Seleção Sub-21

Rui Jorge: "os jogadores têm-se mostrado empenhados"

Seleção Sub-21

A Equipa das Quinas defronta a Roménia esta sexta-feira.

Veja aqui as melhores imagens do estágio até ao momento.

A Seleção Nacional de Sub-21 treinou, no final da tarde desta quinta-feira, no Steaua Stadium, em Bucareste, palco do encontro de preparação diante da congénere romena, agendado para as 17h00 desta sexta-feira (hora de Portugal Continental).

Na sessão de trabalhos, o grupo esteve todo à disposição de Rui Jorge, à exceção de André Amaro, a contas com uma entorse do tornozelo direito e que estará de fora no jogo desta sexta-feira. 

Antes do treino, o Selecionador Nacional Rui Jorge falou ao Canal 11 e fez a antevisão da partida. O técnico começou por salientar a postura positiva que tem encontrado por parte dos seus atletas. "São os primeiros dias depois de muito tempo de ausência. Tem corrido bem, os jogadores têm-se mostrado empenhados, recetivos às nossas ideias", disse.

Sobre o encontro desta sexta-feira, o técnico revelou ainda que fará algumas experiências. "Em jogos particulares podemo-nos dar ao luxo de experimentar coisas novas sem correr o risco de os pontos nos fazerem falta. Temos uma margem maior para testar e também é o que vamos fazer neste jogo", referiu.

Rui Jorge espera um bom duelo diante da congénere romena e refere as principais diferenças no estilo de jogo das duas equipas que Portugal vai enfrentar neste estágio. "São adversários diferentes. Acho que a Noruega tem um jogo mais parecido com o nosso, um jogo mais curto, com bola no pé. A Roménia é forte a sair no ataque rápido. Por isso, é isso que eu espero neste jogo, num excelente estádio, com um excelente relvado, esperemos que com um grande ambiente também, para que seja um bom teste para nós", considerou.

Numa convocatória que agrega jogadores mais experientes e outros com menos vivências neste escalão, o Selecionador Nacional considera que o importante é que a equipa entre em campo e consiga exibir-se de forma coletiva ao seu melhor nível. "Há um grupo de jogadores com mais experiência no escalão do que outros. É nesse misto de maior e menor experiência aqui connosco que vamos desenvolvendo o que queremos para a nossa equipa. O que nós tentamos é que dentro de campo consigam equilibrar-se naquilo que é a ideia de jogo, pensarem todos da mesma forma e disputarem o jogo com a qualidade que normalmente metemos em campo", destacou.

O treinador da Equipa das Quinas relembrou ainda o que deseja para a equipa cada vez que esta entre em campo: que a equipa se apresente com qualidade, mas também com valores por onde quer que passe. "A nossa preocupação é que os jogadores deixem sempre uma boa imagem, que pratiquem bom futebol e tenham uma boa postura. Não consigo colocar a classe que devemos ter de parte. Quero que joguem bem, quero que demonstrem a qualidade que têm e que o jogador português tem e que tenham a postura que devemos ter. Tem sido assim ao longo destes onze anos. As pessoas devem orgulhar-se, e quero que se orgulhem, da forma como eles estão em campo: respeitando o adversário e colocando toda a sua qualidade em campo", declarou.

As mudanças no setor defensivo, fruto de algumas ausências forçadas na convocatória, serão uma realidade, em comparação com os jogos mais recentes. "É uma realidade, será o setor onde mais jogadores com menos tempo connosco vamos ter em campo. É a realidade deste espaço de Seleção Nacional Sub-21. Tentamos prevenir essa situação, o trabalho que fazemos é sempre com uma perspetiva futura e andamos a trabalhar nisto há quatro anos nesta geração. Vamos continuar, independentemente de nos faltar o [Tiago] Djaló, o João [Mário]. Vamos continuar a trabalhar e a dar oportunidades. Eu digo sempre isto: não está o [Tiago] Djaló, não está o [Gonçalo] Inácio, não está o António [Silva], é a hipótese do [André] Amaro, do [Tomás] Araújo e do [Alexandre] Penetra de jogarem", relembrou.

Recorde-se que os comandados de Rui Jorge, após esta partida diante da Roménia, regressarão, no sábado, à Póvoa de Varzim, para realizar um segundo encontro de preparação. Desta feita, o adversário será a Noruega, a 28 de março, no Estádio Varzim SC (19h00). 

Eis a lista atualizada: 

Guarda-redes: Gonçalo Tabuaço (B SAD) e Samuel Soares (SL Benfica)

Defesas: Alexandre Penetra (FC Famalicão), André Amaro (Vitória SC), Leonardo Lelo (Casa Pia AC), Nuno Tavares (Olympique de Marseille), Pedro Malheiro (Boavista FC), Tomás Esteves (Pisa 1909) e Tomás Araújo (Gil Vicente)

Médios: Afonso Sousa (Lech Poznan), Daniel Silva (Vitória SC), David Costa (RC Lens), André Almeida (Valencia CF), Fábio Vieira (Arsenal FC), Vasco Sousa (FC Porto), Samuel Costa (UD Almeria) e Tiago Dantas (PAOK).

Avançados: Fábio Silva (PSV Eindhoven), Francisco Conceição (Ajax), Henrique Araújo (Watford FC), Pedro Neto (Wolverhampton Wanderers) e Vítor Oliveira (Olympique Marseille)

MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES


;

Notícias