Seleção A Futsal

Qualificação para o Mundial: sorteio nesta quinta-feira

Futsal - Seleção A

Portugal no pote 1 do sorteio da Ronda Principal de Qualificação para o Campeonato do Mundo de Futsal.

O sorteio da fase de qualificação para o Campeonato do Mundo de Futsal realiza-se esta quinta-feira, em Nyon, pelas 12h30 (hora de Portugal Continental).

A FPF estará representada por Pedro Dias, Diretor da FPF, Jorge Braz, Selecionador Nacional, e Mário Pereira, Team Manager.

A Ronda Principal do apuramento para o Campeonato do Mundo de Futsal terá 36 equipas divididas em 12 grupos de três (com jogo fora e em casa). Os vencedores dos grupos, assim como os quatro melhores segundos classificados, seguem diretamente para a Ronda de Elite. Os restantes oito segundos classificados terão de passar por um playoff.

Esta primeira fase de qualificação será disputada até 8 de março de 2023, sendo que a Ronda de Elite, cujo sorteio está agendado para 5 de julho de 2023, será concluída até 20 de dezembro de 2023.

As 23 equipas que entraram diretamente para a Ronda Principal: Espanha, Portugal (detentor do título), Cazaquistão, Croácia, Sérvia, Azerbaijão, Itália, Chéquia, Ucrânia, Eslovénia, Bósnia e Herzegovina, Polónia, Finlândia, Roménia, Eslováquia, Geórgia, Bielorrússia, Países Baixos, Hungria, França, Bélgica, Letónia, Macedónia do Norte.

Da Ronda Preliminar apuraram-se: Arménia, Áustria, Chipre, Dinamarca, Alemanha, Grécia, Israel, Kosovo, Lituânia, Moldávia, Montenegro, Noruega e Suécia.

O procedimento do sorteio

As 36 equipas estão divididas em três potes com base no seu respetivo ranking.Os 12 grupos serão formados com um equipa de cada pote. Relativamente às condicionantes, o Comité Executivo da UEFA decidiu que as seguintes equipas não podem estar no mesmo agrupamento: Arménia e Azerbaijão; Bielorrússia e Ucrânia, Kosovo e Bósnia e Herzegovina; Kosovo e Sérvia.

Potes

Pote 1: Portugal (detentor do título), Espanha, Cazaquistão, Croácia, Sérvia, Azerbaijão, Ucrânia, Itália, Chéquia, Geórgia, Finlândia e Eslováquia;
Pote 2: Eslovénia, Bósnia e Herzegovina, Polónia, Roménia, Países Baixos, Bielorrússia, Hungria, França, Bélgica, Letónia, Macedónia do Norte e Moldávia
Pote 3: Montenegro, Kosovo, Noruega, Dinamarca, Suécia, Arménia, Alemanha, Grécia, Israel, Chipre, Lituânia e Áustria

Datas dos jogos
12 a 21 de setembro de 2022
3 a 12 de outubro de 2022
6 a 9 de novembro de 2022
27 de fevereiro a 8 de março de 2023

Calendário:
Sorteio da Ronda Principal: 7 de julho de 2022
Ronda principal: 12 grupos com jogos em casa e fora, disputados até 8 de março de 2023
Sorteio do playoff da Ronda Principal: 10 de março de 2023
Playoff da Ronda Principal: 10 até 19 de abril de 2023

Sorteio da Ronda de Rlite: 5 de julho de 2023
Ronda de Elite: grupos com jogos em casa e fora, disputados até 20 de dezembro de 2023
Sorteio do playoff da Ronda de Elite: 25 de janeiro de 2024
Playoff da Ronda de Elite: 8 até 17 de abril de 2024

Ainda não está definido o local e a data do Mundial 2024.


;

Notícias