Pleno de vitórias

Seleção Sub-17

A Equipa das Quinas venceu a última partida na 1.ª Fase de Qualificação para o Europeu, diante da Eslovénia, por 2-0.

A Seleção Nacional sub-17 venceu, esta terça-feira, a Eslovénia, por 2-0, no último jogo da 1.ª Fase de Qualificação para o Europeu 2023.

Os comandados de Filipe Ramos somaram por vitórias todos os jogos realizados, juntando este triunfo aos já obtidos diante do Cazaquistão (6-1) e Ilhas Faroé (3-0). 

Já apurados para a Ronda de Elite, a Equipa das Quinas entrava nesta partida com o intuito de assegurar o primeiro lugar do grupo e o estatuto de cabeça-de-série no sorteio da próxima fase.

Apesar do empate bastar, Portugal entrou determinado em assumir o jogo e em vencer a partida. A Eslovénia mostrava-se incapaz (e com pouca vontade) de tomar a iniciativa atacante, procurando-se resguardar a nível defensivo. Foi, por isso, com alguma naturalidade, que o marcador foi inaugurado para a formação portuguesa, por intermédio de João Simões (38') que deu a melhor resposta a um cruzamento rasteiro de Martim Fernandes.

A segunda metade assumiu uma toada mais morna, mas sempre com maior pendor para Portugal. As oportunidades não eram assim tão frequentes, mas foram as suficientes para os comandados de Filipe Ramos voltarem a mexer com as balizas adversárias. Olívio Tomé (70') puxa para dentro já na grande área e atira a contar para o 2-0 final.

1.ª Fase de Qualificação ultrapassada com sucesso e com distinção. Três vitórias em três jogos, 11 golos marcados e um sofrido e uma das quatro equipas que fizeram nove pontos neste apuramento (Bélgica, Itália e França foram as outras). Portugal está a uma Ronda de Elite de distância do Europeu 2023, a disputar-se na Hungria. Esse passo poderá ser dado na próxima primavera, com os adversários a serem conhecidos no sorteio que será realizado no próximo dia 8 de dezembro.

Leandro Martins, jogador da Seleção Nacional, em discurso direto:

"Conseguimos realizar o nosso objetivo, passar em primeiro lugar, e estou certo de que vamos estar prontos agora para a Ronda de Elite. É sempre um prazer representar a Seleção Nacional, senti-me muito bem dentro de campo, quando fui chamado. Fico contente por ter conseguido ajudar a equipa e ter dado o meu contributo para esta passagem."

Filipe Ramos, Treinador Nacional, em discurso direto:

"Fi o melhor jogo que fizemos este torneio. Uma exibição consistente, contra uma equipa que jogou com o resultado para poder ser apurada. Não arriscou nada, defendeu os 90 minutos atrás do meio-campo. Não me lembro de terem chutado uma vez à nossa baliza. Fizemos um jogo consistente, fomos pacientes, viemos a um lado, fomos a outro e ganhámos naturalmente. Podíamos ter feito mais golos, mas ganhámos, estamos satisfeitos, fizemos um torneio fantástico, os miúdos estão extremamente bem pela qualidade de jogo que apresentaram e pelo fantástico comportamento que tiveram. Agora é esperar pelo sorteio da Ronda de Elite e continuar a evoluir a equipa, a observar jogadores e outros que possam entrar neste grupo de trabalho. 

Vamos esperar pelo sorteio. Temos estágios antes da Ronda de Elite e o Torneio do Algarve para continuarmos a evoluir a equipa. Estamos conscientes de que foi bom, mas não foi suficiente ainda. Queremos mais porque a Ronda de Elite vai ser mais difícil e mais desgastante, mas estamos muito satisfeitos com a equipa." 

Eis as principais informações do encontro.

FICHA DE JOGO 

ESLOVÉNIA 0-2 PORTUGAL (0-1 ao intervalo)

1.ª Fase de Apuramento para o Campeonato da Europa
Estádio Algarve
Árbitro: Jakob Alexander Sundberg (DEN)
Assistentes: Deniz Yurdakul (DEN) e Goran Dujak (BIH)
4.ª árbitro: Milos Gigovic (BIH)

ESLOVÉNIA (11 inicial): Žan Trivunčević, Mark Tomšič, Lev Bohinc, Relja Obrić, Lovro Golič - Cap., David Pejičić (Luka Topalović, 76'), Lanej Bakšič (Luka Močiler, 90'), Matjaž Veber (Jaša Jelen, 76'), Rene Hrvatin, Nino Kutoš (Gabriel Sojer, 76') e Aldin Jakupović (Luka Mlakar, 62').
Suplentes não utilizados: Luka Figelj, Haris Kahvedžić, Luka Karahodžić e Nik Voglar.
Treinador: Mišo Brecko
Disciplina: cartão amarelo a Rene Hrvatin (18') e a David Pejičić (22')

PORTUGAL (11 inicial): Gonçalo Ribeiro - Cap., Martim Fernandes, João Fonseca, Gonçalo Oliveira, Rayhan Momade (Tiago Freitas, 86'), Gil Martins (Gonçalo Sousa, 73'), João Simões (Diogo Lobão, 82'), Gonçalo Moreira (Leandro Martins, 86'), Nuno Patrício (Rodrigo Duarte, 86'), Olivio Tomé, João Teixeira.
Suplentes não utilizados: André Moreira, Ricardo Ribeiro, Rodrigo Viola, André Gomes.
Treinador: Filipe Ramos
Disciplina: cartão amarelo a Olívio Tomé (26')

Golos: 0-1 por João Simões (38'); 0-2 por Olívio Tomé (70')


;

Notícias