Podcast: estudar e jogar futebol, com João Luís Esteves

Portugal Football School

João Luís foi ponta de lança do Sporting nos anos 80 e 90 do século 20. Sempre estudou e hoje é professor universitário. Caso raro, exemplo a reter.

No episódio anterior do podcast “Ciência e Futebol”, do Portugal Football Observatory, conversámos com Ricardo Monteiro, aka Tarantini, até há muito pouco tempo jogador profissional de futbol e que se doutorou há semanas na Universidade da Beira Interior.

Sendo um caso raríssimo, não foi todavia pioneiro. João Luís, hoje professor João Luís Esteves, já era engenheiro quando chegou ao Sporting, em 1988. Deixou a carreira de ponta de lança em 1997. Em 2003 fez o mestrado e em 2010 doutorou-se em ciências do desporto.

João Luís conta-nos como foi ser estudante e futebolista no seu tempo e deixa muitas pistas sobre o que tem mudado no futebol e na relação deste com a academia.

Fechamos, com este 47.º episódio, a primeira temporada do podcast, prometendo regressar ainda antes do final do verão para uma segunda série de conversas sobre ciência e futebol.

Pode escutar a entrevista aqui ou nas principais plataformas de podcast disponíveis na web.


;

Notícias