BOLETIM ESTATÍSTICO FPF N.º 24

FPF

Consulte a análise detalhada do trimestre outubro/dezembro 2022

Está disponível no site da FPF, através deste link o Boletim Estatístico nº 24 (outubro/dezembro 2022).

Com 52 páginas, o número 24 do Boletim Estatístico FPF reporta-se ao quarto e último trimestre de 2022 -- com elementos de continuidade para o que aconteceu em janeiro de 2023.

Este Boletim Estatístico apresenta, uma vez mais, uma estrutura interativa, volta a ter seis grandes blocos.

De três em três meses, pode consultar a análise estatística da FPF neste microsite: https://boletins.fpf.pt/ 

Nesta edição 24 do Boletim Estatístico FPF, referente a outubro-dezembro de 2022, o conceito que assumimos é mesmo que o Presente é delas.

Os dados estão aqui: a subida espetacular da Seleção Feminina Futebol no Ranking FIFA (era 40.ª há seis anos, 34.ª há quatro anos, 30.º há dois anos, é agora 22.ª) e respetiva inclusão de Portugal na Liga A da futura Liga das Nações Feminina (graças ao facto de estarmos entre as 16 seleções europeias com melhor ranking); os triunfos sobre Bélgica e Islândia (ambas acima no ranking) nas etapas europeias do playoff de acesso ao Mundial-2023.

As nossas Sub-17 e Sub-19 estão nas Rondas de Elite de acesso à fase final dos respetivos Euros ; a nova qualificação da Seleção Feminina Futsal para a Final Four do Euro-23, depois de duas presenças na Final das duas primeiras edições; a criação de três novas seleções femininas; o recorde absoluto de praticantes federadas – mais de 13 mil (há uma década eram menos de metade).

No último trimestre de 2022, a Seleção A obteve o terceiro melhor desempenho de sempre (e melhor dos últimos 16 anos) em Campeonatos do Mundo, ao chegar aos quartos de final. A 8 de dezembro, o sucesso repetido e consistente das nossas seleções jovens foi, uma vez mais, reconhecido pela UEFA com o Troféu Maurice Burlaz, que premeia o desempenho do ciclo 2016-2020 das seleções sub-17 e sub-19. 

As Competições FPF prosseguiram o seu caminho de valorização e reforço de alcance. O nosso compromisso com o Conhecimento foi reforçado com novos estudos do Portugal Football Observatory e da Portugal Football School (agora com novo site, ainda mais completo e interativo).

O Plano 2030, nosso horizonte estratégico para a década, acelerou a sua marcha, com o arranque, já em janeiro, da “Bola Mágica” (com 44 escolas e mais de 1600 crianças do 1.º ciclo do ensino básico envolvidas). O Canal 11 voltou a provar o seu cunho social e teve mais duas reportagens premiadas: “Pelas Fontinhas com Amor” e “Da origem à glória”.

Áreas como a Certificação e o Licenciamento (com mais de 90% dos clubes já inscritos no processo), a Responsabilidade Social, o eFootball ou a Integridade deram mais passos sólidos de construção e afirmação.

De três em três meses, pode consultar a análise estatística da FPF neste microsite: https://boletins.fpf.pt/ 


;

Notícias