Luís Conceição e Ana Azevedo ambiciosos

Futsal Fem. - Seleção A

O Selecionador Nacional e a capitã da Equipa das Quinas já fizeram a antevisão à partida com a Hungria.

A Seleção Nacional A Feminina de Futsal realizou esta quinta-feira, no Pavilhão Multiusos de Gondomar, o último treino antes do jogo das meias-finais do Euro-2022.

Luís Conceição contou uma vez com todo o grupo disponível para trabalhar sem limitações.

Após o apronto vespertino, o técnico da Equipa das Quinas falou em conferência de imprensa e não escondeu o que espera do jogo com a Hungria: “Vamos ter de estar preparados para um adversário que vai defender mais baixo e dar a iniciativa. Vamos ter muito mais bola e precisamos de paciência para irmos construindo situações de finalização e fazendo golos. O jogo será muito isto: nós a atacar, elas a defenderem e a tentarem uma ou outra saída em transição. Os momentos serão muito esses, mas estaremos preparados.”

Luís Conceição salientou a relevância desta competição para o primeiro adversário de Portugal neste Europeu: “É um momento muito importante para elas, já que é muito difícil chegarem cá. A fase de apuramento dita logo como cabeças de série as quatro melhores colocadas do ‘ranking’. Ou as outras seleções estão ao nosso nível ou é complicado irem a uma fase final. A Hungria vai querer dar o melhor e complicar-nos a vida. Transmitimos muito às nossas que não podemos dar nada a ninguém durante o jogo ou o adversário aproveita.”

Luís Conceição assumiu também a candidatura de Portugal ao título europeu: “Pelo que temos construído, seremos sempre uma das seleções candidatas [à conquista do troféu]. Favorita será a Espanha, porque é campeã europeia. Nem sempre é possível, mas queremos muito vencer esta meia-final para estar a disputar a final contra quem for. Queremos criar em nós este hábito positivo de estar nas finais e nos grandes momentos de decisão, que impliquem vencer e possam dar alegrias aos portugueses.”

Também presente nesta conferência de imprensa, Ana Azevedo reforçou o respeito das internacionais portuguesas pela Hungria: “Temos respeito, acima de tudo. Em todos os jogos respeitamos as equipas adversárias. Já jogámos contra a Hungria e não sei se serão propriamente as mesmas [atletas], mas temos preparado esta meia-final com o maior respeito pelo oponente, focadas em nós e naquilo que temos para fazer.”

A universal falou ainda do fator-casa: “Felizmente, temos a sorte de ter o nosso público a apoiar-nos. Há três anos foi assim e sabemos que vamos ter casa cheia. É um fator extra para nós e estamos a preparar-nos da melhor forma possível para darmos uma alegria aos portugueses. Favoritismo frente à Hungria? Se calhar por sermos vice-campeãs da Europa, mas teremos de prová-lo em campo.”

O Portugal-Hungria está agendado para esta sexta-feira, no Pavilhão Multiusos de Gondomar, e tem transmissão em direto na RTP1.

Eis a lista completa de convocadas:

Guarda-redes: Ana Catarina (SL Benfica) e Odete Rocha (GCR Nun’Álvares)
Fixo: Inês Fernandes (SL Benfica)

Alas: Ana Pires (GCR Nun’Álvares), Carolina Rocha (Novasemente GD), Carolina Pedreira (Sporting CP), Cátia Morgado (GCR Nun’Álvares), Fifó (Città di Falconara), Maria Pereira (SL Benfica) e Sara Ferreira (SL Benfica)

Pivots: Carla Vanessa (GCR Nun’Álvares) e Janice Silva (Città di Falconara)

Universais: Ana Azevedo (FC Vermoim) e Pisko (GCR Nun’Álvares)

MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES


;

Notícias