Seleção A Futsal Feminino

Portugal garante presença no pódio

Futsal Fem. - Seleção A

Vitória por 12-0 frente à Hungria deixa a Equipa das Quinas no 3.º lugar do Europeu.

A Seleção Nacional Feminina A de Futsal garantiu, este domingo, o terceiro lugar no Campeonato da Europa de 2023, ao vencer por 12-0 a sua congénere da Hungria, num jogo disputado na Fönix Arena, em Debrecen.

Depois da derrota diante da Espanha, na meia-final disputada sexta-feira, Portugal entrou com pressa de marcar frente à Hungria, e construiu uma goleada tão vistosa quanto amarga, devido à consciência de que tinha qualidade para ir além do terceiro lugar.

Com uma pressão asfixiante sobre a seleção húngara, e com transições rápidas, a Equipa das Quinas obrigou as adversárias a cometerem muitos erros e, logo no primeiro, Gabriella Kota colocou a bola na própria baliza, no segundo minuto da partida.

A vantagem madrugadora, e o apoio dos adeptos portugueses nas bancadas, embalaram Portugal para uma verdadeira ‘chuva’ de golos. E para todos os gostos: a pivô Carla Vanessa marcou de penálti aos dez minutos e voltou a faturar aos 19 e aos 38, tornando-se na melhor marcadora da prova, antes do jogo da final entre Ucrânia e Espanha.

Carol bisou (25 e aos 26 minutos), numa altura em que a Hungria procurava o contra-ataque, e ainda marcaram pela armada lusa Sara Ferreira (13'), Lídia Moreira (21'), Fifó  (30'), Janice (32') e Pisko (35').

O golo de Janice, um 'chapéu' primoroso, seria o momento mais alto de um jogo em Cátia Morgado somou a sua centésima internacionalização AA.

Espanha tricampeã europeia
Após o triunfo da  Equipa das Quinas, a seleção espanhola defrontou a Ucrânia na Final do Europeu e sagrou-se tricampeã europeia, ao vencer por  5-1. Peque, no primeiro minuto, de penálti, Babeko, aos 11, na própria baliza, Ale de Paz, aos 20, Irene Samper, aos 21, e Dani, aos 37, marcaram para as espanholas, enquanto Shulha, aos 36, apontou o único golo das ucranianas.

A Espanha revalida, assim, os títulos de 2019 e 2022, então conquistados em finais com Portugal, que bateu por 4-0 (na edição inaugural) e por 4-1, nos penáltis, depois de 3-3 no final do prolongamento (na segunda edição), em Gondomar.  

FICHA DE JOGO 

EURO 2023 de Futsal Feminino - Jogo de atribuição do 3.º lugar
Fönix Arena, Debrecen (Hungria)

Primeiro árbitro: Özlem Tursun (Turquia)
Segundo árbitro: Dominykas Norkus (Lituânia)
Terceiro árbitro: Daniele D'Adamo (San Marino)
Cronometrista: Mariia Glekova (Israel)

HUNGRIA - PORTUGAL (0-4 ao intervalo)

HUNGRIA (Cinco inicial): Lilla Torma, Skalzai, Rebeka Fabián, Zsuzsanna Folk, Gabriella Kota.
Suplentes utilizadas: Annamária Hargas, Diana Fülöp, Nóra Tóth, Bigitta Gruber, Katalin Üveges, Petra Krascsenics, Viktória Horváth, Adél Varga (Cap.) e Fruzsina Koch.
Treinador: Tamá Frank
Golos: nada a assinalar
Disciplina: amarelo mostrado a Kota (28) e Uveges (38).

PORTUGAL (Cinco inicial): Ana Catarina (GR), Inês Fernandes, Fifó, Janice Silva e Sara Ferreira.
Suplentes utilizadas: Marta Costa (GR), Inês Matos, Carla Vanessa, Cátia Morgado, Ana Azevedo - Cap., Pisko, Carol, Raquel Santos e Lídia Moreira. 
Treinador: Luís Conceição
Golos: 0-1 Gabriella Kota (2'), 0-2 Carla Vanessa de g.p. (10'), 0-3 por Sara Ferreira (13'), 0-4 Carla Vanessa (19'); 0-5 Lídia Moreira (21'); 0-6 Carol (25'); 0-7 Carol (26'); 0-8 Fifó (28'), 0-9 (30'), 0-10 Janice (32'); 0-11 Pisko (35'), 0-12' Carla Vanessa (38')
Disciplina: amarelo mostrado a Carol (19')

 


;
;
19 de Março 2023
Foto

FPF/Hernâni Pereira

Notícias