Seleção Sub-19 Futsal

Estamos no Europeu

Futsal - Sub-19

Vitória por 7-4 à Seleção do Kosovo garante a presença no Campeonato da Europa.

A Seleção Nacional de Futsal Sub-19 venceu esta tarde, por 7-4, a congénere do Kosovo, no segundo jogo da Ronda de Elite de apuramento para o Europeu que teve lugar no Pavilhão Multiusos de Fafe. Esta vitória carimba o passaporte da Equipa das Quinas rumo à Croácia.

A partida começou equilibrada, com trocas de bola rápidas e jogadas bem ensaiadas de ambas as equipas. A vontade de vencer era evidente na velocidade do jogo. Aos 4 minutos, Portugal sofre o primeiro golo, por intermédio de Blend Krasniqi. Com mais posse de bola e oportunidades criadas, o conjunto treinado por José Luís Mendes mostrava garra e determinação não deixando escapar nenhuma oportunidade para rematar à baliza mas a bola teimava em não entrar. Aos 15 minutos, Duarte Correia inaugura o marcador para Portugal e poucos segundos depois Andriy Dzyalochynskyy aponta o segundo numa jogada em que o pivô insistiu três vezes até conseguir encostar a bola à rede. A um minuto e quarenta e dois segundos do final do primeiro tempo, Pedro Santos recupera uma bola batida na trave e marca o terceiro para a Equipa das Quinas.

Mas as contas da primeira parte ainda não estavam fechadas e no último minuto Diogo Silva marcou o quarto golo e Tomás Colaço o quinto. Uma mão cheia de golos com apenas um de resposta ao intervalo.

A Seleção do Kosovo entrou na segunda parte decidida a dar a volta ao resultado mas a formação portuguesa provou não querer deixar fugir a oportunidade de garantir já hoje o apuramento para o europeu.

Aos 3 minutos, Blend Krasniqi bisou apontando o segundo golo para o Kosovo. Na resposta, Portugal lançou à trave mostrando algumas dificuldades na finalização. Pedro Santos, inspirado, apontou o seu segundo golo da partida, aumentando a diferença no marcador aos 7 minutos. Após uma pausa técnica, Elton Demaj marcou aos 11 minutos e Meris Maliqi aos 13minutos. O resultado 6-4 criou desconforto e dois minutos depois, no culminar de jogadas de ataque sem sucesso, Macedo mostrou inspiração e marcou o golo 7 para Portugal.

A partida terminaria assim com 7x4 no marcador.

Em entrevista no final da partida, José Luís Mendes mostrou-se satisfeito com o apuramento para o Campeonato da Europa “O principal objetivo está cumprido, estamos apurados para o Campeonato da Europa. Temos mais um jogo com a Eslováquia no domingo que é para ganhar e para jogar melhor do que jogamos hoje. Não foi um jogo bem conseguido da nossa parte, não nos conseguimos adaptar, na maior parte das vezes, à forma de jogar do Kosovo e enveredamos muitas vezes pelo jogo que eles queriam. Fomos algo precipitados nas nossas jogadas de ataque, perdemos algumas bolas que permitiram as transições deles, e foi aí que eles criaram algum perigo. Independentemente disso, a vitória é justa, tivemos um volume de ataque muito superior, muitas oportunidades de golo que não finalizamos da melhor maneira, mas o objetivo está cumprido. Estamos no Europeu da Croácia! Este grupo merece!” Apesar do Apuramento estar garantido o Selecionador Nacional quer “sair no domingo com mais uma vitória, mais três pontos e uma exibição mais agradável para fechar esta ronda de elite em beleza“.  

O capitão Lúcio Rocha não escondeu a felicidade “é um sentimento inexplicável saber que estamos apurados para o Europeu. Estes jogadores são muito especiais para mim, jogamos juntos há muitos anos, somos muito unidos. Se algo corre mal, estamos sempre prontos a apoiar-nos uns aos outros e essa união e amizade fazem a diferença. O nosso objetivo é ganhar tudo e trazer o troféu para Portugal”.

A Equipa das Quinas fecha a Ronda de Elite de acesso ao Campeonato da Europa este domingo, pelas 17h00, frente à seleção da Eslováquia, no Pavilhão Multiusos de Fafe. 

FICHA DE JOGO
Ronda de Elite
Pavilhão Multiusos de Fafe

Árbitros: Valentin Ciuplea e Aleš Mocnik Peric
3.º árbitro: Telmen Undrakh
Cronometrista: Filipe Duarte

PORTUGAL 7-4 KOSOVO (5-1 ao intervalo)

PORTUGAL (cinco inicial): Daniel Osuji, Manuel Campos, Lúcio Rocha (Cap.), Macedo e Pedro Santos
Suplentes: Guilherme Cintra, Duarte Correia, Andriy Dzyalochynskyy, Bruno Maior, Pedro Marques, Tomás Colaço e Diogo Silva
Treinador: José Luís Mendes
Golos: Duarte Correia (16'), Andriy Dzyalochynskyy (16'), Pedro Santos (19' e 27'), Diogo Silva (20'), Tomás Colaço (20') e Macedo (36')
Disciplina: sem incidências.

KOSOVO (cinco inicial): Blend Bajraktari, Ideal Abdullahu, Elton Demaj, Jetnor Kabashi e Blend Krasniqi 
Suplentes: Drilon Zeqir, Olt Shala, Albion Murturi, Odi Mehmeti, Jon Krasniqi (Cap.), Altin Bytyqi e Meris Maliqi 
Treinador: Suad Keçi
Golos: Blend Krasniqi (5' e 23'), Elton Demaj (31') e Meris Maliqi (34')
Disciplina: sem incidências.

Programa da Seleção

25 de março de 2023 | sábado
18h30: treino no Pavilhão Multiusos de Fafe

26 de março de 2023 | domingo
17h00: JOGO - PORTUGAL x ESLOVÁQUIA (Pavilhão Multiusos de Fafe)


;

Notícias