Seleção Sub-19 Futsal

Vitória expressiva a coroar a qualificação para o Europeu

Futsal - Sub-19

Portugal vence a Eslováquia por 9-0 no fecho das contas do Grupo 3 de qualificação.

Com presença já assegurada no Campeonato da Europa de Futsal sub-19, Portugal defrontou, este domingo, a Eslováquia, no Municipal de Fafe, para fechar as contas no Grupo 3 de qualificação.

Após triunfos frente à Bielorrúsia (9-0) e Kososo (7-4), os comandados por José Luís Mendes não perderam a oportunidade de abrilhantar a qualificação para o Campeonato da Europa e presentearam os muitos adeptos nas bancadas com um jogo cheio de talento e velocidade.

Ao minuto 3, o capitão da Equipa das Quinas, Lúcio Rocha, inaugurou o marcador. Um minuto depois, Diogo Silva, com um remate forte e certeiro, não deu hipóteses ao guardião das redes eslovacas e apontou o segundo golo para Portugal. Nos dois minutos seguintes, a Eslováquia tentava dominar a bola sem sair do meio campo. O terceiro golo surgiria na resposta de Portugal, furando a defesa fechada da Eslováquia. O jogo disputava-se há alguns minutos na metade do campo eslovaca, com Portugal a insistir para marcar, quando Bruno Maior apontou determinado e fez o golo, ao minuto 16, para êxtase das bancadas quase lotadas do Municipal de Fafe. Ao minuto 17, a Eslováquia consegue o primeiro ataque com perigo real para Portugal mas Guilherme Cintra defendeu com espetacularidade.

O golo quatro da Equipa das Quinas surge com assinatura do pivô Pedro Santos a um minuto e meio do fim da primeira parte fechando as contas dos primeiros vinte minutos da partida em 4x0.

No regresso do intervalo, a formação lusa não cedeu à segurança da qualificação já conseguida e manteve um foco em defender as cores de Portugal afirmando o inegável talento desta geração de atletas.

Aos dois minutos, Bruno Maior bisou. Aos seis minutos, Diogo Silva isolou-se e apontou o golo 6 da partida. A sete minutos do final da partida, chegou o momento de Andriy Dzyalochynskyy marcar o golo que procurou toda a partida. Após uma bola na trave de Tomás Colaço, no ressalto, Diogo Silva marca o seu terceiro golo na partida.

O público nas bancadas pedia “mais um” e Pedro Santos, no seguimento de uma jogada coletiva rápida e intensa, apontou o nono golo e fechou com mestria as contas do último jogo desta Ronda de Elite em 9x0.

Em entrevista no final da partida, Diogo Silva fez um balanço desta Ronda de Elite “fizemos um apuramento com muita qualidade, muita humildade. Fizemos o nosso trajeto, cumprimos os nossos objetivos. Agora temos trabalho pela frente para preparar o Europeu em setembro”. O ala que apontou 6 golos em três jogos confessou que “é sempre especial marcar por Portugal, não é o mais importante, mas fico muito feliz por marcar quando represento o meu país” e reafirmou a vontade da equipa em trazer o troféu para Portugal em setembro “temos claramente o objetivo de vencer o Europeu. Sabemos que temos qualidade para isso mas mantemos os pés assentes no chão. Vamos trabalhar muito até lá e assim, acredito, ninguém terá qualidade para nos ganhar.”

O Selecionador Nacional José Luís Mendes estava visivelmente satisfeito no final da partida “acabamos conforme começamos, com um jogo muito bem conseguido da nossa parte e o mesmo resultado. Os atletas fizeram um jogo fantástico, com um compromisso excelente, apesar de já estarmos apurados. Todos eles estão de parabéns por esta magnífica jornada. Não fizemos mais do que a nossa obrigação, somos Portugal, temos que estar sempre nestas fases decisivas e nas decisões, mas eles estão de parabéns porque foi realmente uma jornada muito boa, muito positiva. Saliento a competitividade de hoje, a atitude dos meus atletas. Não entregaram nada, sempre focados, extremamente competitivos e organizados. Estou muito agradado” e reiterou a vontade de vencer o Europeu “somos uma das seleções favoritas à vitória final, sem dúvida nenhuma. Mas até setembro temos muito trabalho pela frente. No próximo mês temos jogos de preparação com a Espanha e em junho vamos à Croácia, ao Torneio de Poreč que acontece no mesmo local que o Europeu. Já vamos ficar a conhecer o pavilhão o que pode ser uma vantagem. O nosso objetivo em setembro é lutar por um lugar na final e trazer uma medalha de cor diferente da que trouxemos no ano passado”.

O comandante da Seleção Nacional Sub-19 terminou agradecendo o apoio dos adeptos nas bancadas “o apoio dos portugueses é muito importante. Foi pena não termos materializado ainda mais oportunidades, muitas bolas bateram na trave e dos postes, mas acho que oferecemos um bom jogo a quem veio apoiar-nos. Muito obrigado a todos por terem vindo”.

A fase final do Campeonato da Europa que será disputada entre 3 e 10 de setembro na Croácia, na cidade de Poreč.

FICHA DE JOGO

PORTUGAL 9-0 ESLOVÁQUIA (4-0 ao intervalo)

RONDA DE APURAMENTO CAMPEONATO EUROPA UEFA SUB-19 FUTSAL 2022/23
Pavilhão MULTIUSOS DE FAFE

Árbitros: Trayan Enchev (BUL) e Valentin Ciuplea (WAL)
3.º árbitro: Telmen Undrakh (NOR)
Cronometrista: Filipe Gonçalo Santos Duarte (POR)

PORTUGAL (cinco inicial): Guilherme Cintra (guarda-redes), Bruno Maior, Lúcio Rocha (Capitão), Macedo, Pedro Santos
Jogaram ainda: Manuel Campos, Duarte Correia, Andriy Dzyalochynskyy, Pedro Marques, Tomás Colaço, Diogo Silva, Daniel Osuji (guarda-redes)
Treinador: José Luís Mendes
Golos (9): 1-0, por Lúcio Rocha (3’); 2-0, por Diogo Silva (4’); 3-0, por Bruno Maior (16’); 4-0, por Pedro Santos (19’); 5-0, por Bruno Maior (22’); 6-0, por Diogo Silva (26’); 7-0, por Andriy Dzyalochhynskyy (33, p.b.); 8-0, por Diogo Silva (35’); 9-0, por Pedro Santos (38’)

ESLOVÁQUIA (cinco inicial): Adrián Šimo (guarda-redes), Tobias Dolník, Matúš Hazda (capitão), Rodan Halász, Lukáš Nemček.
Jogaram ainda: Marián Horváth, Samuel Komárek, Matej Víglaš, Tomáš Bielik, Adrián Berky, Jakub Strapek
Suplentes não utilizados: Jakub Mikita
Treinador: Richard Bačo
 


;

Notícias