Terceira vitória de Portugal prova talento de sobra

Seleção Sub-19

Comandados de Joaquim Milheiro venceram por 3-0, sob o olhar de Roberto Martínez

A Seleção sub-19 de Portugal venceu esta tarde a congénere da Croácia por 2-0, no terceiro jogo da Ronda de Elite, que antecede o Campeonato da Europa da categoria, somando a terceira vitória na fase e após ter conquistado, na partida anterior, uma vaga disponível na competição que se realizará em Malta, de 3 a 16 de julho.

Os golos foram apontados por Gustavo Sá (15’), Diego Moreira (54’) e Hugo Félix (77’), numa partida a cuja primeira parte assistiu Roberto Martínez, selecionador nacional da equipa A lusa, acompanhado por José Couceiro, vice-presidente da FPF. Uma tarde de festa, afinal, para os 2012 espectadores que estiveram presentes no Estádio Cidade de Barcelos.

Com o apuramento já garantido, Joaquim Milheiro aproveitou para rodar jogadores e operou oito alterações no onze, por comparação com a vitória frente à Chéquia. Assim, substituiu André Gomes (guarda-redes), Martim Marques, Dário Essugo, João Muniz, Youssef Chermiti, João Neves, Carlos Borges e Hugo Félix, entrando Diogo Pinto (guarda-redes), Nuno Félix, Samuel Justo, David Monteiro, António Ribeiro, Rodrigo Ribeiro, Afonso Moreira e Diego Moreira.

Samuel Justo, Rodrigo Ribeiro e Diego Moreira protagonizaram as primeiras tentativas de golo, mostrando que Portugal queria somar a terceira vitória nesta Ronda de Elite. Oportunidades que iam surgindo em catadupa, até que, aos 15 minutos, uma bola sobrou para Gustavo Sá, em pleno coração da área, que rematou em vólei e para fora do alcance do guardião Buljan.

A reação croata fez-se sentir apenas aos 24 minutos, num livre desde a esquerda do seu ataque, a bola é cabeceado ao poste por Tikvic e desviada para dentro das redes por Gajzler, mas o golo acabou anulado por fora-de-jogo. Já perto do intervalo, numa boa iniciativa de Rodrigo Ribeiro pela direita, este fez a bola sobrevoar toda a área e colocou-a milimetricamente à disposição de Afonso Moreira, mas a bola saiu ao lado.

Já com o segundo tempo a decorrer, Diego Moreira aumentou a vantagem, após passe de calcanhar de Rodrigo Ribeiro para o coração da área. Carlos Borges, Mateus e Martim Marques entraram a meio deste período, mas o jogo passou por uma fase de algum adormecimento. Até que, aos 77 minutos, Hugo Félix, que rendeu Diego Moreira, fugiu à defesa e, após tirar o guarda-redes do caminho, fez o terceiro golo.

Ficha de jogo
Ronda de Elite - Campeonato da Europa sub-19 2023
Grupo 4
3.ª jornada
Estádio Cidade de Barcelos

PORTUGAL 3-0 CROÁCIA (1-0 ao intervalo)
Árbitro: Robert Jones (ING).
Árbitros assistentes: Wade Smith (ING) e Konstantinos Nikolaidis (GRE).
4.º árbitro: Evangelos Manouchos (GRE).

Croácia: Buljan (GR), Gubijan, Katinic, Zivkoviv, Tikvic, Kukvic, Brajkovic (Soticek, 46’), Babic, Capan (Krivak, 29’), Rukavina (Bodetic, 82) e Gajzler (Antunovic, 65’).
Suplentes não utilizados: Sajko (GR), Dolonga, Matic e Topic.
Disciplina: cartões amarelos a Babic (50’), Krivac (74') e Gubijan (90+1').
Treinador: Josip Simunic.

Portugal: Diogo Pinto (GR), Gonçalo Esteves (Martim Marques, 62’), António Ribeiro, Gabriel Brás, David Monteiro, Samuel Justo (Dário Essugo, 84'), Nuno Félix, Sá (Mateus, 62’), Afonso Moreira (Carlos Borges, 62’), Rodrigo Ribeiro e Diego Moreira (Hugo Félix, 73’).
Suplentes não utilizados: André Gomes (GR), Martim Marques, Youssef Chermiti, João Neves, Carlos Borges, João Muniz e Mateus.
Golos: Gustavo Sá (15’), Diego Moreira (54) e Hugo Félix (77’)
Disciplina: cartões amarelos a Nuno Félix (45+2) e Samuel Justo (64’).
Treinador: Joaquim Milheiro.

“Aos meninos do IPO/Porto
que são fonte de inspiração”

Declarações, no final, do selecionador nacional, Joaquim Milheiro:

O jogo e as três vitórias na Ronda de Elite: “Sentimo-nos extremamente felizes pela conquista dos nove pontos, por termos uma equipa com qualidade de jogo, de intensidade elevada, com muita alma em todos os jogos. Hoje fizemos um conjunto de alterações e a equipa mostrou-se competente. Como treinador, sinto que tenho uma verdadeira equipa, com jogadores de qualidade e disponibilidade fantásticas, capazes de apresentar este elevado rendimento”.

Fase final do Europeu: “Somos exigentes connosco próprios para acrescentar sempre algo. O que temos de fazer é conseguir ser consistentes nestes desempenhos de elevado rendimento, manter os níveis de concentração elevados e isso conseguimos nestes três jogos. O que espero é conseguir catapultar estas três vitórias para apresentar um elevado rendimento em Malta. Na fase de Elite estivemos brilhantes, mas queremos mais”.

Declaração pessoal: “Quero agradecer à FPF pelas condições que nos cria para tão elevados desempenhos, aos clubes, às associações e ao público de Barcelos e Vizela, que nos deu uma energia grande. E também aos meninos do IPO/Porto, que são uma fonte de inspiração para fazermos mais e melhor”.


;
;
28 de Março 2023
Foto

Hernâni Pereira - FPF

Notícias