FPF associa-se ao projeto Erasmus+ GOALSCORE

Diversidade e inclusão

Iniciativa arrancou em Malta e visa combater a violência de género sobre jovens do sexo feminino (18-21 anos).

A FPF iniciou a participação no projecto Erasmus+ GOALSCORE.  

O projeto arrancou a 25 e 26 de julho, com uma reunião em Malta, na qual participaram os parceiros da iniciativa: Federação Maltesa de Futebol, Federação Romena de Futebol, Federação Portuguesa de Futebol, Unimore, MWL, FILIA, APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vitima, Portugal) e EuroActiv.

O principal objetivo é usar o futebol para combater a violência de género sobre jovens do sexo feminino (18-21 anos).

Os objetivos específicos são:

- Fornecer aos treinadores das equipas de futebol femininas consciencialização e competências para lidar com a violência de género

- Fornecer às mulheres das equipas de futebol a consciência da violência de género e como lidar com a violência e denunciá-la

- Favorecer a mudança de atitude e comportamento da sociedade com o futebol

- Promover o apoio institucional do futebol contra a violência de género, adaptando o código de conduta das federações e introduzindo a formação obrigatória dos treinadores nacionais sobre violência e igualdade de género.

Com uma abordagem de prevenção ativa, a GOALSCORE combina duas prioridades: o combate à violência contra as mulheres; proteger as adolescentes e jovens.

O projeto GOALSCORE terá a duração de 36 meses e fornecerá uma metodologia, de livre acesso por meio de curso online e orientações, para combater a violência de género através do Futebol.

Os eventos desportivos planeados e a conferência final com a presença de modelos irão favorecer a visibilidade, a divulgação e o impacto social em toda a Europa. A GOALSCORE mostrará que o futebol pode fornecer maneiras inovadoras e envolventes de combater questões sociais relevantes, como a violência de género, com o poder do desporto.


;

Notícias