Entrega dos Certificados às Entidades Formadoras da AF Coimbra

FPF

O vice-presidente José Couceiro representou a FPF na sessão realizada no Hotel D. Inês

Promovida pela AF Coimbra, decorreu ao fim da tarde de sábado a entrega das placas e certificados às entidades formadoras futebol, futebol feminino, futsal e futsal feminino relativas à época 2021/2022.

Com forte a adesão por parte dos Clubes filiados na AF Coimbra, a cerimónia reuniu no Hotel D. Inês, em Coimbra, representantes de mais três dezenas de clubes, bem como Autarcas e representantes de várias Câmaras Municipais da região, nomeadamente, o Vereador do Desporto da CM Cantanhede, Adérito Machado, o Vereador do Desporto da CM Coimbra, Carlos Lopes, o Vereador do Desporto da CM O. Hospital, Nuno Ribeiro, a Vice Presidente da CM Penacova, Magda Rodrigues, o Vereador do Desporto da CM Soure, Gil Soares, o Chefe do Serviço Juventude e Desporto da CM Figueira da Foz, Nuno Rola e o Técnico da Divisão de Desporto da CM Lousã, Aurélio Gonçalves.

O Presidente da AF Coimbra, Horácio Antunes, o Presidente da AG da AF Coimbra, Braga da Cruz, os Vice presidentes da AF Coimbra, Gabriel Fernandes e Vítor Simões, o Vice Presidente da FPF, José Couceiro, o Diretor da FPF, Júlio Vieira, entre outras personalidades, participaram na sessão.

O Vice Presidente da FPF, José Couceiro elogiou o desempenho da AF Coimbra no processo de Certificação de Entidades formadoras , com 84 clubes em processo e uma taxa de certificação de 50 por cento, valores em evolução a curto prazo, pelo que a meta dos 100 por cento está perto de ser alcançada.

O processo de Certificação de Entidades Formadoras permite, salientou, o aumento da capacitação dos Clubes na oferta que proporcionam às "nossas crianças e aos nossos adolescentes, o que é essencial na formação de melhores atletas, dirigentes, adeptos e, principalmente, melhores cidadãos".

Na análise ao trabalho formativo desenvolvido em Portugal, o dirigente da FPFdefende um ritmo próprio para a formação, que não deve acelerar-se, sendo necessário promover, primeiro, a atividade física na pré-escola, o que torna o apoio das autarquias essencial num processo com benefícios claros: "um euro investido na atividade física representa uma poupança de 4 euros no Serviço Nacional de Saúde", sublinhou.

Couceiro, agradeceu aos Clubes, Autarquias, Sub-comissões distritais e a toda a estrutura nacional o contributo para a evolução "muito positiva" que se regista, com influência determinante do processo de Certificação de Entidades Formadoras.

Na intervenção que produziu o Presidente da AF Coimbra, Horácio Antunes mostrou-se determinado em prosseguir o desenvolvimento das modalidades, salientando a necessidade de cada vez existirem mais e melhores infraestruturas, tendo em conta os desafios que enfrentam os Clubes - a quem agradeceu - num tempo em que se reverifica a transformação evolutiva de todos os sectores da sociedade. As Autarquias, salientou o dirigente, têm desenvolvido um papel muito positivo no processo evolutivo dos Clubes e do desporto no seu todo, sendo centro "que ainda há trabalho a fazer". Ambiente positivo, responsabilidade e apoio médico são métricas que Horácio Antunes que defende como essenciais para a simbiose perfeita, nos clubes, entre atletas, estrutura e competição.

Clubes Certificados 2021/2022


Futebol masculino
4 estrelas
Académica OAF
Académica SF
Naval 1893
Clube Condeixa
União 1919

3 estrelas
Ançã FC
CD Lousanense
Esperança AC
FC O. Hospital
Ginásio Clube Figueirense
GR Vigor da Mocidade
Mocidade FC

2 estrelas
AD Poiares
AD Nogueirense
AR Casaense
CD Assafarge
CR Praia da Leirosa
UD Tocha

CBFF
AC Montemorense
CDR Penelense
CD Gambo
COJA Cl Op Jardim Alva
GD Pampilhosense
RC Brasfemes
Sanjoanense AC
Sporting Cl Povoense
UC Eirense

Futebol Feminino
3 estrelas
UR Cadima
CBFF
Clube Condeixa

Futsal Masculino
4 estrelas
CS São João

2 estrelas
Associação Granja Ulmeiro
CP Miranda do Corvo
CB Montemor o Velho

1 estrela
Clube Domus Nostra

CBFF
Academia Condeixa
CSCD Paleão Norte e Soure

Futsal Feminino
CBFF
ARCD Venda da Luísa


;

Notícias