Seleção Sub-18

Triunfo garantido perto do fim

Seleção Sub-18

A Equipa das Quinas encerrou, esta segunda-feira, a sua participação no torneio na Croácia, com uma vitória por 3-2, diante da Suécia.

A Seleção Nacional sub-18 venceu, esta segunda-feira, a Suécia, por 3-2 no último jogo do torneio de preparação que se realiza na Croácia. 

Numa competição com seis equipas, em que cada uma realiza três jogos, Portugal fica no terceiro posto, com os mesmos pontos que os dois primeiros. Contudo, na diferença de golos, o Japão e a Dinamarca levam a melhor. Recorde-se que Portugal perdeu o primeiro jogo diante da Dinamarca (1-4) e venceu o segundo diante da Croácia (2-1). 

Quanto ao jogo em si, Portugal entrou fortíssimo e ao intervalo vencia por 2-0, fruto dos golos de João Veloso (16') e Dinis Rodrigues (36'). Contudo, na segunda metade, deu-se a reação sueca, com Hugo Aviander (57') e Adam Stroud (78') a reestabelecerem o empate, que seria desfeito já em tempo de compensação com Malte Wester a introduzir a bola na própria baliza e a dar mais uma vitória a Portugal (90+2').

A Equipa das Quinas regressará a Portugal esta terça-feira. 

José Lima, Treinador Nacional, em discurso direto:

"Fizemos uma primeira parte muito boa, com qualidade, a pressionar, a jogar, pecando apenas, uma vez mais, na finalização. Vamos para o intervalo a ganhar por 2-0, mas podíamos estar a ganhar por cinco ou seis, que não era exagero nenhum. Na segunda parte, não entrámos muito bem, sofremos um golo de livre, numa asituação que devíamos ter fechado o corredor central e não fechámos. A equipa ficou intranquila, mas depois ainda criámos mais duas ou três ocasiões claríssimas de golo e não as conseguimos concretizar. Depois, numa situação de saída rápida da Suécia fizeram o 2-2. Voltámos a criar mais duas ou três ocasiões e estávamos a ver que não íamos conseguir marcar novamente, mas lá o fizemos e ganhámos o jogo. É uma vitória mais do que justa, que podera ter sido com uma diferença mais dilatada. Contudo, é um resultado que nos faz perceber que quando temos o jogo controlado, não temos o jogo ganho. O jogo tem 90 minutos e temos que trabalhar sempre no máximo durante todo o encontro. 

Estes torneios permitem sempre aos jogadores crescerem, mesmo quando os resultados não são os melhores. Perdemos o primeiro jogo por 4-1, mas nesse jogo tivemos uma situação que se alargou a todo o torneio que foi a nossa falta de eficácia. Estamos a não conseguir concretizar em várias ocasiões que o deveríamos fazer. Isso tem feito a diferença. Jogamos comseleções equilibradas e não conseguindo fazer golo, acabamos por sofrer e depois temos muito mais dificuldade. Apesar do resultado desnivelado com a Dinamarca, tivemos quatro, cinco, seis ocasiões de golo claras. A Dinamarca na primeira vez que foi à nossa baliza fez dois golos. Eles foram altamente eficazes e nós não. Ainda assim, houve crescimento da equipa. Perdemos o primeiro jogo por números dilatados, mas a equipa mostrou uma grande reação no jogo com a Croácia, hoje conseguimos ganhar novamente. Isso é bom sinal, é sinal que eles sentiram a derrota, tentaram e conseguiram retificar os aspetos menos positivos desse primeiro jogo, por isso houve bastantes melhorias com o decorrer do torneio."

FICHA DE JOGO: 

PORTUGAL 3-2 SUÉCIA (2-0 ao intervalo)

Torneio de Preparação das 4 Nações
Plava Laguna Sports Center, Poreč 
Árbitro: Mateo Calic
Assistentes: David Ruzic e Petar Pejkunovic
4.ª árbitro: Ivan Starcevic

PORTUGAL: Diogo Fernandes (Francisco Silva, 46'), João Conceição, Luís Gomes, Pedro Silva, Bernardo Ferreira, João Gonçalves, João Veloso - Cap., Manuel Mendonça, Ivan Lima, Afonso Moreira (Pedro Sanca, 71') e José Dinis Rodrigues (Vivaldo Semedo, 71').
Suplentes:  Rodrigo Mendes, Duarte Oliveira, Diego Rodrigues, Francisco Rodrigues, Jónatas Noro, Alexandre Brito e Tiago Andrade.
Treinador: José Lima
Disciplina: cartão amarelo a João Conceição (89').

SUÉCIA: Elis Bishesari, William Alder, Elison Makolli, Alexander Hughes (Malte Wester, 65'), Adam Stroud, Hugo Aviander, Ludwing Malachowski Thorell - Cap., Liam Prica (André Alvarez Perez, 85'), Enzo Andrén, Leon Isa (Momodou Lamin Sonko, 65') e Leonardo de Oliveira (Adrian Helm, 85').
Suplentes: Marcus Pettersson, Karlson Nwanege, Demirel Hodzc, Djoseph Bangala e Jeremy Agbonifo. 
Treinador: Mirza Jelecak
Disciplina: cartão amarelo para Ludwing Malachowski Thorell (59') e para Adam Stroud (84').

Golos: 1-0 por João Veloso (16'); 2-0 por Dinis Rodrigues (36'); 2-1 por Hugo Aviander (57'); 2-2 por Adam Stroud (78'); 3-2 por Malte Wester (a.g, 90+2')

Eis o programa geral: *

22 de novembro de 2022 | 3.ª feira:
07h00: partida para Veneza
10h00: chegada a Veneza
17h40: partida para Lisboa
19h50: chegada a Lisboa

* Todas as horas são locais. Na Croácia é mais uma hora que em Portugal Continental


;

Notícias