Conferência final do projeto GOALS

Ambiente

Evento na Polónia no âmbito do congresso anual da Associação Europeia de Estádios.

Realizou-se esta quarta-feira, 23 de março, a conferência final do projeto de sustentabilidade GOALS, no qual a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) está envolvida com parceiros internacionais desde janeiro de 2021. Este evento decorreu no âmbito da cimeira anual da ESSMA (associação europeia de estádios), que teve lugar em Varsóvia, capital da Polónia, durante os últimos dois dias.

Francisca Araújo, diretora da Unidade de Intervenção Social da FPF, apresentou o trabalho levado a cabo junto de clubes e da própria federação ao longo deste tempo, sublinhando o objetivo final de conseguir a certificação da Cidade do Futebol com a norma ISO 14001, que define critérios relacionados com ambiente, sustentabilidade e alterações climáticas.  

O projeto GOALS tem como objetivo ajudar as organizações ligadas ao futebol a melhorarem os seus procedimentos ambientais. A iniciativa é cofinanciada pelo projeto Erasmus+, da União Europeia, e a FPF é uma das três federações internacionais envolvidas. As outras são a romena e a kosovar, juntando-se-lhes o Real Bétis, a Universidade de Sant'Anna (Itália, lider de projeto) e a já citada ESSMA.

Na conferência desta terça-feira foi ainda apresentada a todos os parceiros uma ferramenta eletrónica criada no âmbito deste projeto e que visa medir a pegada ambiental de instituições e eventos futebolísticos. A ideia é que a ferramenta - a apresentar publicamente nos próximos dias - possa ser utilizada em toda a Europa, a fim de melhorar as práticas de todos os envolvidos no fenómeno.

Na segunda-feira, 22, já na Polónia, os vários parceiros do GOALS prepararam a conferência e acertaram os detalhes para a fase final do projeto, que termina a 30 de junho.

Responsabilidade social

A participação da FPF no projeto europeu GOALS insere-se na política de atuação da Federação Portuguesa de Futebol, que promove sempre a obediência aos mais elevados padrões éticos, sociais e de responsabilidade ambiental, procurando diminuir o impacto do futebol e de toda a atividade da FPF no meio ambiente, sempre na defesa de um planeta melhor.

Nesse sentido, a Federação tem dado passos importantes e inovadores, nos quais se destaca a utilização de painéis solares na Cidade do Futebol, para produção de águas quentes sanitárias e de água filtrada, através de um complexo sistema de equipamentos de purificação. O sistema de iluminação está a ser progressivamente substituído por lâmpadas LED, há reciclagem de lixo, aproveitamento de sobras de comida, renovação da maquinaria com aparelhos elétricos e os produtos para tratamento dos relvados tendem a ter cada vez maior percentagem de compostos orgânicos. Tem sido igualmente reforçado o número de carregadores de veículos elétricos. Estas são algumas das ações levadas a cabo para tornar a Cidade do Futebol sustentável e amiga do ambiente.

Com esta iniciativa pretendemos atingir os Objetivos de Desevolvimento Sustentável:

 


;