Portugal bate Geórgia

Seleção Sub-21

Triunfo por 4-1 na Covilhã em jogo de preparação com vincado cariz solidário.

RECORDE AS INCIDÊNCIAS DA PARTIDA

RELATÓRIO MEDIA

A Seleção Nacional sub-21 venceu este sábado, na Covilhã, a Geórgia por 4-1, num jogo de preparação que marcou o início da temporada e teve, pelo seu cariz solidário, um significado muito especial para a população serrana.

Depois de um verão muito complicado, em que o flagelo dos incêndios voltou a assolar a região, os adeptos beirões puderam desfrutar do talento e da proximidade dos sub-21, que solidificaram a sua imagem de equipa que privilegia um futebol atrativo e de intenção ofensiva.

No primeiro tempo a superioridade da Equipa das Quinas foi evidente e o resultado ao intervalo (2-0) não traduzia totalmente a diferença de nível evidenciado pelas duas formações. Para além dos excelentes golos de André Almeida (12’) e Samuel Costa (21’), Portugal ainda criou pelo menos mais duas ocasiões flagrantes para marcar: uma também por Samuel Costa e outra por Rodrigo Conceição. A Geórgia não teve grandes possibilidades nos primeiros 45 minutos, mas ainda enviou uma bola ao poste, aos 25’, por um dos seus jogadores com mais argumentos técnicos – Kharabadze.

Os georgianos chegaram ao golo logo no início do segundo tempo, por Moistsrapishvili (53’), mas Portugal reagiu bem e voltou a marcar aos 62’, por Henrique Araújo. Claramente melhores do ponto de vista técnico, os jogadores portugueses continuaram à procura da baliza adversária e conseguiram mesmo ampliar a vantagem, por intermédio de Afonso Sousa (76’).

No final, tudo fez sentido: bom futebol e solidariedade de mãos dadas, já que o desporto-rei não pode viver alheado do que se passa na sociedade civil.   

Destaque ainda, nesta partida, para as estreias de André Amaro, Samuel Costa, António Silva, Costinha, Leonardo Lelo e Bernardo Vital como internacionais sub-21 por Portugal.   

Rui Jorge em discurso direto: 

“Acabámos por conseguir fazer um bom jogo, com bons momentos, se calhar com menos consistência do que pretendemos. Algumas vezes, mesmo em posse de bola, não sentíamos total segurança com ela, mas, regra geral, foi um bom jogo. Na primeira e na segunda parte penso que jogámos bem.

O meu objetivo era trazer jogadores para o estágio para próximo de nós, para nos conhecerem melhor e nós conhecermos melhor os jogadores. O comportamento deles durante a semana obrigou-me, entre aspas, a proceder desta forma em termos de jogo. Gostei muito da prestação deles em termos daquilo que foi o treino, da entrega deles, da forma como se empenharam e acho que mereceram que os vissem em campo a poder demonstrar a qualidade que têm.

É sempre bom quando vêm e dizem presente. Qualidade há muita e é difícil entrar num grupo como este. Nós também queremos que assim seja, que não é fácil entrar num grupo com a qualidade deste, mas eles, sempre que podem, devem dizer que estão prontos para aqui estar e foi o que fizeram. Agora terei de decidir.

[Conquista do Europeu de sub-21] A partir do momento em que lá estamos podemos sempre [vencer]. Se não estivéssemos lá, não poderíamos de certeza. Quanto ao resto, é fazer o que sempre fizemos. É preparar o Europeu como sempre preparamos, procurar que os jogadores dignifiquem o país e a camisola, como sempre dignificamos, independentemente dos resultados. Os resultados são consequência do que fazemos. Para ainda não termos ganho, se calhar, ainda não estamos a conseguir fazer tudo o que é necessário para ganhar, mas vamos continuar a tentar.

[Utilização de dois sistemas no jogo] Gostei dos dois. O Chico [Francisco Conceição] e o David [da Costa] são jogadores muito fortes no um contra um. O Francisco, no último terço, é um jogador fortíssimo. O David também é muito forte no um contra um. Fizeram os dois uma excelente exibição e isso dá uma alegria ao jogo que quem vê fica entusiasmado. Na segunda parte também tivemos momentos muito bons.

Senti-me sempre muito seguro, ou mais seguro, na segunda parte, com a equipa. Também, jogavam juntos há mais tempo. Gostei das duas partes, com coisas distintas, e foi isso que nós procuramos."

Samuel Costa em discurso direto:

“Estou muito feliz pela minha estreia, estou contente pela vitória. É um jogo que serve para preparar o Europeu e, obviamente, sinto que o meu trabalho é recompensado e quero continuar a poder fazer parte desta equipa.

O mais importante, para nós, não era propriamente o resultado, era a equipa sair do jogo com boas sensações. Creio que tivemos boas fases do jogo, conseguimos impor o nosso jogo, ter posse de bola por vários momentos e quero agradecer ao público, porque [a receita] deste jogo foi para a causa das vítimas do incêndio.

Para mim é um orgulho enorme fazer parte desta seleção, que tem grandes jogadores, muitos deles já jogam em boas ligas, em grandes clubes, e é um orgulho estar aqui no meio deles e poder crescer.”


;
;
24 de Setembro 2022
Foto

FPF

Notícias