Lançados dois novos livros da Coleção FPF

Portugal Football School

"Vamos Marcar um Golo na Matemática?" e"101 Coisas Que Deve Saber Sobre Futebol" são boas sugestões de Natal.

Foram lançados este domingo, na FNAC do Chiado, em Lisboa, o 23.º e o 24.º títulos da coleção Livros FPF, em mais dois capítulos da colaboração que a Federação Portuguesa de Futebol e a Cultura Editora mantêm desde 2017.

Hélder Pinto, Ângelo Silva, Celestino Magalhães (todos presentes na cerimónia) e Alcina Figueiroa são os autores de "Vamos Marcar um Golo na Matemática?", obra inteiramente baseada no novo programa da disciplina para o 5.º ano de escolaridade.

Rui Miguel Tovar publica o seu quarto livro nesta coleção - "101 Coisas que Deve Saber Sobre Futebol" -, depois de "Almanaque da Seleção", "Almanaque da Formação" e "100 Grandes Jogos das Seleções Nacionais".

O livro que liga matemática e futebol segue na esteira de outra obra da coleção, "Contas de Cabeça", lançada em 2018. Hélder Pinto, que também já participara neste primeiro livro, explica as diferenças: "O primeiro livro tinha exercícios de vários graus de dificuldade e destinado a públicos diferentes. Este está em linha com as seis áreas das novas aprendizagens essenciais para o 5.º ano de escolaridade, pelo que os professores podem pegar no livro e levá-lo diretamente para a sala de aula, a fim de seduzir alunos para o que quase ninguém gosta [a matemática] através de algo de que quase toda a gente gosta [o futebol]."

Os autores assumem que no próximo ano letivo o trabalho terá continuidade, com um livro destinado ao 6.º ano, tencionando acompanhar, assim, a implementação progressiva dos novos programas da disciplina.

Rui Miguel Tovar, por seu turno, enuncia de forma sucinta os critérios que conduziram à elaboração de 101 perguntas sobre futebol e à pesquisa das respetivas respostas, que compõem o livro ontem publicado: "Cada facto falado no livro tem de cumprir um destes requisitos - ser o primeiro, o último ou o único."

O livro de matemática já se encontra à venda em banca e o de Rui Miguel Tovar chega às livrarias no dia 7 de dezembro, quarta-feira.

COMPRE AQUI

A coleção multidisciplinar “Livros FPF” foi criada em 2017 pela Federação Portuguesa de Futebol e é parte da sua missão de promover oportunidades de aprendizagem, produzir e divulgar conhecimento, bem como pensar a educação e a cultura, no âmbito daquele que é o seu principal objeto estatutário - a promoção, regulação e direção do ensino e da prática do futebol, em todas as suas variantes e competições. Os livros podem ser aquiridos nas principais livrarias físicas e online, bem como nas lojas eletrónicas da Cultura Editora e da FPF.   


;

Notícias