Seleção Sub-21

Rui Jorge: “Vamos querer dominar o jogo”

Seleção Sub-21

Selecionador Nacional sub-21 já fez a antevisão ao jogo com a Grécia.

A Seleção Nacional sub-21 realizou esta sexta-feira, na Cidade Desportiva do SC Braga, o último treino antes da partida frente à Grécia, a derradeira da fase de qualificação para o Europeu-2023.

À exceção de Fábio Vieira, com continua a contas com um traumatismo no pé esquerdo e é baixa confirmada para a partida deste sábado, Rui Jorge contou com todos os jogadores sem limitações.

Na conferência de imprensa de antevisão à partida, realizada no auditório do Estádio Municipal de Braga, Rui Jorge deixou claras as intenções da Equipa das Quinas, já apurada para a fase final do Europeu da categoria, para o jogo com a formação helénica: “Nós vamos querer dominar o jogo. No desempate para o segundo lugar, levam vantagem sobre a Islândia se conseguirem um ponto [sábado], por isso não penso que vão modificar a forma de jogar. Espero muito o género de jogo que foi lá [vitória por 4-0]. Se conseguirem circular rápido a bola teremos dificuldades na largura, mas é uma batalha que teremos que vencer.”

O técnico português mostrou-se satisfeito com a preparação do jogo: “Preparámos com afinco, dedicação e entusiasmo, para que eles consigam mostrar toda a qualidade que têm, e é isso que tenho sentido no terreno. Ainda ontem [quinta-feira], achei muito interessante a intensidade que vários jogadores, que poderiam estar de férias, colocaram no treino. Para quem lidera um grupo é gratificante e um bom sinal.”

Rui Jorge não se mostrou preocupado com a eventualidade de “perder” jogadores para a seleção A até à fase final do Europeu: “Não me apoquenta, vinha preparado e habituei-me a isso. Por exemplo, hoje temos o caso do Zé Carlos a demonstrar o seu potencial e isso aconteceu porque o Vitinha subiu de patamar e abriu espaço para outro excelente jogador, que, de outra forma, poderia não estar aqui. Felizmente, em termos de quantidade de jogadores de qualidade estamos muito melhor do que há 12 anos.”

Questionado sobre a marca redonda que atingirá ao serviço dos sub-21 – 100 jogos -, o Selecionador Nacional foi objetivo: “É lógico que é bom, é sinal de continuidade, é um número que traduz uma longevidade que me agrada e que, pelos vistos, tem agradado à Federação [Portuguesa de Futebol]. Não são os resultados, mas o percurso que temos que fazer e as tarefas que temos que desempenhar, depois aparecem os resultados. Dá-me um prazer enorme, e à minha equipa técnica, lidar com estes grupos nestes 12 anos, nos jogadores que por aqui têm passado, que têm deixado um legado de qualidade de jogo e de comportamento, e eu sinto-me satisfeito por liderar este grupo e poder ver de muito próximo grandes jogadores com um talento enorme, que hoje são o ponto máximo do futebol a nível mundial.”

O Portugal-Grécia está agendado para este sábado, no Estádio Cidade de Barcelos, pelas 20h15 (Canal 11).

Eis a lista completa:

Guarda-redes: Celton Biai (Vitória SC), Gonçalo Tabuaço (CF Estrela) e Samuel Soares (SL Benfica)

Defesas: Alexandre Penetra (FC Famalicão), Eduardo Quaresma (CD Tondela), Gonçalo Inácio (Sporting CP), João Mário (FC Porto), Nuno Tavares (Arsenal FC), Rafael Rodrigues (SL Benfica) e Tiago Djaló (LOSC Lille) 

Médios: André Almeida (Vitória SC), Fábio Vieira (FC Porto), Fábio Carvalho (Fulham FC), José Carlos (Varzim SC) , Paulo Bernardo (SL Benfica), Tiago Dantas (CD Tondela), Vasco Sousa (FC Porto) e Afonso Sousa (B SAD)

Avançados: David da Costa (RC Lens), Fábio Silva (Wolverhampton Wanderers FC), Francisco Conceição (FC Porto), Gonçalo Ramos (SL Benfica), Rodrigo Conceição (Moreirense FC), Henrique Araújo (SL Benfica) e Vítor Oliveira (SC Braga)

MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES


;

Notícias