanto ambicionamos. É um sonho estar aqui, vamos competir e tentar chegar o mais longe possível.

“O Nacional da Madeira, apesar de ser de divisão inferior, tem muitas qualidades e temos que estar ao nosso melhor nível para poder passar a eliminatória. Não será fácil, mas o foco está em ganhar o jogo e disputar a meia-final”

“O sucesso é fruto do trabalho. O fator sorte é, algumas vezes, também determinante, mas o principal é sem dúvida o nosso trabalho. E é esse o nosso foco diário”.

 

O segundo encontro dos "quartos" opõe AD Modicus e GCR Nun'Álvares, pelas 14h00.

Ricardo Ferreira, treinador do AD Modicus, em discurso direto:

“O Modicus é um clube com um número elevado de presenças na Final Eight da Taça de Portugal. Nesse sentido, é com grande orgulho que mais uma vez estamos nesta fase final desta competição. Estamos motivados e temos a ambição de chegar o mais longe possível e tentar igualar o feito de 2012, onde chegámos à final, apesar de sabermos que será extremamente difícil”

“O nosso adversário nos quartos de final é muito valoroso, bem trabalhado, organizado e com jogadores que desequilibram no 1x1. Teremos de ser muito disciplinados em termos táticos para não sermos surpreendidos”

“Neste tipo de prova a eliminar é importante os jogadores entenderem que o mais importante é ganhar porque, ao contrário do campeonato, que é uma prova de regularidade e há margem para errar, aqui não é assim. Se cometermos vários erros estamos mais perto de perder e ser eliminados. É importante interiorizar e encarar os quartos de final como se fosse a final. E conseguirmos ir avançando na prova temos de pensar jogo a jogo”

Hugo Oliveira, treinador do GCR Nun'Álvares, em discurso direto:

“A equipa tem estado a trabalhar muito bem. Temos um grupo muito forte e unido, que trabalha sempre no limite. Estamos numa espiral negativa de resultados no campeonato e queremos muito dar a volta por cima. A Final Eight será uma excelente oportunidade para voltarmos ao caminho certo. Queremos muito traduzir o domínio que temos tido em todos os jogos em vitórias”

“O objetivo será desfrutar muito desta competição, onde iremos defrontar os melhores de Portugal. Queremos muito chegar o mais longe possível, conscientes das dificuldades, mas conhecendo também as nossas virtudes. Iremos ser muito competitivos de certeza. O Nun’Álvares merece o melhor de cada um de nós e queremos muito dignificar o emblema que trazemos ao peito”

“Em relação ao jogo contra o Modicus, vamos procurar corrigir aquilo que aconteceu no último jogo. Será um jogo de grau de dificuldade elevado, mas estamos confiantes nas nossas capacidades, tanto coletivas, como individuais, e tudo faremos vencer o jogo”

“Este tipo de competição premeia a regularidade, a concentração em todos os momentos do jogo e onde o mínimo percalço pode custar muito caro, devido ao facto de ser a eliminar. Queremos continuar a escrever a nossa história”

 

Pelas 17h00 está marcado o duelo entre SL Benfica e SC Lusitânia

Mário Silva, treinador do SL Benfica, em discruso direto:

“O Sport Lisboa e Benfica, como Instituição centenária, e pela sua dimensão nacional e internacional, tem por obrigação estar presente em todas as finais de competições que disputa, e por dever ganhá-las. Naturalmente que temos consciência que chegaremos à Final Eight da Taça de Portugal com apenas sete treinos desde a alteração na equipa técnica, o que é manifestamente insuficiente para aquilo que ainda queremos e temos de crescer enquanto equipa. A reação tem sido positiva, e isso dá-nos garantias de melhores desempenhos no futuro próximo.

“A equipa do Lusitânia apresenta atualmente uma dinâmica de vitória que lhe permite abordar esta competição com mais confiança nas suas capacidades. Tem vários jogadores desequilibradores, que fazem do 1x1 ofensivo a sua maior arma, assim como experiência para poder gerir as emoções e os momentos do jogo nestas competições em fase concentrada. Teremos um adversário com bastante competência e organização pela frente, sabendo que a forma como impusermos o nosso jogo determinará o grau de exigência do jogo.”

“Neste tipo de competição, o detalhe na organização e a concentração e foco na tarefa de jogo costumam, regra geral, ser juízes da qualidade do desempenho das equipas. Aliado a isto, tratando-se de jogos a eliminar, existe uma carga emocional acrescida, que pode ser exacerbada caso não exista uma preparação prévia para controlo da mesma. Por último, os recursos humanos e materiais orientados para a recuperação dos atletas no pós-jogo, poderão também prestar um papel decisivo na performance em dias de jogo consecutivos”

Cláudio Martins, treinador do SC Lustiânia, em discurso direto:

“O nosso principal objetivo para esta competição já está cumprido pois tivemos o mérito de chegar a esta fase da competição. Agora vamos em busca de mais, mesmo sabendo que nos quartos de final defrontaremos uma das quatro melhores equipas da Europa. O nosso plantel está determinado em competir até ao final da partida pela passagem às meias-finais da prova rainha da nossa modalidade”

“O Sport Lisboa e Benfica é um adversário que dispensa apresentações: venceu a Taça da Liga, está na Final Four da UEFA Futsal Champions League e está na luta pela vitória nas restantes provas internas. Por isso esperamos um jogo deveras complicado no qual teremos que estar focados em todos os momentos e com um espírito de entreajuda excecional para conseguir a passagem na eliminatória”

“Para alcançar o sucesso neste tipo de competições, em que as eliminatórias se disputam apenas num jogo, creio que o mais importante é o grupo perceber que todos os momentos são determinantes e decisivos. Ao contrário duma prova por pontos em que nos é permitido ter um dia menos bom, em provas a eliminar não há essa margem de erro. A única forma de vencer este tipo de competições é ser excelente em todas as nossas ações e decisões”.

 

O último jogo do dia será entre Sporting CP e SC Braga/AAUM (21h00).

Nuno Dias, treinador do Sporting CP, em discurso direto:

“Sinto a equipa focada e preparada para atingir os nossos objetivos, que passam por ganhar todas as competições em que nos encontramos. Preparamo-nos essencialmente jogo a jogo e o primeiro adversário é o SC Braga, um adversário difícil, mas o nosso primeiro objetivo é ultrapassar os quartos de final para poder seguir em frente”

“O SC Braga é um adversário com muita qualidade, está a fazer um campeonato extraordinário, está em 2º lugar da liga a 3 jornadas do fim, já nos venceu esta época, parece-me que isso por si só já mostra as dificuldades que nos podem colocar. São jogos diferentes, a eliminar, e tudo fica decidido naqueles 40 minutos se não houver tempo extra. Será certamente um grande jogo”

“Quanto mais o jogo for equilibrado, mais os níveis de concentração importam. Temos de lutar em todos os lances como se fossem o lance decisivo para a vitória final. E como eu falo sempre, a eficácia, é dos aspetos mais importantes do jogo e quem for mais eficaz, quem for mais forte nos duelos individuais e quem tiver mais concentrado nos lances decisivos, vai sair vitorioso”

Joel Rocha, treinador do SC Braga/AAUM, em discurso direto:

“A equipa está preparada, motivada e consciente das suas qualidades e capacidades e também das dificuldades que nos esperam e queremos superar. O objetivo é superar a melhor versão competitiva de nós próprios, respeitar a nossa identidade e tudo fazer para procurar vencer o jogo dos quartos de final”

“O Sporting é uma equipa de muita qualidade coletiva, individual e estratégica, é muito consistente em todo o seu processo e é muito eficaz nos vários momentos do jogo”

“É fundamental ter a consciência que todos os segundos contam, que todas as bolas contam e que o equilíbrio entre as nossas expectativas e a realidade dos acontecimentos é que nos vai permitir estar 100% disciplinados, competitivos e focados no que controlamos: a nossa tarefa, as nossas ações e reações e os nossos comportamentos. O resultado... é consequência”


;

Notícias