Craques aderem à Bola Mágica

Saúde

Gonçalo Inácio, António Silva e seleção sub-20 brincam com crianças da Escola D.Carlos I.

Dezenas de crianças do Agrupamento de Escolas D. Carlos I, em Sintra, visitaram a Cidade do Futebol, no âmbito da “Bola Mágica”, projeto inserido no plano estratégico 2030 da Federação Portuguesa de Futebol.

Nesta iniciativa, as crianças puderam assistir ao treino da Seleção Nacional sub-20, a cumprir estágio de preparação.
Os sub-20 portugueses, no final do treino, organizaram-se e realizaram diversos jogos com os alunos, tornando a visita inesquecível.


Os jovens do concelho de Sintra tiveram ainda a oportunidade de conhecer, tirar fotografias e receber autógrafos dos craques da Seleção Nacional AA, António Silva e Gonçalo Inácio, que se encontravam na Cidade do Futebol a preparar o jogo frente ao Luxemburgo.


A visita realizou-se no âmbito do projeto “Bola Mágica” que tem como principais objetivos a promoção da atividade física e do desporto como elementos fundamentais para um estilo de vida saudável, contribuindo para a criação de hábitos de prática desportiva ao longo da vida e estabelecer a prioridade no desenvolvimento das habilidades iniciais, proporcionando às crianças uma escolha centrada na diversão.

Em declarações ao fpf.pt, o professor do Agrupamento de Escolas D. Carlos I, Rui Proença, realça a importância desta visita para as crianças: "uma experiência única, eles falaram disto a semana toda e acho que este é um momento que estas crianças vão guardar para sempre. Nós tentamos, e eu em especial como professor de educação física, cativá-los e trazê-los para o desporto, seja para o futebol, para o skate, para a ginástica ou para o que for, por ser um escape à rotina diária que eles têm, da escola, das regras, do acordar, do fazer os trabalhos de casa e o desporto é aquele momento em que eles conseguem descontrair, descomprimirem e gastarem as energias e em alguns casos levá-los para bons caminhos.

Este projeto da "Bola Mágica" pretende exatamente mostrar que através da atividade física conseguimos ter uma condição de saúde muito melhor, conseguimos crescer saudáveis, fazendo com que aproveitem de forma lúdica o desporto e mostrá-los o lado bom do desporto".

Quem também esteve presente neste dia, foi a Câmara Municipal de Sintra, que pela voz de Nuno Marques elogiou a iniciativa da FPF: "é algo inesquecível, que vai marcá-los para sempre, esta vinda à Cidade do Futebol, o assistir ao treino dos sub-20 e também as palavras e autógrafos do Gonçalo Inácio e António Silva que vieram aqui ter com as crianças. Ainda para mais num país do futebol, na Cidade do Futebol, mesmo quem não gosta não consegue passar indiferente a este dia, é de salutar esta iniciativa”.

Nuno Marques lembra ainda a importância do exercício físico: “há bem pouco tempo tivemos acesso aos resultados do Eurobarómetro relativamente aos índices de atividade física e desporto dos portugueses, e as conclusões não podiam ser mais preocupantes. Este barómetro coloca Portugal definitivamente no último lugar, o que não é nenhum motivo de orgulho, mas sim de alarme e isto é mais um passo para que as pessoas percebam a importância do exercício físico. Considero muitas vezes a perceção dos portugueses é que fazem desporto, mas depois não o fazem efetivamente e os dados demonstram isso mesmo. Os dados do "Bola Mágica" da Federação Portuguesa de Futebol, no qual fazemos parte com muito orgulho, ainda não são conhecidos, mas temos a certeza que vão contribuir exatamente para isso, o de melhorar a qualidade de vida destas crianças. Esta geração é o futuro".

A “Bola Mágica” é um projeto de dinamização da prática da atividade física da Federação Portuguesa de Futebol, inserido no plano “Futebol 2030, e está presente em 44 escolas, abrangendo mais de 1600 crianças.

Com esta iniciativa pretendemos atingir os Objetivos de Desevolvimento Sustentável:


;

Notícias