Seleção Sub-19

"Quando tens jogadores comprometidos e inteligentes, tudo é mais fácil"

Seleção Sub-19

Declarações do selecionador Joaquim Milheiro após o apuramento de Portugal para o Europeu 2023

Declarações do selecionador Joaquim Milheiro, após a qualificação do combinado Sub-19 para o Europeu 2023, graças à vitória sobre a Chéquia, em jogo da Ronda de Elite, hoje disputado em Barcelos.

Estava à espera de adversário forte, mas conseguiu bom resultado. Com conseguir transmitir à equipa a segurança que se viu em campo?

"Isto vem de cultura de desenvolvimento de uma forma de jogar e relacionado com contexto de treino que criámos para eles interpretarem o jogo. Quando tens jogadores comprometidos e inteligentes, tudo se torna mais fácil e eles conseguiram ter essa concentração e o mérito de condicionar o adversário".

Qual a sensação de regressar ao Europeu Sub-19?

"Essas vitórias do passado são grande estímulo para o futuro. Ao longo destes anos, a FPF conseguiu criar uma cultura de vitória que cria contextos, relações para que depois conseguimos ter estes resultados. Como consequência, estamos em primeiro no ranking e queremos assumir essa liderança. Como me sinto? Extremamente feliz. Os jogadores são os grandes responsáveis pela qualificação, que se iniciou em novembro de 2018, quando nos começámos a preparar".

Liderança no ranking.

"Mais responsabilidade e um grande estímulo e temos de catapultar esse posicionamento e transformá-lo em energia, capacidade e confiança, num contexto de pressão sadia que faz os jogadores crescer. Conseguimos uma grande intensidade, a roçar a perfeição, mas os jogadores têm na cabeça que estamos na metade do nosso percurso, na metade do sonho. Queremos mais e queremos fazer história".

Título europeu?

"A seu tempo vamos refletir sobre isso. Vamos passo a passo para sermos competentes. Agora, é desfrutar e recuperar para terça-feira e fazer um jogo de qualidade [frente à Croácia]".


;