Vitória decisiva

Futebol Fem. - Sub-17

Portugal vence Escócia por 2-1 e está na 2ª fase de apuramento para o Euro 2023

A Seleção Nacional feminina sub-17 venceu, esta tarde, a Escócia, por 2-1, em encontro da 2ª jornada da 1ª fase de apuramento para o Euro 2023, e garantiu a continuidade na Liga A e a possibilidade de jogar a segunda fase de apuramento para o Euro 2023.

Numa partida em que criou inúmeras oportunidades e que exibiu um jogo de posse e exploração contínua da profundidade, as portuguesas, claramente superiores do ponto de vista técnico, só conseguiram chegar ao golo, aos 67´, quando Marta Gago, depois de ver a bola bater duas vezes na trave escocesa, rematou com sucesso para a baliza adversária. 

Continuando a dominar e estando peerto do segundo golo, as comandadas de Marisa Gomes viram as escocesas marcare o empate, aos 76´, praticamente na única oportunidade de perigo real criada ao longo do jogo. Laura Berry aproveitou uma jogada de insistência e um ressalto feliz para, isolada, bater Carolina Alves.

Nunca desistindo dos três pontos, que garantiam o apuramento para a próxima fase decisiva, Leonete Maísa num desvio de cabeça conseguiu, o primeiro minuto de descontos, e contando ainda com um desvio da defensora escocesa, marcar o golo da vitória. 

Recorde-se que Portugal venceu a Suécia, por 1-0, na primeira jornada, e em caso de êxito garantia autamticamente uma das três primeiras posições do grupo e a possibilidade de continuar na Liga A*.

As lusas vão agora, no último encontro, marcado para a próxima terça-feira, enfrentar os Países Baixos para decidir a equipa vencedora do grupo 7.  

Na primeira jornada, os Países Baixos bateram a Escócia por 4-1 e, ainda hoje, ultrapassaram, por expressivos 5-1, a Suécia.

* de acordo com o novo formato do Campeonato da Europa sub17 três equipas continuam na Liga A após a fase de apuramento e apenas o último classificado cai para aLga B e não poderá discutir o apuramento para a Fase Final do Euro 2023.

Marisa Gomes, Treinadora Nacional, em discurso direto:

- "Estas equipas são sempre dificeis de jogar. Jogámos, há dois dias, contra uma equipa muito organizada como é a Suécia e penso que jogar com uma equipa completamente diferente como era a Escócia revelou alguma dificuldade em adaptar-nos a este tipo de jogo em que nos dão muita iniciativa ofensiva. São equipas que acreditam sempre até ao fim, especialmente se o primeiro golo tardar e se não conseguirmos resolver cedo a partida."  

- "Desperdiçamos muito e tivemos oportunidade de fazer um resultado completamente diferente. Houve muito contacto físico, muita luta e faltou-nos um boadinho de eficáia. Até no golo vimos que a bola bateu duas vezes no ferro. Começámos a ficar um pouco intranquilas porque atiraram uma vez à baliza e fizeram um golo. Estávamos muito projetadas no ataque e também tiveram mérito. Acho que, no final, foi uma vitória justa e o resultado foi reflexo da nossa superioridade. Somos uma equipa melhor do que a Escócia. Tivemos de sofrer um bocadinho, mas, mesmo neste fim de jogo, as minhas jogadoras tiveram uma atitude espetacular."

- "Agora vamos abordar o jogo com a Holanda como os outros dois: respeitando o adversário mas tentando jogar o nosso jogo e ganhar. Para nos vencerem vão ter de ser melhores do que nós. " 

 

FICHA DE JOGO 

2ª jornada Apuramento para Campeonato da Europa
Caldas da Rainha
Árbitra: Ioanna Allayiotou (Chipre) 
Assistentes: Dora Myrianthea (Chipre)e Veronica Vetlorel (Itália)
4.ª árbitra: Deborah Bianchi (Itália)

PORTUGAL-ESCÓCIA (0-0 ao intervalo)

PORTUGAL: Carolina Alves, Carolina Pimenta (Luana Rafael,53´) , Érica Cancelinha, Maria Chaves (Cap.), Filipa Ribeiro, Marta Gago (Rita Cunha, 77´), Rita Melo (Mafalda Mariano, 53´), Luísa Brás, Alice Reto (Neide Guedes, 53´), Anna Luísa Marques e Lara Martins (Leonete Maísa, 53´).  
Suplentes não utilizadas: Adelaide Paredes, Inês Meninas, Rita Cunha, Nicole Cassamá e Joana Valente
Treinadora: Marisa Gomes
Disciplina: cartão amarelo para Neide Guedes (82´).

Golos: 1-0 (Marta Gago, 67´); 2-1 (Leonete Maísa, 90+1)

ESCÓCIA: Easdon, Romilly Cruickshank (Jessica Linden, 46´), Aimee Black, Madison Finnie (Cap.), Mia Mcarthur, Brodie Greenwood, Laura Berry, Mason Clark, Rebecca Taylor, Mia Mcauley e Lisa Forrest (Georgia Gray, 46´). 
Suplentes não utilizadas: Lucy Inman, Summer Laird, Georgina Norton-Bradford, Ashley Robertson, Lucy Barclay, Alex Logan e Olivia Hurrell.
Treinador: Pauline Macdonald
Disciplina:  cartão amarelo para Jessica Linden (88´) e Madison Finnie (90+4´)

Golos: 1-1 (Laura Berry, 76´).

Programa da Equipa das Quinas:

23.10.2022 | domingo
11h00 Treino Estádio Municipal de Rio Maior

24.10.2022 | segunda-feira
11h00 Treino Estádio Municipal de Rio Maior

25.10.2022 | terça-feira
15h00 Jogo Portugal x Países Baixos, Estádio Municipal de Leiria


;
;
22 de Outubro 2022
Foto

FPF/Diogo Pinto

Notícias