Seleção Sub-19 Futsal

Goleada sobre a Bielorrússia na estreia

Futsal - Sub-19

Portugal iniciou com o pé direito a Ronda de Elite de acesso ao Euro-2023 de Futsal Sub-19

A Seleção Nacional de Futsal Sub-19 venceu esta tarde, por 9-0, a congénere da Bielorrússia, no primeiro jogo da Ronda de Elite de apuramento para o Europeu que teve lugar no Pavilhão Multiusos de Fafe.

Portugal entrou decidido a ganhar. A formação orientada por José Luís Mendes demonstrou desde cedo que era superior e foi controlando todas as incidências da partida. Aos 3 minutos Macedo inaugurava o marcador para Portugal. A Bielorrússia respondeu e tentou o empate mas Guilherme Cintra defendeu com segurança. Aos 6 minutos uma jogada coletiva de Portugal permitiu a Diogo Silva marcar o segundo golo para Portugal. Poucos segundos depois, Diogo Silva bisava. A história do jogo começava a escrever-se de forma clara, e aos 9 minutos Macedo apontava o 0x4 para Portugal.

Numa primeira parte de sentido único, a chuva de golos continuou. Macedo voltou a marcar aos 14 minutos e após uma pausa técnica Pedro Marques (18’) também mostrou mestria apontando o sexto para a equipa das quinas fechando o resultado ao intervalo.

A segunda parte teve menos golos mas o talento coletivo português continuou evidente. O capitão Lúcio Rocha marcou aos 3’ e pouco depois Macedo acertou na trave. Poucos minutos depois e após alguns lances não concretizados Pedro Marques (7’) bisava. O ala voltaria a marcar fechando a 11 segundos do final as contas do jogo. Nove golos sem resposta para Portugal que inicia assim de forma auspiciosa esta Ronda de Elite. 

Recorde-se que a Equipa das Quinas tem ainda dois jogos para disputar desta Ronda de Elite de acesso ao Campeonato da Europa. Portugal vai enfrentar o Kosovo amanhã (24 de março) pelas 19h00 e a seleção da Eslováquia, este domingo (26 de março) pelas 17h00, no Grupo 3. Todos os jogos serão disputados no Pavilhão Multiusos de Fafe. Apenas os vencedores dos grupos marcarão presença na fase final, que será disputada entre 3 e 10 de setembro na Croácia, na cidade de Poreč.

Em entrevista no final da partida, José Luís Mendes mostrou-se muito satisfeito com o resultado e com a atitude da equipa “Acho que fizemos um jogo muito bem conseguido, com uma vitória inequívoca. O jogo foi de sentido único. A Bielorrússia criou-nos problemas com o jogo direto, mais instável, uma ou outra bola que nos criou algumas dificuldades mas os nossos miúdos tiveram um comportamento e atitude fantásticos. Construímos um resultado extremamente volumoso mas que, na minha opinião peca por escasso. Foi o primeiro jogo, são três pontos dos nove que queremos para ficarmos qualificados para o Campeonato da Europa na Croácia e é com esse objetivo que estamos a trabalhar”. O Selecionador referiu ainda a dificuldade na preparação deste jogo “a Equipa sai ainda mais motivada com esta vitória. Não tivemos acesso a jogos de preparação da Bielorrússia por isso conhecíamos mal o adversário. Nem sabíamos se tinham feito jogos de preparação com esta geração de jogadores. A preparação foi feita com base no trabalho da Seleção A porque o treinador é o mesmo. Acho que acabamos por conseguir fazê-lo bem porque fizemos um excelente jogo, estamos de parabéns, mas os pés estão bem assentes no chão. Amanhã, temos um jogo que eu acho que será decisivo. O Kosovo ganhou à Eslováquia, se amanhã conseguirmos a vitória, estamos apurados e vamos com todo o gosto ao Europeu na Croácia”.

Bruno Maior destacou a união da equipa e a felicidade de defender as cores de Portugal “Estamos há duas semanas a preparar este momento. O resultado é muito positivo. Destaco a união do grupo, a vontade e a felicidade de jogar. Estamos no bom caminho. Só temos que continuar humildes e focados no próximo jogo”.  

FICHA DE JOGO

BIELORRÚSSIA 0 - 9 PORTUGAL (0-6 ao intervalo)

RONDA DE APURAMENTO CAMPEONATO EUROPA UEFA SUB-19 FUTSAL 2022/23
Pavilhão MULTIUSOS DE FAFE

Árbitros: Aleš Mocnik Peric (SVN) e Trayan Enchev (BUL)
3.º árbitro: Valentin Ciuplea (WAL)
Cronometrista: Filipe Duarte (POR)

BIELORRÚSSIA (cinco inicial): Hleb Shchupachonak (guarda-redes), Maksim Schasny (Capitão), Uladzislau Bashlayeu, Daniil Astafyeu, Ruslan Dziazhynski
Jogaram ainda: Vitali Khvesko (guarda-redes), Makar Babrouski, Tsimafei Karpuk, Mikita Dzmitryieu, Matsvei Losik, Ivan Barkun, Aliaksei Uznavenka
Treinador: Aleksandr Chernik
Disciplina: sem incidências.

PORTUGAL (cinco inicial): Guilherme Cintra (guarda-redes), Bruno Maior, Lúcio Rocha (Capitão), Macedo, Pedro Santos
Jogaram ainda: Daniel Osuji (guarda-redes), Duarte Correia, Andriy Dzyalochynskyy, Manuel Campos, Pedro Marques, Tomás Colaço e Diogo Silva.
Treinador: José Luís Mendes
Golos (9): Macedo( 3', 6' e 15'), Diogo Silva (6'e 7'), Pedro Marques (19', 27' e 39') , Lúcio Rocha (23').
Disciplina: sem incidências.

Eis o restante programa da Equipa das Quinas:

24 de março de 2023 | sexta-feira
19h00: JOGO - PORTUGAL x KOSOVO (Pavilhão Multiusos de Fafe)

25 de março de 2023 | sábado
18h30: treino no Pavilhão Multiusos de Fafe

26 de março de 2023 | domingo
17h00: JOGO - PORTUGAL x ESLOVÁQUIA (Pavilhão Multiusos de Fafe)

 


;
;
23 de Março 2023
Foto

FPF / André Sanano

Notícias