Rodrigo Simão: "O foco está na preparação"

Futsal - Sub-19

O pivô destaca a importância deste longo estágio de preparação que antecede o Europeu.

A Seleção Nacional de Futsal Sub-19 continuou, esta quarta-feira, em Rio Maior, os trabalhos de preparação que antecedem a participação lusa no Campeonato da Europa, que se realiza entre 4 e 10 de setembro, em Jaén (Espanha).

A formação portuguesa ficará a trabalhar até 1 de setembro em Rio Maior, altura em que viaja para Espanha. Antes, mais concretamente a 21 de agosto, o grupo ficará reduzido aos 14 elementos que vão representar Portugal na fase final do Euro.

Entre os treinos desta quarta-feira, Rodrigo Simão faz um balanço muito positivo destes dias de trabalho: "Têm sido semanas bastante duras e intensas. No entanto, já estamos habituados a esta exigência e penso que estamos todos a fazer um bom trabalho", começou por dizer.

O estágio da Equipas das Quinas é longo e dura várias semanas, algo que é benéfico de acordo com o jovem pivô: "Sinto que ter um estágio de preparação longo como o nosso é vantajoso pois dá-nos bastante tempo para melhorar, tanto os aspetos físicos, técnico e táticos, assim como as nossas relações com os colegas e o staff técnico", acrescentou.

Sobre o espírito da equipa, o jogador de 19 anos diz que todos estão muito focados na preparação: "Sinto a equipa com vontade de começar e competir, isto porque trabalhamos há anos para este momento, mas estamos todos conscientes de que antes da competição temos a preparação e é nisso que nos focamos primeiro", revelou,

Desafiado a destacar a principal mensagem neste estágio, Rodrigo Simão foi claro na resposta: "Os principais conselhos estão relacionados com a entrega em todos os momentos, seja em cada sessão de treino ou em jogo, e também para estarmos sempre todos unidos e a 'remar' para o mesmo lado. É algo que tenho sentido bastante, a equipa está bastante unida, como uma autêntica família", realçou.

Sobre o seu jogo, o pivô define o seu estilo: "Além das características ofensivas que eu e os outros pivôs temos em comum, eu gosto de destacar a minha disponibilidade em dar tudo em campo para ajudar a minha equipa em todos os momentos do jogo", disse.

Inserido no Grupo B do Campeonato da Europa, Portugal defronta a Polónia, França e Itália, a 4, 5 e 7 de setembro, respetivamente. O Grupo A será disputado por Espanha, Ucrânia, Croácia e Roménia. Os dois primeiros classificados de cada agrupamento seguem para as meias-finais. As meias-finais estão agendadas para 8 de setembro e a final será jogada dois dias depois.

Clique aqui para conferir o calendário de jogos do Europeu

Eis a lista de pré-convocados:

Guarda-redes: Tiago Velho (Modicus Cartest), Leandro Rodrigues (Futsal Azeméis by Noxae) e Luís Correia (AMSAC);

Fixos: Raul Moreira (ADCR Caxinas Poça Barca), Ricardo Marques (ADCR Caxinas Poça Barca) e Bruno Souto Maior (Sporting CP)

Fixos/Ala: Rafael Freire (AD Fundão) e Diogo Santos (Sporting CP);

Ala: Tiago Macedo (Sporting CP), Carlos Monteiro (SL Benfica), Rúben Teixeira (ADCR Caxinas Poça Barca), Lúcio Rocha (SL Benfica), Edmilson Sá (AD Fundão)

Pivôs: Pedro Santos (Sporting CP), Rodrigo Simão (ADCR Caxinas Poça Barca) e Diogo Furtado (CF Os Belenenses)

Programa da Seleção Nacional para a segunda semana de estágio:

18 de agosto de 2022 | quinta-feira
10h30: Treino no Pavilhão Polidesportivo de Rio Maior
18h00: Treino no Pavilhão Polidesportivo de Rio Maior

19 de agosto de 2022 | sexta-feira
10h30: Treino no Pavilhão Polidesportivo de Rio Maior
18h00: Jogo-treino no Pavilhão Polidesportivo de Rio Maior

O restante programa será divulgado oportunamente


;
;
17 de Agosto 2022
Foto

André Sanano/FPF

Notícias