Como é que os daltónicos veem o futebol?

Responsabilidade Social

Os internacionais portugueses Jéssica Silva, Fábio Carvalho e Fábio Silva usaram óculos especiais que simulam daltonismo. A reação é surpreendente.

Para assinalar o Dia Mundial do Daltonismo, esta terça-feira, 6 de setembro, a FPF desafiou os internacionais portugueses Fábio Carvalho, Jéssica Silva e Fábio Silva a usarem óculos especiais que simulam a visão de um daltónico.

Na Cidade do Futebol, com os óculos colocados, os atletas não só tiveram de identificar cores de equipamentos dentro do balneário como driblaram cones coloridos no relvado. A reação dos jogadores foi surpreendente. 

O que é o daltonismo?

O daltonismo é a dificuldade ou incapacidade de uma pessoa distinguir algumas ou todas as cores. É uma das doenças genéticas mais comuns a nível mundial, no entanto é pouco reconhecida e mal compreendida. Vemos a cor através de células nervosas especiais nos nossos olhos, denominadas cones. Temos três tipos de cones, que absorvem a luz vermelha, azul ou verde. Em conjunto, estes três tipos de cones permitem-nos ver todo o espetro visível de cores, mas nas pessoas daltónicas um tipo de cone não funciona devidamente. Em cerca de 25% das pessoas daltónicas, um tipo de cone é praticamente inexistente. Por isso, enquanto as pessoas com visão normal conseguem ver o espetro visível completo, as pessoas com daltonismo veem muitas cores como sendo a mesma cor.

Quantos pessoas são afetadas pelo daltonismo em Portugal?

Em Portugal estima-se que 500 mil homens sofram de daltonismo, enquanto 27 mil mulheres vivem com essa condição no nosso país. Um número que daria para encher mais de 10 vezes os maiores estádios portugueses (com lotação para 50 mil e 60 mil lugares).

A nível mundial, um em cada 12 homens e uma em 200 mulheres sofrem desta doença, o que se traduz em cerca de 350 milhões de pessoas afetadas pelo daltonismo. Na Europa, são cerca de 34 milhões. Isso significa que muitos milhares de daltónicos podem ficar de fora do futebol.

Novos embaixadores

Os internacionais portugueses Fábio Carvalho e Fábio Silva juntaram-se a Jéssica Silva como embaixadores do projeto europeu "TACBIS - Tackling Colour Blindness In Sport", que significa, em tradução livre, "Confrontar o Daltonismo no Desporto', e é promovido pela Rede do Futebol Europeu para o Desenvolvimento (EFDN), da qual faz parte a FPF. O jogador Bruno Fernandes e o antigo internacional e agora treinador Petit, que é daltónico, já deram, também, a cara pelo projeto.

Guia de boas práticas

A FPF lançou um inquérito às equipas e aos treinadores dos campeonatos nacionais, masculinos e femininos, cujos resultados servirão de suporte a um guia de boas práticas a publicar pela Federação Portuguesa de Futebol, em colaboração com os restantes parceiros do projeto #TACBIS. Esta iniciativa insere-se no compromisso da FPF de tornar o futebol português mais acessível, inclusivo e acolhedor para todos.

 

 

 

 

 

 


;

Notícias