Uma década de sucesso(s)

Futebol Praia - Seleção A

Mário Narciso completou dez anos como Selecionador Nacional de Futebol de Praia.

Decorria o dia 6 de fevereiro de 2013 quando Portugal ficava a conhecer a constituição da nova equipa técnica da Seleção Nacional de Futebol de Praia. Mário Narciso era apontado como novo timoneiro, substituindo José Miguel Mateus no cargo.

No momento da sua chegada, o então novo Selecionador Nacional revelava sentir um "grande orgulho" pelo convite e pela possibilidade de representar o seu país, ao mesmo tempo que elogiava o trabalho do seu antecessor. Não escondia a satisfação e revelava uma enorme vontade de realizar grandes conquistas que enobrecessem a modalidade e a Equipa das Quinas.

Um balanço positivo

Neste décimo aniversário de Quinas ao peito, Mário Narciso faz um balanço geral muito positivo. "Os resultados falam por si. Nestes dez anos ganhámos muita coisa. Além dos torneios oficiais, vencemos muitos títulos não oficiais e que também em muito ajudaram a prestigiar a nossa Seleção Nacional. Todas as conquistas que fomos tendo ao longo destes dez anos possibilitaram uma maior ligação dos portugueses com esta equipa - e que foi bem visível em 2015 - e ajudaram à visibilidade da nossa Seleção no estrangeiro. Não é por acaso que tivemos mais dois jogadores a serem considerados os melhores do mundo, o Jordan Santos e agora o Bê Martins, além do Madjer, claro. Foram momentos muito bons ao longo destes dez anos, tenho sido muito feliz e agora é darmos continuidade", disse.

Palmarés rechado

Passada esta década, o saldo é francamente positivo. É incontornável falar-se dos dois títulos de campeão mundial FIFA - em 2015, em Espinho e em 2019, no Paraguai -, as páginas mais bonitas da História do Futebol de Praia em Portugal. Contudo, não foram estes os únicos momentos em que o palmarés foi alargado. A estas duas conquistas juntam-se quatro ligas europeias - três delas consecutivas entre 2019 e 2021 -, três mundialitos, a medalha de ouro nos Jogos Europeus, entre muitos outros troféus nos vários torneios disputados ao longo destes anos.

Contudo, vencer troféus não é tudo, pois também há que dar mérito a quando se atingem as decisões. Mário Narciso trouxe consigo um ADN de vencedor, mas nem sempre se ganha. Eis todas as finais oficiais disputadas pelo Selecionador Nacional:

Data Competição Local Resultado
11/09/22 Liga Europeia Cagliari, Itália  Portugal 5-6 Suíça
12/09/21 Liga Europeia Figueira da Foz, Portugal Portugal 7-4 Bielorrússia
06/09/20 Liga Europeia Nazaré, Portugal Portugal 5-4 Suíça
01/12/19 Mundial Assunção, Paraguai Portugal 6-4 Itália
08/09/19 Liga Europeia Figueira da Foz, Portugal Portugal 4-2 Rússia
29/06/19 Jogos Europeus Minsk, Bielorrússia Portugal 8-3 Espanha
04/11/17 Taça Intercontinental Dubai, EAU Brasil 2-0 Portugal
17/09/17 Liga Europeia Terracina, Itália Rússia 3-1 Portugal
28/08/16 Superfinal Europeia Catânia, Itália Ucrânia 2-1 Portugal
23/08/15 Superfinal Europeia Parnu, Estónia Portugal 5-4 Ucrânia
19/07/15 Mundial Espinho, Portugal Portugal 5-3 Taiti
11/08/13 Superfinal Europeia Torredembarra, Espanha Rússia 8-3 Portugal

O técnico não esconde que o primeiro Mundial conquistado em Portugal foi especial. "O primeiro Campeonato do Mundo, em Espinho, foi a conquista mais saborosa. Nunca vi tanto entusiasmo pelo futebol de praia como nesse Mundial. Ficámos num hotel perto da praia, onde se via perfeitamente o estádio, das janelas do hotel. Quando tínhamos jogos às 15h00 ou às 16h00, íamos à janela às 07h00 e já havia filas de pessoas para conseguirem entrar no recinto. Foi uma coisa impressionante. O carinho das pessoas foi espectacular e aí eu pude apreciar e verificar a força que o futebol de praia tinha perante as pessoas", realçou.

A título individual, Mário Narciso foi ainda eleito como o melhor Treinador do Mundo em 2015 e 2016. 

Companheiros de viagem

Luís Bilro e Tiago Reis têm sido verdadeiros companheiros de viagem nesta epopeia brilhante de Quinas ao peito. Mário Narciso considera-se um homem de sorte por ter "não um, mas dois braços direitos" e agradece o companheirismo e dedicação de ambos. "Têm muita importância nesta caminhada. Quando tenho dúvidas, é a eles que recorro. Por vezes, ajudam-me quando eu posso não estar a identificar algum pormenor. Depois, nas funções que desempenham, tanto o Bilro no trabalho dos guarda-redes, como o Tiago como preparador físico, são dois excelentes profissionais. O Tiago eu já sabia, porque quando eu cheguei à FPF ele já estava nos quadros e eu conhecia o trabalho dele. O Bilro transformou-se num extraordinário treinador de guarda-redes. É uma pessoa muito interessada, está sempre a tentar arranjar métodos novos para entusiasmar os jogadores, portanto tenho ali dois companheiros que são uma categoria", defendeu.

Um exemplo de liderança

Madjer, atual Coordenador do Futebol de Praia na FPF e considerado o melhor jogador de sempre da modalidade, só tem elogios para uma pessoa que o marcou muito na sua carreira. "Primeiro enquanto jogador, foi, sem dúvida, das pessoas que mais influência teve na Seleção Nacional, não so pelos títulos que conquistou, mas pela parte humana que tem que é fantástica. É um selecionador que sabe potenciar ao máximo os atletas, mas que, acima de tudo, sabe-o fazer, tendo o equilíbrio com a parte psicológica. Foi das pessoas que mais me marcou em termos de seleção de futebol de praia. Agora, numa altura em que já ocupo a posição de coordenador, é uma pessoa de simples trato. Está sempre preocupado com o melhor dos atletas, com o melhor da equipa técnica e é fácil lidar com ele fora das quatro linhas. Tenta fazer de tudo para que todos se sintam bem. A minh passagem para coordenador acabou por ser o casamento perfeito, porque ele já me conhecia enquanto jogador, eu já o conhecia como selecionador e depois acabámos por ter uma ligação forte, porque todas as decisões acabam por ser em plena harmonia". referiu. 

O antigo capitão da Seleção Nacional considera que um dos segredos do sucesso de Mário Narciso ao leme da Equipa das Quinas é a capacidade de acompanhar a evolução do jogo e da modalidade. "É uma pessoa que sabe exatamente como atingir os objetivos quando estes são traçados. Ao longo dos anos, a modalidade tem vindo a evoluir claramente e ele soube acompanhar esta evolução. Tendo um conhecimento tão profundo da modalidade, é normal que os resultados apareçam e é isso que tem vindo a acontecer. Realmente são conquistas atrás de conquistas. Muitas vezes, as pessoas questionam-se sobre o porquê deste sucesso e o porquê tem um nome: Mário Narciso", concluiu.

Números que impressionam

Com uma nova época a iniciar-se, Mário Narciso leva, neste momento, 229 jogos ao leme da Seleção Nacional, dos quais 164 são vitórias, uma percentagem de 72%. Se tivermos em consideração apenas os últimos quatro anos, essa percentagem aumenta para 73,5%.

Nos dois primeiros anos aos comandos da Equipa das Quinas, Mário Narciso somou 23 vitórias em 34 jogos. Nos quatro anos seguintes, foram 69 triunfos em 97 partidas e desde 2019 são 72 vitórias em 98 encontros. Números absolutamente brilhantes e que fazem destes dez anos, uma década que orgulha, certamente, todos os portugueses.

Esperança no futuro

Mário Narciso não faz promessas de títulos ou resultados, mas sim de muito trabalho e dedicação. De olhos postos no que aí vem, seja lá esse futuro quanto tempo for, a garantia é que existirá entrega máxima para tentar repetir pelo menos alguns dos muitos êxitos já conquistados nestes dez anos. O objetivo é ser melhor a cada dia que passa. Os resultados serão consequência direta dessa postura. "Vamos ver como será o futuro, vamos tentar sempre melhorar, aperfeiçoar o que tem vindo a ser feito. Não podemos parar. Temos que estar sempre a arranjar soluções e aqui no futebol de praia isso acontece muito, a necessidade de arranjar soluções para como se ataca, como se defende... temos que continuar a estudar! Enquanto Deus me der forças para continuar e entusiasmo para cá estar e enquanto me quiserem cá, eu vou ficando", concluiu.

 


;