Futebol Praia Masculino

Vitória robusta frente à Estónia

Futebol Praia - Seleção A

Portugal vence por 8-1 na estreia nesta edição da Liga Europeia de Futebol de Praia.

A Seleção Nacional de Futebol de Praia venceu, esta sexta-feira, a Estónia, por 8-1, em jogo da 1.ª ronda do Grupo B da 1.ª etapa da Liga Europeia, disputado no Estádio do Viveiro - Jordan Santos.

Portugal enfrenta depois França (sábado, 19h00) e fecha esta ronda com a Suíça (domingo, 19h00). O outro grupo é composto por Espanha, Itália, Alemanha e Azerbaijão. A Equipa das Quinas ainda vai defrontar, em setembro, a Polónia para encerrar a fase de grupos. Os vencedores dos grupos e os segundos classificados seguem para a Final Four da Liga Europeia, agendada para setembro (em Alghero, Itália) e carimbam ainda a presença nos Jogos Europeus de Futebol de Praia, que se realizam na Polónia.

Quanto à partida, o 1.º período teve uma Estónia muito aguerrida, sendo que acabou mesmo por sair a vencer com um golo de Rauno Nommiko (1'). No 2.º tempo, Portugal reagiu e colocou-se em vantagem com golos de Léo Martins (15' e 22') e Bê Martins (17'). No derradeiro período, a Equipa das Quinas voltou a entrar forte e André Lourenço (25'), logo na bola de saída, aumentou a contagem. Nos minutos seguintes, a formação orientada por Mário Narciso ampliou para 7-1, com golos de André Lourenço (26') e Léo Martins (28'). Em cima da buzina, Miguel Pintado fechou a vitória lusa com um golo de cabeça (36') após assistência de Rúben Brilhante.

No outro jogo do agrupamento, a Suíça bateu França, por 8-2.

Mário Narciso, Selecionador Nacional, em discurso direto:
- "A Estónia é uma equipa muito forte fisicamente e com algumas debilidades técnicas. Estas equipas normalmente começam muito bem, enquanto têm forças, mas depois quebram. Foi o que aconteceu. Saímos a perder no 1.º período, mas podíamos ter feito golos. Tivemos muitas chances para isso. Na pausa falei com os jogadores e disse-lhes que íamos ganhar seguramente".

- "No 2.º Período eles cairam fisicamente e aí fizemos três golos e mais cinco no 3.º. Poderíamos até ter feito muitos mais"

- "Frente a França será mais exigente, estão num patamar acima relativamente à Estónia. No entanto, estou convicto de que vamos vencer, com maior ou menor dificuldade. Por fim, a Suíça é uma equipa que está no nosso nível, uma equipa fortíssima. Esse será um jogo duro".

- "Neste regresso encontrei os jogadores muito bem fisicamente, melhor que nos estágios anteriores. Isto acontece porque todos eles estão com muita rodagem devido ao Campeonato Elite e já com muitos 'quilómetros' na areia".

Ficha de jogo 

1.ª etapa da Liga Europeia
1.ª jornada do Grupo B
Estádio do Viveiro - Jordan Santos

Árbitro: Csaba Baghy (Hungria)
2.º Árbitro: Vasileios Fitsas (Grécia)
3.º Árbitro: Francisco Bumedien (Espanha)
Cronometrista: Luca Romani (Itália)

PORTUGAL 8-1 ESTÓNIA
(0-1 no 1.º P)
(3-1 no 2.º P)
(8-1 no 3.º P)

Portugal (cinco inicial): Elinton Andrade, Rui Coimbra, André Lourenço, Bê Martins e Léo Martins
Jogaram ainda: Rúben Regufe, Bernardo Lopes, Bruno Torres, Duarte Algarvio, Belchior (Cap.), Rúben Brilhante e Miguel Pintado
Golos: Léo Martins (15', 22' e 28'), Bê Martins (17'), André Lourenço (25' e 26') e Miguel Pintado (36')
Treinador: Mário Narciso
Disciplina: nada a assinalar

Estónia (cinco inicial): Kaspar Kotter, Rasmus Munskind, Sander Lepik, Joosep Juha e Rauno Nommiko
Jogaram ainda: Kristian Marmor (Cap.), Ragnar Rump, Argo Alavali, Edwin Stuf e Martin Thomson
Golos: Rauno Nommiko (1')
Treinador: Aleksei Galkin
Disciplina: nada a assinalar


;

Notícias