Seleção Sub-17

Continuar a alimentar o sonho

Seleção Sub-17

Portugal está pela quinta vez nas meias-finais do Europeu e procura a terceira presença na final.

A Seleção Nacional sub-17 disputa, este domingo, as meias-finais do Campeonato da Europa sub-17.

A Equipa das Quinas chega a esta fase da competição, depois de ter batido a Espanha nos quartos de final.

Melhores ataques da prova

Em campo estarão nada mais nada menos do que as duas equipas que mais golos marcaram, até ao momento, no torneio. Portugal e França lideram a lista de equipas com mais golos marcados, ambas com 12 jogos em quatro jogos, o que perfaz uma média de três golos/jogo para cada uma das formações. 

Versatilidade nos marcadores de serviço

À semelhança dos quartos de final, Portugal está representado nas posições cimeiras da tabela dos melhores marcadores, mas agora com dois atletas. Com o golo marcado frente à Espanha, Afonso Moreira igualou João Veloso com três golos, fazendo deles dois nomes a reter na disputa por um lugar no topo da lista dos melhores marcadores. Também Dinis Rodrigues marcou, igualando Ivan Lima e Rodrigo Ribeiro com dois golos cada.

Do lado francês, Tel é o melhor marcador. Contudo, Milosevic (Sérvia) e Kanga (Suécia) são os atletas com mais golos marcados - 4.

Em busca da terceira final

Portugal prossegue a fantástica campanha que tem vindo a realizar ao longo deste Campeonato da Europa. 

Depois de ter atingido os quartos de final pela sexta vez em nove participações, Portugal disputa agora a quinta meia-final em Europeus sub-17, a segunda nas últimas cinco edições.

Portugal procura agora atingir, frente à França, a final da prova, etapa onde já chegou por duas ocasiões (2003 e 2016), tendo vencido o troféu nas duas ocasiões.

Resultados assinaláveis e que vêm comprovar, uma vez mais, o sinal da aposta forte que a FPF tem realizado no futebol de formação, pois trata-se do futuro da Seleção Nacional A. 

Confira todas as participações portuguesas em Campeonatos da Europa sub-17:

2002 - Fase de grupos 
2003 - Vencedor
2004 - 3.º lugar
2010 - Fase de grupos
2014 - Meias-finais
2016 - Vencedor
2018 - Fase de grupos
2019 - Quartos de final
2022 - (a decorrer)

França... 12 anos depois!

Este Campeonato da Europa tem sido recheado de coincidências felizes para a Seleção Nacional. 

Além de estar a ser realizado em Israel, local onde Portugal já conquistou um título europeu de sub-16, Portugal tem encontrado adversários de boas memórias.

A Equipa das Quinas estreou-se diante da Escócia, um adversário que esteve igualmente na fase de grupos em 2014 (Portugal chegou às meias-finais) e em 2016, ano da última conquista da Equipa das Quinas. Também a Dinamarca já tinha sido adversária numa fase de grupos. Foi na edição de 2003, edição essa que terminou também com... título português. Contudo, dessa vez, Portugal tinha levado a melhor.

Das equipas que a Seleção Nacional já defrontou, apenas a Suécia era uma equipa que trazia más recordações ao nosso país, dado ter vencido neste escalão em 2018 e ter impedido o conjunto português da altura de seguir em frente na fase de grupos. 

Nos quartos de final, seguiu-se a Espanha. Nas oito edições que contaram com participação portuguesa, a formação das Quinas já encontrou a congénere de 'nuestros hermanos' por três ocasiões: uma na fase de grupos em 2010 (onde perdeu) e duas na final (2003 e 2016). A história desses encontros, já se sabe qual foi. Agora, poderá já acrescentar a este histórico a vitória em 2022.

Segue-se a França, uma equipa que Portugal já não encontrava há vários anos. A primeira vez que ambas as formações se defrontaram foi na fase de grupos do Europeu 2002 e a seleção gaulesa levou a melhor por 2-0, tendo passado à fase seguinte, ao contrário da formação portuguesa. Nesse encontro, Cristiano Ronaldo alinhou de início.

Dois anos depois, a França voltou a cair em sorte a Portugal, mas desta vez já nas meias-finais. Uma vitória por 3-1 colocou os franceses na final, numa seleção onde despontavam talentos como Samir Nasri (marcou um golo) e Karim Benzema (não saiu do banco). A vitória seria um passo muito importante numa caminhada gaulesa que só terminaria com a conquista do troféu.

Em 2010 realizou-se o último encontro, diante da França, de novo na fase de grupos e, de novo, com vitória francesa. Num jogo onde Paul Pogba marcou o único golo da partida, Portugal viria a ser eliminado nessa fase da competição.

O historial não colocar o tabuleiro a favor da Equipa das Quinas, mas a vontade de mudar a tendência dos resultados é enorme. Portugal já provou nesta prova que tem capacidade para jogar de igual para igual frente a qualquer adversário e é isso que os comandados de José Lima irão procurar fazer. O passado não vai entrar em campo e será caso para perguntar: à quarta é de vez? Tudo ficará decidido a partir do próximo domingo, pelas 15h30 (horas de Portugal continental), no Estádio Netanya, recinto que irá acolher, uns dias depois, a final do Europeu.

 


;

Notícias