Seleção Sub-18 Feminina

Finlândia superior

Futebol Fem. - Sub-18

Vitória da seleção nórdica por 2-1

A Seleção Nacional feminina sub-18 saiu derrotada, esta quinta-feira, por 2-1, diante da Finlândia, no segundo encontro do estágio de preparação que a equipa está a realizar na Cidade do Futebol.

Numa primeira parte bem disputada, a formação nórdica entrou a causar alguns momentos de perigo para Portugal, obrigando à intervenção de Ana Alves, que foi chamada várias vezes a jogo, para impedir que as adversárias se colocassem em vantagem.

Perante a pressão finlandesa, as orientadas de Ricardo Tavares não desperdiçaram o primeiro canto que surgiu aos 40’, batido pela capitã Isabel Cardoso e, um minuto depois, estava feito o golo, com Raquel Varajão a surgir no ressalto e a fazer com que a bola chegasse às redes adversárias.

 A resposta da Finlândia acabou por surgir, já no segundo tempo, pelo pé de Nanna Savolainen (69’), com a formação lusa a não conseguir impedir o golo. Já perto do fim da partida, Carolina Ferreira (88'), na tentativa de salvar as redes lusas acabou por fazer mesmo um autogolo.

Ricardo Tavares, Treinador Nacional, em discurso direto:

"Quando vestimos o equipamento da federação, o objetivo é sempre ganhar. Quer joguemos bem ou mal, a nossa ideia passa sempre por vencer, agora não pode ser a única coisa quando falamos em seleções de formação.  O que nós aqui percebemos e também já tínhamos falado isso com as miúdas é que o nosso segundo jogo é sempre o mais complicado. Não conseguimos recuperar tão bem em termos físicos por algumas razões e as outras seleções aparecem um bocadinho mais fortes.

A partir de agora vamos começar o segundo semestre, digamos assim, que vai culminar em jogos com a Bélgica, em maio. No próximo estágio esperamos que algumas jogadoras possam ser chamadas à Seleção sub-19 para reforçar o grupo, caso não sejam, são bem-vindas aqui e continuaremos a trabalhar com o objetivo de sermos mais competentes contra a Bélgica.

Não querendo justificar esta derrota com a menor experiência das jogadoras, temos 15 jogadoras que foram internacionais pela primeira vez e jogámos contra uma seleção da Finlândia que esteve no Europeu sub-17, ainda este ano, por isso, não posso dizer que foi um mau estágio.

Agora temos que olhar para as coisas boas que fizemos e sobre tudo aprender com as menos boas.”

FICHA DE JOGO 

Jogo de Preparação
Cidade do Futebol
Árbitra: Sara Alves
Assistentes: Cristiana Costa e Bebiana Soares
4.ª árbitra: Joana Oliveira

PORTUGAL 1-2 FINLÂNDIA (1-0 ao intervalo)

PORTUGAL: Ana Alves, Carolina Ferreira, Raquel Varajão, Isabel Cardoso (Cap.), Matilde Costa, Ana Moás (Catarina Pinto, 82'), Francisca Carvalho (Rita Almeida, 88'), Margarida Oliveira (Carmo Silva, 45'), Sara Coutinho (Madalena Costa, 61'), Shayla Fonseca (Fabiana Duarte 61') e Maria Neto (Sara Cartaxo, 45')
Suplentes não utilizadas: Irís Esgueirão, Leonor Gomes, Carolina Rodrigues 
Treinador: Ricardo Tavares
Disciplina: nada a assinalar
Golos:1-0 Raquel Varajão (40')

FINLÂNDIA: Emilia Dannbäck, Sara Arimo, Helmi Raijas (Nelli Kalske, 56'), Sonja Seppänen (Jutta Angeria, 70'), Minttu Takanen (Elli Savolainen, 45'), Cecilia Ek (Cap.) (Aura Nyholm, 45'), Inka Martikainen, Minea Grönberg (Hilla Romppanen, 56'), Amelia Luotonen (Lotta Kalske, 70'), Saga Kaikkonen (Elli Mäkipelkola, 70') e Nanna Savolainen (Elli Seiro, 70')
Suplentes não utilizadas: Siiri Forsström e Elli Savolainen       
Treinador: Arttu Pitkakangas
Disciplina: nada a assinalar
Golos:1-1 Nanna Savolainen (69'); 1-2 Carolina Ferreira a.g (84')

MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES 


;

Notícias