UEFA apoia investigação de árbitra portuguesa

Portugal Football School

Sandra Santos vai ter apoio da UEFA para um estudo científico sobre arbitragem feminina.

Um projeto português recomendado pela Portugal Football School foi um de cinco escolhidos pela UEFA, entre 44 candidaturas, para apoio financeiro ao abrigo do UEFA Research Grant Programme 2022/2023.

Sandra Santos, professora na Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e árbitra de futebol, submeteu um projeto intitulado "Arbitragem feminina: incidência e prevenção de lesões, experiência e desenvolvimento de carreiras" e vai agora receber uma bolsa para levar a cabo o estudo proposto.

"Percebi que há muito pouca investigação neste âmbito e que as mulheres árbitras, em particular, não estão a ser objeto de estudo. Com este trabalho vou procurar avançar um pouco nesta área, aprofundando conhecimento sobre lesões e respetiva recuperação, bem como estruturação de carreiras de arbitragem feminina em Portugal e Espanha", explica a investigadora.

Este programa, promovido pela UEFA junto das instituições de ensino superior de cada país membro, tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de investigação científica que seja relevante e que contribua de forma significativa para a melhoria do futebol. A Portugal Football School tinha indicado como candidatos a esta bolsa outros cinco projetos portugueses.

Sandra Santos é a terceira portuguesa a obter apoio do UEFA Research Grant Programme, depois do diretor da Portugal Football School, André Seabra (com o "medicamento Futebol", em 2016), e de Mário Borges, que em 2017 foi bolseiro da UEFA numa investigação dedicada às migrações dos treinadores e às dificuldades interculturais que estes enfrentam.


;

Notícias