Portugal superior à Noruega na Póvoa de Varzim

Seleção Sub-21

Vitória por 3-0 frente à equipa nórdica em jogo de preparação.

A Seleção Nacional sub-21 bateu, esta terça-feira, a congénere da Noruega, por 3-0, no segundo e último ensaio deste estágio de preparação para o Campeonato da Europa. Após a vitória no primeiro encontro diante da Roménia, a Equipa das Quinas recebeu a formação norueguesa no Estádio Varzim SC, naquele que foi o seu último encontro antes do Europeu. 

ACOMPANHE AQUI AS INDICÊNCIAS DA PARTIDA 

Com o apoio de 5563 espectadores nas bancadas - entre os quais o Selecionador Nacional Roberto Martínez -, a primeira parte foi equilibrada e bem disputada, com ambas as formações a provarem que têm argumentos no seu jogo. Apesar das qualidades norueguesas, foi Portugal a ter mais bola e a conseguir materializar o ascendente que ia apresentando.

Após uma primeira meia-hora sem grandes ocasiões de golo, um remate de Fábio Vieira desviado por um adversário ainda fez algumas pessoas gritar "golo", embora a bola tivesse passado a rasar a barra. Contudo, os portugueses não tiveram que esperar muito mais para celebrar, dado que, na sequência do canto, Afonso Sousa aproveita uma bola perdida à entrada da área, enche o pé e aponta um golaço que colocou em êxtase o Estádio Varzim SC.

Após o golo, a Noruega subiu no terreno e aos 42' esboçou a reação, embora o remate tenha saído ao lado da baliza de Celton Biai. 

Na segunda parte, Portugal intensificou o controlo do jogo e a partida passava-se praticamente apenas no meio-campo ofensivo português, apesar de não se assistir a grandes oportunidades de golo. 

O marcador voltou a mexer, no entanto, ao minuto 66. Cruzamento de Vasco Sousa para a área noruguesa, Samuel Costa, em esforço, deixa o esférico à mercê de Vitinha, com o ponta-de-lança a atirar para o fundo das redes adversárias, apesar da tentativa de corte de um defesa norueguês. 

À entrada para a reta final, a Noruega podia ter chegado ao golo, mas Alexandre Penetra cortou com mestria. O resultado ficou sentenciado já perto do minuto 90, com um grande remate em jeito de André Almeida, dando mais cor à supremacia portuguesa.

Rui Jorge, Selecionador Nacional, em discurso direto:

"Na primeira parte não fomos tão agressivos como tínhamos de ser perante uma equipa organizada. Fomos lentos, foi um jogo aborrecido, normalmente esta equipa não faz jogos aborrecidos. Precisávamos de mais circulação. A segunda parte foi mais intensa, houve outra agressividade e isso foi o mais importante. Foi um jogo que não entusiasmou muita gente que aqui veio, tenho pena disso."

"Ficar com a baliza a zeros e não conceder golos é sempre positivo. Queremos que as pessoas estejam habituadas a mais da nossa equipa, fazemos questão disso."

"Dividimos tempo entre quase todos os jogadores. Mas a ideia era vê-los integrados em estruturas diferentes. Uns conhecemos há muito, outros conhecemos menos bem, por isso são importantes estes jogos."

Pedro Malheiro, jogador da Seleção Nacional, em discurso direto:

"Foi mais um excelente teste para o Europeu. Esta equipa da Noruega é mais forte do que a Roménia, mas estamos focados no que temos de fazer. Temos um grupo com qualidade e este jogo foi mais parecido com o que vamos encontrar no Europeu. É continuar a trabalhar."

"Integrei-me bem, receberam-me da melhor maneira e estou aqui para ajudar Portugal".

Nuno Tavares, jogador da Seleção Nacional, em discurso direto:

"A Noruega é uma equipa mais próxima das que vamos apanhar no Europeu, muito competitiva, mas na segunda parte impusemos o nosso jogo, com muito ritmo. Foi importante ganharmos e não sofrermos golos, para ganhar confiança."

"Cada jogador que aqui está tem muita qualidade, é muito difícil para o selecionador escolher."

Confira as principais informações do encontro:

FICHA DE JOGO
Jogo de preparação
Estádio Varzim SC

Árbitro: Ricardo de Burgos (Espanha)
Árbitros assistentes: Roberto Diaz Perez (Espanha) e Jon Nuñez (Espanha)
Quarto árbitro: Gustavo Correia (Portugal)

PORTUGAL 3-0  NORUEGA (1-0 ao intervalo)

PORTUGAL (11 inicial): Celton Biai, Tomás Esteves (Pedro Malheiro, int.), Alexandre Penetra, Tomás Araújo, Leonardo Lelo (Nuno Tavares, int.), Tiago Dantas (Samuel Costa, int.), Afonso Sousa (André Almeida, int.), Dani Silva (Vasco Sousa, int.), Fábio Vieira - Cap. (Francisco Conceição, int.), Pedro Neto (David Costa, int.) e Henrique Araújo (Vitinha, int.). 
Suplentes: Samuel Soares, Gonçalo Tabuaço, André Amaro e Fábio Silva.
Treinador: Rui Jorge
Golos: Afonso Sousa (33'), Vitinha (66') e André Almeida (90')
Disciplina: nada a registar.

NORUEGA (11 inicial): Kristoffer Klaesson, Sebastian Sebulonsen, Henrik Heggheim, Jesper Daland, Leo Hjelde (Markus Solbakken, 83'), Sivert Mannsverk (Osame Sahraoui, 83'), Joshua Kitolano (Daniel Karlsbakk, 64'), Johan Hove, Kristian Arnstad (David Wolfe, 64'), Erik Botheim - Cap. (Tobias Chistensen, 83') e Christos Zafeiris (Emil Ceide, 83').
Suplentes: Mads Christiansen, Hakon Evjen, Ole Kolskogen e Aaron Olsen.
Treinador: Leif Smerud
Golos: nada a registar.
Disciplina: cartão amarelo a Leo Hjelde (9') e a Sivert Mannsverk (60').


;

Notícias