Arrancou o estágio para o Europeu

Futsal - Sub-19

Ricardo Marques, um dos pré-convocados para o Euro, foi o porta-voz da equipa no primeiro dia.

A Seleção Nacional de Futsal Sub-19 deu início, esta segunda-feira, em Rio Maior, ao estágio de preparação que antecede a participação lusa no Campeonato da Europa, que se realiza entre 4 e 10 de setembro, em Jaén (Espanha).

Os 16 pré-convocados para o Euro concentraram-se em Rio Maior e realizaram, pela tarde, o primeiro treino sob a orientação de José Luís Mendes, Treinador Nacional. A Equipa das Quinas ficará a trabalhar até 1 de setembro em Rio Maior até à viagem para Espanha. Antes, mais concretamente a 21 de agosto, o grupo ficará reduzido aos 14 elementos que vão representar Portugal na fase final do Euro.

Antes do primeiro treino, Ricardo Marques falou ao fpf.pt e mostrou-se muito feliz por estar entre os eleitos: "É a minha primeira vez no sub-19, mas já conhecia grande parte da equipa. É muito bom estarmos de volta e reencontrarmos os colegas em espaço de Seleção. É um grande motivo de orgulho estar aqui", revelou.

O jovem fixo, um dos mais novos do grupo, destaca os seus objetivos para esta semana de trabalho: "Se estou neste grupo é porque a equipa técnica viu qualidade no meu jogo e vou dar tudo para estar presente nos 14 finais para o Europeu. Sinto que o trabalho que tenho feito no clube está a ser recompensado", disse.

Relativamente ao estágio, Ricardo Marques destaca a união do grupo e realça o espaço de crescimento que estes dias de trabalho permitem: "Vamos ter tempo de treino para fortalecermos o nosso entrosamento. Nestes dias há margem para continuar a trabalhar as nossas ligações e rotinas, isso é muito positivo. A equipa é muito unida. Destaco a forma como todos procuram ajudar o próximo, seja dentro ou fora de campo. Senti-me logo muito confortável, isto é mesmo uma família", acrescentou.

A finalizar, o internacional português descreve as suas características: "Gosto de pensar bem o jogo e tenho boa capacidade de passe e visão. Tento perceber as dinâmicas e uma das minhas referências é o Afonso Jesus", conclui.

Inserido no Grupo B do Campeonato da Europa, Portugal defronta a Polónia, França e Itália, a 4, 5 e 7 de setembro, respetivamente. O Grupo A será disputado por Espanha, Ucrânia, Croácia e Roménia. Os dois primeiros classificados de cada agrupamento seguem para as meias-finais. As meias-finais estão agendadas para 8 de setembro e a final será jogada dois dias depois.

Clique aqui para conferir o calendário de jogos do Europeu

Clique aqui para consultar as declarações de José Luís Mendes, Treinador Nacional.

Eis a lista de pré-convocados:

Guarda-redes: Tiago Velho (Modicus Cartest), Leandro Rodrigues (Futsal Azeméis by Noxae) e Luís Correia (AMSAC);

Fixos: Raul Moreira (ADCR Caxinas Poça Barca), Ricardo Marques (ADCR Caxinas Poça Barca) e Bruno Souto Maior (Sporting CP)

Fixos/Ala: Rafael Freire (AD Fundão) e Diogo Santos (Sporting CP);

Ala: Tiago Macedo (Sporting CP), Carlos Monteiro (SL Benfica), Rúben Teixeira (ADCR Caxinas Poça Barca), Lúcio Rocha (SL Benfica), Edmilson Sá (AD Fundão)

Pivôs: Pedro Santos (Sporting CP), Rodrigo Simão (ADCR Caxinas Poça Barca) e Diogo Furtado (CF Os Belenenses)

Programa da Seleção Nacional para a primeira semana de estágio:

09 de agosto de 2022 | terça-feira
10h30: Treino no Pavilhão Polidesportivo de Rio Maior
18h00: Treino no Pavilhão Polidesportivo de Rio Maior

10 de agosto de 2022 | quarta-feira
10h30: Treino no Pavilhão Polidesportivo de Rio Maior
18h00: Treino no Pavilhão Polidesportivo de Rio Maior

11 de agosto de 2022 | quinta-feira
18h00: Treino no Pavilhão Polidesportivo de Rio Maior

12 de agosto de 2022 | sexta-feira
10h30: Treino no Pavilhão Polidesportivo de Rio Maior
18h00: Treino no Pavilhão Polidesportivo de Rio Maior

O restante programa será divulgado oportunamente


;
;
8 de Agosto 2022
Foto

André Sanano/FPF

Notícias